2 de setembro de 2014

Aluno apresenta resultados de suas pesquisas

Decorreu no último dia 29 de agosto, pelas 8h, na Sala Celeste (IFSC-USP), a apresentação Mario2-250dos resultados do Estágio de Inverno de Mario Andrés Henao Ayala, aluno da University of Valle, Colômbia, uma sessão que contou com a participação do Prof. Dr. Richard Garratt (IFSC-USP), vice-presidente do referido programa, que é coordenado pelos Profs. Drs. Philippe Wihelm Courteille e José Pedro Donoso, pesquisadores do nosso Instituto.

Em sua apresentação, Mario Andrés, apresentou os resultados de seus trabalhos realizados durante dois meses com o grupo de pesquisa do docente Philippe, no laboratório do Grupo de Óptica – Optical Lattices & Collective Light Scattering (IFSC-USP) -, onde fez diversos estudos envolvendo átomos ultra-frios. No seminário, Mario também falou sobre um projeto que visa alcançar um condensado de Bose-Einstein, tendo abordado um segundo experimento que tem como objetivo utilizar um determinado sistema paraRichard2-250 medir a gravidade com alta precisão.

O docente Richard Garratt conta que ficou satisfeito com o resultado apresentado pelo jovem pesquisador, que demonstrou bastante entusiasmo ao explicar tudo o que aprendeu em nossos laboratórios. Ele tem ajudado o grupo do Prof. Philippe a montar os aparelhos necessários para realizar diversas medidas, explica Garratt.

O Estágio de Inverno do IFSC-USP, projeto promovido pela Comissão de Relações Internacionais – CRInt, ocorre duas vezes ao ano e recebe alunos de universidades estrangeiras que realizam estágios nos laboratórios de alta tecnologia no nosso Instituto. Nesta última edição do projeto, além de Mario Andrés, o Instituto recebeu duas alunas britânicas.

O objetivo do Estágio de Inverno é atrair jovens talentos que estão completando seus cursos de graduação e que estão em busca de uma pós-graduação, sendo que outra meta desta iniciativa é expandir a imagem do Instituto de Física de São Carlos para os outros países, reforçando o reconhecimento científico internacional que a instituição tem.

O principal objetivo da pesquisa do grupo do docente Philippe é entender melhor a dispersão coletiva de luz ordenada e desordenada, e nuvens de átomos ultra-frios, em particular, a super-radiância e bandgaps fotônicos. Para este efeito, foi criado um aparato experimental para arrefecimento estrôncio a temperaturas quantum-degenerado, prendendo-o em redes ópticas. A resposta da nuvem de luz incidente revela a natureza da interação coletiva.