30 de janeiro de 2014

Aplicações tecnológicas de plasmons de superfície

Um invento assinado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, poderá ser usado na fabricação de janelas de carros ou aviões, onde será possível exibir, no próprio vidro, informações importantes sem cobrir a visão da paisagem.

De fato, trata-se de um filme com menos de 0,5mm de espessura, VIDRO300praticamente translúcido, no qual minúsculas partículas de prata respondem a um determinado espectro de luz. Dessa forma, quando iluminada por um projetor, essa superfície transparente passa a exibir imagens estáticas ou em movimento.

A tecnologia, de baixo custo, pode ser usada para a criação de dispositivos de realidade aumentada, em que as informações projetadas se misturam aos elementos da vida real que aparecem por trás do visor.

Este invento, cuja técnica é explicada em edição recente da revista Nature Communications, foi motivo de uma reportagem no jornal Correio Braziliense, onde o pesquisador do IFSC, Prof. Euclydes Marega Júnior, contribuiu com alguns comentários.

Para acessar a notícia original publicada no referido periódico, clique AQUI.