18 de maio de 2018

Licenciatura em Ciências Exatas: “Arduíno no Ensino de Ciências”

O Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP) lotou no final da tarde do dia 14 de maio ao receber o Workshop Arduíno no Ensino de Ciências, um evento que embora tenha sido concebido especialmente para os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas de nosso Instituto, contou também com a presença de muitos alunos de outros cursos de nossa Unidade e de outros estabelecimentos de ensino, incluindo professores da rede pública de ensino.

Ausente por motivos profissionais, o Diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato fez questão de gravar um vídeo que foi exibido no início do workshop, transmitindo aos participantes do evento o quanto é importante as iniciativas promovidas pelo Instituto e que são diretamente dedicadas aos alunos, sinalizando de forma enfática que, com essas ações, o Instituto de Física de São Carlos se aproxima cada vez mais de seus estudantes rumo à excelência e, neste caso específico, na excelência da formação de novos professores.

O Prof. Marcelo Barros, docente do IFSC/USP, foi quem coordenou esta iniciativa, com o apoio da Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, na pessoa da docente coordenadora, Profª Cibelle Celestino Silva, tendo destacado que o objetivo desse workshop foi aproximar os alunos da Licenciatura com as iniciativas do Instituto e, nesse caso concreto, com a intenção de entenderem e poderem utilizar o “Arduíno” para implementação de tecnologias digitais especialmente dedicadas ao ensino de ciências – química, física e biologia -, além de outras vertentes.

Para o palestrante convidado, igualmente docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Luiz Antônio de Oliveira Nunes, a intenção foi mostrar aos futuros professores como eles podem usar o “Arduíno” em sala de aula: “É uma máquina que faz tudo aquilo que você quiser, uma plataforma extremamente barata que é utilizada em todo o mundo. Ela faz coleta e tratamento de dados, sinalizando aos jovens possíveis saídas para o mercado de trabalho, como, por exemplo, robótica, automação, física, química, etc. Ela faz tudo aquilo que você desejar”, enfatizou Luiz Antônio.

Profs. Marcelo Barros e Luiz Antônio de Oliveira Nunes

A palestra do Prof. Luiz Antônio de Oliveira Nunes incluiu a realização de três experimentos – dois na área de física e um na vertente de química.