6 de dezembro de 2011

Anvisa autoriza fabricação de aparelho que age contra câncer de pele

O aparelho que auxilia no diagnóstico e tratamento do câncer de pele, desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Óptica do IFSC-USP, teve a sua fabricação autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O equipamento deve chegar a 100 centros médicos de todo o Brasil.

O método de utilização do aparelho, que custa cerca de R$ 13 mil, é considerado uma opção de tratamento do câncer antes da cirurgia, com altos índices de eficácia, podendo a cura representar até 90% dos casos. A aplicação é recomendada no caso de carcinoma, o tipo de câncer de pele mais comum no país e que atinge 120 mil pessoas por ano.

A empresa responsável pela fabricação fica na própria cidade de São Carlos, e tem grandes expectativas em relação a esta nova tecnologia. A ideia é comercializar, no primeiro ano, cerca de 40 equipamentos por mês, inclusive no exterior.Segundo o dono da empresa MM Optics, Fernando de Moraes Mendonça Ribeiro, empresas latino-americanas e europeias já demonstraram grande interesse nessa aquisição.

terapiafotodinamica2A terapia fotodinâmica, à base de laser, dura cerca de quatro horas e não tem efeitos colaterais. Com a aplicação de uma pomada, o equipamento ajuda a identificar os tumores na pele e depois também é usado no tratamento. A luz vermelha de alta potência mata a células cancerígenas. “Pela primeira vez a gente conseguiu colocar em um único sistema um aparelho que permite ao médico auxílio no diagnóstico e também no acompanhamento do tratamento em tempo real e do tratamento”, reflete Vanderlei Bagnato, pesquisador do IFSC-USP responsável pelo projeto.

Atualmente, 30 centros médicos estão equipados com esta tecnologia – equipamentos já entregues pelo fabricante.