11 de fevereiro de 2014

Ex-aluna do IFSC é destaque

A Profa. Dra. Ana Carolina de Mattos Zeri é ex-aluna do IFSC e no dia 08 de fevereiro foi destaque no caderno Ciência do prestigiado jornal Folha de São Paulo, através da divulgação de um projeto que coordena e que tem o objetivo de ensinar física, química e biologia, entre outras disciplinas, a crianças e jovens carentes da periferia de Campinas (SP), tudo isso na tentativa de apaixoná-los pela ciência.

Além dessa ação comunitária, Ana Carolina Zeri desenvolve o seu trabalho como coordenadora do programa de ensino e difusão do LNBio (Laboratório Nacional de Biociências), importante polo de produção científica, em Campinas, uma responsabilidade que mantém em paralelo como suas atividades de pesquisa em ressonância magnética.

Ana Carolina é graduada em Física Básica no então IFQSC – Instituto de Física e anacarolinademattoszeri_8890Química de São Carlos (1994), tendo realizado dois mestrados: o primeiro (1997), em Física, igualmente no IFQSC, e o segundo (2000), em Química e Bioquímica, na University of Pennsylvania, Estados Unidos (2000). Em 2003, Ana Carolina Zeri doutorou-se em Química pela University of California, San Diego, Estados Unidos, tendo concluído seu pós-doutorado (2006) na University of California, Berkeley, igualmente nos Estados Unidos.

Atualmente é pesquisadora do Laboratório Nacional de Biociências do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, SP, onde é também coordenadora do Laboratório Multiusuário de Ressonância Magnética Nuclear. Ana Carolina orienta trabalhos em biologia estrutural e metabólica, utilizando RMN, além de oferecer treinamento para usuários destas técnicas e cursos de difusão na área de biologia estrutural. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biologia Estrutural e especialização em Ressonância Magnética Nuclear e Pinças Óticas e é orientadora educacional no projeto MicroGlobalScope, da Science House Foundation, em New York (EUA).

A ex-aluna do IFSC teve como seus mestres alguns dos mais importantes pesquisadores do IFSC, que se encontram ainda em plena atividade, como são os casos dos professores Alberto Tannús, Maria Cristina Terrile, Tito Bonagamba e ainda do saudoso professor Horácio Panepucci.

Acesse o conteúdo da reportagem do jornal “Folha de São Paulo”, clicando AQUI.

(Foto: Plataforma Lattes)