Notícias

13 de setembro de 2013

Antihidrogênio versus hidrogênio

O Colloquium diei relativo ao dia 13 de setembro teve como palestrante convidado o Prof, Cláudio Lenz Cesar, do Instituto de Física da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, que dissertou sobre o tema “Antihidrogênio versus hidrogênio”, um evento que decorreu no IFSC, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas.

No início do Universo foi criada aproximadamente tanto antimatéria quanto matéria. EssaIMG_1304-300 matéria de carga conjugada (trocada), aparentemente sumiu de nosso Universo.

Na tentativa de entender os detalhes microscópicos desse fenômeno, o palestrante convidado iniciou, há vários anos, uma pesquisa no Centro Europeu de Física de Partículas para estudar o átomo de antihidrogênio em alta precisão. Para isso era necessário primeiro criar o objeto de estudo – o átomo em baixas energias – e armazená-lo em “garrafa magnética”.

Cláudio Cesar mostrou, em sua palestra, como conseguiu atingir uma primeira medida com microondas e um primeiro limite na razão “massa gravitacional” / “massa inercial” de antimatéria, numa demonstração de método.

O novo equipamento ALPHA-2 permitirá acesso ótico ao laser em 243 nm, onde medidas de alta resolução 1S-25 de antihidrogênio serão comparadas às de hidrogênio.

A técnica de “Matriz Isolation Sublimation”, desenvolvida no Rio de Janeiro, será usada como fonte criogênica de átomos de hidrogênio para comparação com antihidrogênio em Genebra, bem como para experimento de prova de princípio de medição de aceleração de gravidade com o grupo de Berkeley.

Será que existe antigravidade?

Será o espectro do anti-átomo igual ao do átomo, como previsto pela “Simetria de CPT”?

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..