22 de abril de 2011

Alunos do IFSC são beneficiados por caça aos cientistas em concurso da Petrobrás

O crescimento do investimento em Ciência e Tecnologia (C&T) encontra-se em patamares nunca vistos antes. Grandes empresas, como IBM e DuPont, apostam na nova tendência, em busca constante por centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em parceria com grandes empresas.

Nesses investimentos, que abrangem estudos desde combustíveis renováveis, mineração, transporte ferroviário até temas relacionados à saúde e serviços gerais, as grandes empresas querem atrair não só pesquisadores renomados e especializados em suas áreas, mas também estudantes de graduação e pós-graduação para trabalharem em seus centros de P&D.

Uma das empresas que vem apostando alto nesse tipo de investimento “acadêmico”, por assim dizer, é a Petrobrás, que tem aberto diversas vagas à cientistas e pesquisadores,  e já investiu R$1,2 bilhão para aumentar de 180 mil para 300 mil metros quadrados a área física de seu novo Polo Tecnológico- localizado nas dependências na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

É claro que, nesse contexto, a Universidade de São Paulo (USP) não ficaria de fora, especialmente por concentrar o maior número de pesquisadores do Brasil, com competência incomparável.

Essa nova “caça a cientistas” tem aberto oportunidades em diversas áreas, inclusive naquelas que tem uma forte inclinação à ciência pura ou básica, como é o caso da Física.

Prova disso foi a aprovação de dois alunos de mestrado do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), em concurso realizado pela Petrobrás. Um deles, classificado em segundo lugar no concurso, já foi contemplado por uma das três vagas oferecidas pela empresa para pesquisadores na área de física. O outro, classificado em 24º lugar, aguarda convocação.

O fato demonstra que, se antigamente, o lugar de pesquisadores resumia-se às universidades, hoje o panorama é outro. O novo lema é o crescimento do futuro cientista dentro das próprias empresas, o que abre um grande leque de oportunidades aos estudantes e traz os atuais e futuros universitários, das mais diversas áreas, a um paradigma inédito do novo século.

Data: 22 de abril