20 de dezembro de 2019

Applications of molecular coherence:  from ultrafast physics to biophotonics

O Grupo de Óptica do IFSC/SUP realizou no dia 19 de dezembro seu último seminário do ano, com a presença especial do Prof. Alexei Sokolov (Institute for Quantum Science and Engineering, Department of Physics and Astronomy, Texas A&M University, College Station, Texas).

Em sua apresentação, Sokolov sublinhou como a coerência quântica é a característica central de múltiplas técnicas e corresponde a uma situação em que átomos ou moléculas de uma amostra são preparados em um estado de superposição coerente – ou, em termos simples, vibram em uníssono, sendo que um alto grau de coerência pode levar a resultados surpreendentes.

Sokolov explicou como a coerência atômica tem sido usada em transparência induzida eletromagneticamente (EIT), propagação de luz ultrasslow e lasing sem inversão. Trabalhos recentes mostraram que uma coerência molecular aumentada e habilmente manipulada permite melhorias na detecção e detecção ópticas. A detecção coerente de Raman, combinada com nano-plasmônicos produz uma melhoria multiplicativa na sensibilidade.

Outro exemplo dado pelo palestrante é uma técnica denominada modulação molecular, que permite a geração de um espectro coerente ultrabroad e permite a síntese de pulsos arbitrários ultra rápidos de tempo e espaço, sincronizados em relação às oscilações moleculares.

Em sua palestra, Sokolov revisou o desenvolvimento de ideias relativas a vários efeitos de coerência e suas aplicações, a campos que vão desde a detecção remota a nano-sensoriamento e biofotônica.