Notícias

30 de novembro de 2012

Alunos do IFSC são destaque nos EUA

Em outubro último, os estudantes do IFSC que compõem o designado IFSC OSA Student Chapter, conquistaram o 1º lugar na categoria Excelência, no “Frontiers in Optics”, um grande evento científico internacional, com periodicidade anual, que este ano decorreu em Rochester, nos Estados Unidos.

logo_Chapter200Para que se entenda melhor, o Frontiers in Optics é promovido pela The Optical Society (OSA), uma sociedade internacional que se dedica a congregar e promover a ciência e inovação nas áreas de óptica e fotônica, inclusive levando os conceitos científicos para fora da academia, ou seja, para mais perto do público leigo. Conectados com o OSA, existem os designados Student Chapter, estruturas acadêmicas formadas por estudantes de pós-graduação que se encontram espalhados por centenas de universidades em todo o mundo e que funcionam como apoio às atividades de divulgação dessas áreas do conhecimento. No Brasil existem nove Student Chapter e o do IFSC é um dos que tem maior representatividade.

Inserido no Frontiers in Optics, que é um evento que reúne os maiores pesquisadores da área e cujo foco é envolver os alunos de pós-graduação em discussões e trabalhos científicos junto com os cientistas, a edição de 2012 recebeu também (e como já tradição) um encontro dos líderes do Student Chapter – que são cerca de 300 em todo o JULIANAmundo -, de onde saiu a candidatura do IFSC OSA Student Chapter, que acabou por arrecadar o primeiro lugar na categoria Excelência, conforme explica a presidente da estrutura do IFSC, Juliana Pinto de Almeida:

Foi muito entusiasmante. Existem duas categorias de Student Chapter: aquela que congrega os grandes Student Chapter, que possuem mais de 300 integrantes e onde estão incluídas universidades dos Estados Unidos, Japão, etc., e a categoria que congrega os pequenos Student Chapter, com menos de 15 integrantes; foi exatamente neste último que apresentamos nossa candidatura ao prêmio, tendo sido um dos dois finalistas, concorrendo diretamente com o Student Chapter do Chile – e vencemos. É um prêmio importante, pois ele representa o reconhecimento do nosso trabalho ao longo do ano, com destaque para a organização da Escola Avançada de Óptica e Fotônica (EAOF), realizada em julho último. Além do prestígio que o prêmio acarreta, fomos ainda contemplados com US$ 1.000 que iremos aplicar em várias atividades dentro do nosso Chapter.

Ainda no EMERSON_BARBANOâmbito deste evento, os Chapters presentes foram convidados a participar de uma exposição em que o desafio foi montar diversos experimentos simples, relacionados com óptica e fotônica, com a condição de serem utilizados utensílios do dia-a-dia, objetos comuns, tudo isso dentro de uma caixa de sapatos, com o intuito de difundir o aprendizado dessas áreas junto do público leigo, inclusive junto das crianças, conforme explica Emerson Barbano, um dos integrantes do IFSC OSA Student Chapter:

Primeiro, decoramos essa caixa, chamada de OptiBox e fizemos uma logo legal que chamou imediatamente a atenção do público nessa exposição, a que demos o nome Playing With Optics. No interior da caixa colocamos cinco experimentos: o primeiro deles foi constituído por uma caneta de laser (laser pointer) e uma tela contendo um material luminescente. Aí, convidamos as pessoas para escrever seus nomes com a caneta laser nessa tela e os nomes ficavam visíveis estaticamente por um período de cerca de um minuto: chamamos a esse experimento Escreva com Luz, e as pessoas aderiram imediatamente ao mesmo, fazendo centenas de perguntas, foi muito legal. 

Em outro experimento a equipe do IFSC utilizou uma colher de sopa vulgar, contendo uma determinada porção de água. Os alunos dos IFSC desenharam um alvo no topo da mesa e colocaram essa colher com água a uma determinada distância do alvo: Aí, convidamos as pessoas a incidir um feixe de laser sobre a água. A missão delas era acrescentar ou retirar água da colher até que o reflexo do laser coincidisse com o centro do alvo. As pessoas fizeram fila para ver e testar nossos experimentos: nós não demos conta de atender a todos, pois todo o mundo fazia perguntas e queria experimentar, explica EmersonRENATO_MARTINS Barbano, sorrindo.

