31 de outubro de 2012

Alunos de diversas escolas estaduais participam de mini cursos

No mês de outubro, alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estiveram no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), participando de mini cursos sobre Física, atividade inserida na disciplina de Prática de Ensino de Física, ministrada pelo docente, Marcelo Alves Barros. “Os alunos da própria disciplina é que ministraram os mini cursos. Essas atividades estão inclusas como parte do estágio supervisionado da disciplina”, explica o docente.

Durante dois encontros, realizados nos dias 6 e 20 de outubro, das 8 às 12 horas, os participantes – alunos das Escolas Estaduais de São Carlos “Esterina Placo”, “Juliano Neto”, “Conde do Pinhal”, “Sebastião de Oliveira Rocha” e “André Donatoni” (esta última do município de Ibaté/SP) – puderam trabalhar com os temas de “Física de Partículas” e “Raios Cósmicos”, realizando atividades teóricas e práticas.

Marcelo-_prtica_de_fsicaNo último encontro, entretanto, realizado no dia 27, por pedido da docente do IFSC, Yvonne Primerano Mascarenhas, que mantém uma parceria de ensino com Marcelo, o aluno de iniciação científica do Laboratório de Difusão Científica (LaDiC), José Guilherme Lício (orientando do docente do IFSC, Antonio Carlos Hernandes) ministrou uma palestra sobre Nanociência e Nanotecnologia. “Não podemos restringir o conhecimento a um grupo fechado de pessoas. Essas palestras são ótimas ocasiões para divulgarmos aquilo que sabemos”, afirma o aluno.

Yvonne, que esteve presente na palestra de José Guilherme, afirma que mini cursos deveriam existir, inclusive, em maior número. “Nosso Instituto tem diversas atividades de difusão com foco nos jovens, como o 1Dia. Infelizmente, temos uma carência enorme de professores de Física, Química e Matemática, e despertar vocações é fundamental”.

Ela finaliza dizendo que muitos talentos são perdidos pela falta de oportunidade de os jovens terem o contato com o meio científico e que iniciativas, como os mini cursos coordenados por Marcelo, são muito valiosas nesse sentido e devem ser continuamente incentivadas.