26 de fevereiro de 2014

Artigo científico é top de downloads na revista BBA

O artigo intitulado The specificity of frutalin lectin using biomembrane models, da autoria de uma parceria entre docentes do Instituto de Física de São Carlos – IFSC-USP, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP-USP, foi top de downloads, nos últimos noventa dias, na prestigiada revista científica BBA – Biomembranes.

BBA2

Assinado pelos pesquisadores Thatyane M. Nobre (Grupo de Biofísica Molecular Sérgio Mascarenhas -IFSC-USP), Felippe J. Pavinatto (Grupo de Polímeros Bernhard Gross – IFSC-USP), Márcia R. Cominetti (Departamento de Ciências Fisiológicas – UFSCar), Heloísa S. Selistre de-Araújo (Departamento de Ciências Fisiológicas – UFSCar), Maria E.D. Zaniquelli (Laboratório de Físico-Química de Superfícies e Colóides – Departamento de Química, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP) e Leila M. Beltramini (Grupo de Biofísica Molecular Sérgio Mascarenhas – IFSC-USP), o citado artigo científico, datado de 2010, verte sobre as lectinas – proteínas que apresentam como característica comum o fato de interagirem especifica e reversivelmente com açúcares.

Segundo o resumo do trabalho, os pesquisadores se basearam no fato de que células cancerígenas expressam grande quantidade de carboidratos (açúcares) em sua superfície, para verificar a interação de uma lectina, chamada frutalina e extraída de fruta-pão, com células cancerígenas da linhagem MDA-MB-231 do câncer de mama. Verificou-se que a frutalina era capaz de promover a adesão destas células, o que não ocorreu com células sadias e, através da técnica de monocamadas de Langmuir, que simula uma membrana biológica, foi possível explicar, em nível molecular, como essa adesão ocorreu.

Os resultados obtidos neste trabalho são de extrema relevância, visto que, se algum composto tóxico for ligado à frutalina, esta pode direcionar tal molécula especificamente a células cancerígenas.

Para acessar o original do artigo completo, clique AQUI