Notícias

21 de agosto de 2014

Alunos do IFSC-USP conquistam prêmios

Durante a XIII Jornada Brasileira de Ressonância Magnética, que ocorreu entre os dias 04 e 08 de agosto, em Pirenópolis, GoiáLogo_AUREMN_1s (GO), os alunos de doutorado do IFSC-USP, Tiago Bueno de Moraes e Elton Tadeu Montrazi, com trabalhos orientados pelos Profs. Cláudio José Magon e Tito José Bonagamba, conquistaram, respectivamente, os 1º e 2º Prêmios AUREMN – DESTAQUE EM RMN -, na categoria Doutorado.

O trabalho de Tiago B. de Moraes, em coautoria com Elton T. Montrazi, Luiz A. Colnago, Tito J. Bonagamba e Cláudio J. Magon, intitulado Análise exponencial através do método de diagonalização filtrada, foi apresentado oralmente e na forma de pôster durante o evento.

Tiago tem 27 anos, nasceu em Araras, mora em São Carlos desde sua graduação e tem como área de atuação a Ressonância Magnética Nuclear. No seu mestrado, começou a trabalhar com métodos de processamento de dados que o Prof. Cláudio J. Magon vinha desenvolvendo para Ressonância Paramagnética Eletrônica, tendo transferido esses métodos para ressonância magnética nuclear de alta resolução: Agora, neste trabalho, em colaboração com o grupo do Prof. Tito e do Elton (são cinco autores nesse trabalho), desenvolvemos um método alternativo ao utilizado atualmente para obter a distribuição de tempos de relaxações transversais“, informa o aluno.

O trabalho apresentado por Tiago B. de Moraes foi sobre o FDM, um método de processamento de dados muito utilizado como alternativa a Transformada de Fourier em alta resolução para determinação estrutural. Nele, os autores propuseram um método alternativo para fazer tratamento de dados de CPMG, composto por decaimentos exponenciais, importante no setor petrolífero para estimar a permeabilidade e porosidade de uma rocha. Dessa forma, consegue-se saber se o óleo consegue fluir melhor naquele tipo de rocha, ou não, ou seja, possibilita realizar um estudo físico de meios porosos.

Contudo, o trabalho não é unicamente voltado para a área do petróleo, podendo, inclusive, ser aplicado igualmente na área de alimentos: Atualmente, faço meu doutorado na Embrapa TIAGO2-350orientado pelo Prof. Luiz Alberto Colnago e a empresa faz muitas pesquisas com análises de qualidade de alimentos, tanto com frutas, óleos de oliva, derivados de leite, vinhos etc.. Então, esse tipo de processamento de dados pode melhorar a qualidade de informação que você obtém, para aprimorar mais ainda o controle de qualidade, salienta Tiago, que confessa que se preparou muito para ganhar o prêmio, já sabendo que a concorrência iria ser muito grande.

Quanto ao futuro do jovem aluno do IFSC-USP, a meta é terminar seu doutorado, não sem antes realizar um estágio no exterior, no grupo do Prof. Blümich, da RWTH Aachen University (Alemanha): Pretendo ir à Alemanha em outubro próximo:, está praticamente tudo certo, só falta aprovar o projeto. Ficarei lá por nove meses, depois voltarei para o Brasil para finalizar o meu doutorado aqui no IFSC e minha intenção é poder seguir a carreira acadêmica, de preferência aqui no Instituto.

Já no que diz respeito a Elton T. Montrazi, o jovem pesquisador do IFSC-USP nasceu em Piracicaba, tem 27 anos, também mora em São Carlos desde sua graduação e confessa que não gosta de separar a parte teórica da experimental, preferindo gerir as duas de forma idêntica: Quando o Prof. Tito e o ex-doutorando de grupo, Marcel Nougueira D’Eurydice, propôs a técnica que está representada no trabalho, não tínhamos muitos fundamentos teóricos e, por isso, tive que pesquisar bastante a teoria. Todavia, gosto muito das duas vertentes, pontua Elton.

Seu trabalho, que arrecadou o 2º lugar na categoria Doutorado, no mesmo evento, e que foi igualmente apresentado oralmente e na forma de pôster, intitula-se Proposta de técnica unidimensional para experimento T2XT2 Exchange.

Com coautorias de Marcel N. D’Eurydice, Carlos A. Fortulan e Tito J. Bonagamba, o trabalho verte sobre a observação da migração de moléculas entre poros diferentes para se ter uma noção da mobilidade das moléculas dentro de um poro: Isso é muito importante para a prospecção de petróleo, para estudar as conectividades do meio poroso. Então, quando esses poros têm características físico-químicas diferentes, como, por exemplo, em relação ao tamanho, isso é possível se observar através do experimento T2XT2 Exchange. Você consegue construir um mapa de relaxação transversal T2XT2 e observar a migração de um poro para outro, salienta Elton.

A propostaELTON1-350 de Elton, direcionada para rochas porosas, ao invés de fazer um mapa 2D, consegue fazer um filtro do menores tempo de T2 e a migração das moléculas, posteriormente. Nesse caso, passa a haver um experimento unidimensional, o que significa ter uma economia de tempo enorme. Por exemplo, para as empresas petrolíferas que têm interesse em estudar rochas, a questão da velocidade é muito importante, então a proposta vai nesse sentido: Outra coisa igualmente importante, é que foi a partir daí que eu procurei o Tiago para esse trabalho de exponenciais. Para fazer o experimento 2D, é preciso de uma transformada inversa 2D, e quem tem a patente dessa transformada é a empresa Schlumberger. Se um dia desejarmos ter um equipamento comercial, seria interessante ter uma ferramental alternativa como a 1D apresentada ou um método alternativo dessa transformada para não estar preso na mãos de outra empresa. Eu e o Tiago já estudamos a 1D, com FDM, a fim de conseguir esse mesmo método com a 2D. Assim, os nossos trabalhos se complementam, mesmo sendo diferentes, pontua o aluno.

O principal objetivo da XIII Jornada Brasileira de Ressonância Magnética foi a divulgação das pesquisas científicas, o intercâmbio de ideias e o estabelecimento de colaborações nos diversos campos da ressonância magnética, como, por exemplo: ressonância magnética nuclear (RMN), incluindo todos os aspectos teóricos e experimentais desta técnica, assim como suas aplicações no estudo de produtos naturais, fármacos, alimentos, biomoléculas, polímeros e catalisadores e investigações nas áreas de petroquímica, biocombustívies, ciências dos materiais, química orgânica, química inorgânica, química teórica, bioquímica, física, fisiologia, geologia e medicina; Imagens por Ressonância Magnética; Ressonância Magnética Multinuclear; Ressonância Paramagnética Eletrônica (aplicações em onda continua e pulsada); Ressonância Dupla Elétron Núcleo; Ressonância de Quadrupolo Nuclear e Espectroscopia Mössbauer.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..