Outro experimento bastante interessante e que fez sucesso foi transformar essa nossa caixa em uma câmera de imagens – conta Renato Martins, igualmente integrante do IFSC OSA Student Chapter. Foi uma explicação básica de como se formam as imagens. Através de um orifício feito na caixa, colocamos nele uma lente e, com os nomes impressos na tela do evento anterior, em que as pessoas escreviam seus nomes com a caneta laser,  aproximamos eles da lente, na parte externa da caixa, e a imagem era reproduzida no interior dela, como se fosse um slide. Outro experimento foi feito utilizando uma seringa cheia de água, acoplada a um tubo de PVC, com um pedaço de insufilme. Com esse material nós conseguimos exemplificar as propriedades de uma lente com foco variável – convergente e divergente.

A EAOF – Escola Avançada de Óptica e Fotônica

Como já referimos, a grande qualidade na organização e no conteúdo da EAOF – Escola Avançada de Óptica e Fotônica terão sido os diferenciais para que o IFSC OSA Student Chapter conquistasse o primeiro lugar na categoria Excelência no Frontiers in Optics 2012, qualidade essa que, ao longo dos anos, transformou a EAOF em um dos principais destaques no IFSC.

A escola de 2012 demorou cerca de seis meses para ser organizada, já que tivemos que angariar os recursos financeiros para colocar ela de pé, como, por exemplo, junto ao CNPq, IFSC, pró-reitorias da USP e a algumas empresas que trabalham com óptica. O nosso planejamento foi baseado na qualidade do evento, principalmente dando ênfase à notoriedade dos pesquisadores nacionais e estrangeiros que foram convidados a dar as palestras; e foi um sucesso absoluto, já que um de nossos objetivos foi promover diálogos científicos intensos entre esses pesquisadores e os estudantes de pós-graduação inscritos (74), oriundos de diversos estados do Brasil, explica Juliana Pinto de Almeida.

A Escolalogo_eaof Avançada de Óptica e Fotônica, que ocorre a cada dois anos, é um evento bastante focado nessas duas áreas, apresentando cursos de curta duração, palestras, visitas a laboratórios, etc.. A edição de 2014 já está sendo idealizada e terá uma duração de quatro dias, voltada principalmente para alunos de pós-graduação, e que irá abranger diferentes tópicos das áreas de óptica e fotônica, por forma a que possa chamar o maior número possível de alunos.

Na edição de 2012, conforme referiu Juliana de Almeida, um dos valores agregados a esta escola foi o fato de alguns dos alunos que participaram da Escola terem já manifestado interesse em fazer pós-graduação no IFSC, o que demonstra a qualidade científica oferecida pelo Instituto nestas áreas do conhecimento.

“Semana de Óptica na Escola” e “Panoramas da Óptica”

Devido à sua periodicidade, no próximo ano não ocorrerá a Escola Avançada de Óptica e Fotônica, mas nem por isso as atividades irão diminuir. Assim, o Student Chapter do IFSC tem programadas duas iniciativas bastante interessantes. A primeira delas é a Semana de Óptica na Escola, um evento que se realizará no IFSC, em data a anunciar, inteiramente voltada para os alunos do Ensino Médio, com palestras simples que transmitirão conceitos básicos de óptica nas vertentes teórica e prática. Será a tentativa de motivar jovens estudantes a ingressar na academia e a seguir essa área do conhecimento, onde se aproveitará o evento para mostrar aos alunos como é um dia de universitário, com visitas ao restaurante universitário, biblioteca e laboratórios de pesquisa.

Outro evento que será destaque em 2013 será Panoramas da Óptica, que será constituído por um ciclo de palestras com a duração de um dia e que contará com a participação de vários pesquisadores. Este evento destina-se a alunos de graduação e opticsde pós-graduação, sendo um momento importante para a troca de experiências entre os participantes.

Quanto ao futuro dos três jovens alunos de pós-graduação integrantes do IFSC OSA Student Chapter, tudo indica que o mesmo já esteja traçado. Para Juliana Pinto de Almeida, O meu futuro parece previsível, mas tudo pode acontecer. Em princípio, o meu caminho será a Academia, nas áreas de pesquisa e de ensino. A escolha de Juliana é compartilhada por Emerson Barbano, que refere: Eu vou continuar a minha pós-graduação e claro que vou optar pela Academia, vou apostar na ciência. Quando às minhas preferências, elas são a USP (IFSC), UNICAMP ou Universidade Federal de Pernambuco. Renato Martins junta-se aos colegas, afirmando: Definitivamente, quero ser cientista e poder dar aulas. É uma questão de paixão. Quanto às minhas preferências, elas vão para a USP (IFSC) e UNICAMP, ou então para fora do estado de São Paulo.

Seja qual for seu destino profissional, o IFSC deseja a todos eles o maior sucesso: God Speed.


Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..