10 de outubro de 2014

Aluno da EESC conquista prêmio de melhor tese de 2013

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no dia 30 de setembro, o resultado do Prêmio Capes de Tese – Edição 2014, onde 12 teses da USP foram premiadas, além de outras 16 que receberam menções honrosas, todas elas inseridas em 48 áreas do conhecimento.

Dentre as teses premiadas da USP, uma delas é a do aluno da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Luís Fernando da Silva, sob orientação do Prof. Dr. Valmor Roberto Mastelaro (IFSC/USP), do Programa de Pós-Graduação de Ciências e Engenharia de Materiais da USP – São Carlos, intitulada Síntese e caracterização do composto SrTiO3 e SrTi1-xFexO3 através do método hidrotermal assistido por micro-ondas, escolhida como a melhor tese do ano de 2013, pela CAPES, dentro da área de Ciência dos Materiais. O órgão que outorga o citado prêmio classifica o trabalho como sendo de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil.

O Prêmio Capes de Tese – cujos vencedores concorrem igualmente ao Grande Prêmio Capes de Teses 2014, consiste em passagem aérea e diária para o autor e VALMOR_E_LUIS_FERNANDO-400um dos orientadores da tese premiada, para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, co-orientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá na sede da Capes, em Brasília, no dia 10 de dezembro. No ano passado, nove teses foram premiadas e doze receberam menção honrosa.

O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade, sendo que a pré-seleção é feita nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior.

Para acessar o trabalho original de Luis Fernando sa Silva, clique AQUI.

(Na foto, o Prof. Dr. Valmor Mastelaro (IFSC-USP) – orientador – e Luis Fernando da Silva (EESC-USP)