7 de outubro de 2022

“An introduction to ultracold atomic matter” com o Dr. Giacomo Roati

O Dr. Giacomo Roati, pesquisador no CNR-INO and LENS, Sesto Fiorentino (Itália), foi o palestrante de mais um colóquio do IFSC/USP que ocorreu no dia 07 de outubro, de forma remota, subordinado ao título “An introduction to ultracold atomic matter”

Em sua apresentação, o Dr, Giacomo começou por enfatizar o fato de, em temperaturas ultrabaixas e próximas ao zero absoluto, milhões de átomos presos em configurações de alto vácuo cruzam a fronteira para se tornarem ondas de matéria. Os gases quânticos, como são chamados, são considerados um dos maiores avanços da física moderna, premiados com vários Prêmios Nobel nos últimos trinta anos.

Segundo o palestrante, os gases quânticos não são apenas importantes relativamente a aspectos fundamentais, mas também, e ainda mais importante, são considerados como blocos de construção para a nova era da tecnologia quântica, onde novos dispositivos quânticos devem impactar a vida cotidiana do ser humano.

Nesta palestra, o pesquisador abordou algumas das principais características dos gases quânticos, desde sua produção até a exploração e manipulação com luz laser, tendo aberto o horizonte desse mundo fantástico, onde a mecânica quântica se afasta dos livros didáticos, tornando-se palpável em níveis macroscópicos.