Notícias

1 de novembro de 2016

Aluno do IFSC é destaque em congresso

O doutorando do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Everton Lucas de Oliveira, recebeu o prêmio Bernhard sbpmat_-_premio_250Gross, no simpósio Surface Science: fundamentals and models, que ocorreu durante o XV Brazilian MRS Meeting. Organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), o encontro ocorreu entre os dias 25 e 29 de setembro, em Campinas (SP), tendo reunido especialistas que atuam na área de materiais e que discutiram os recentes avanços e as perspectivas nesse campo de pesquisa.

O prêmio, ofertado também a outros doze participantes, é dado àqueles pesquisadores que apresentam os melhores trabalhos oralmente ou através de pôster, durante o congresso que, neste ano, recebeu quase 1.800 inscrições. O pôster de Everton descrevia um software que o pesquisador tem desenvolvido nos laboratórios do IFSC/USP. Ao ser acoplado a um equipamento de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), o sistema auxilia na análise e interpretação dos resultados de experimentos envolvendo meios porosos de materiais cerâmicos e vítreos.

Com o software, é possível explorar condições dificilmente estudadas em laboratório, como, por exemplo, a estrutura morfológica de meios porosos digitais, podendo controlar algumas características do material – como sua permeabilidade. Um aspecto interessante do novo método é que o sistema viabiliza a visualização dos meios porosos com qualidade superior quando acoplado a outras técnicas mundialmente utilizadas para esse tipo de análise, como a microtomografia de Raios-X.

Para desenvolver o programa computacional, Everton tem recebido a orientação do Prof. Dr. Tito José Bonagamba (IFSC/USP), bem como o apoio do Prof. Dr. Carlos Alberto Fortulan (Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP) e do pós-doutorando do IFSC, Arthur Gustavo de Araújo Ferreira.

Este trabalho teve início durante o mestrado que Everton realizou no IFSC. Agora, o projeto tem sido desenvolvido com o suporte de uma bolsa de Doutorado Acadêmico e Industrial (Bolsa DAI). Oferecida pelo programa de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a bolsa permitirá que Everton dê o próximo passo de seu trabalho: utilizar o software para simular fluídos em rochas, para investigar se determinada área é viável para a extração de petróleo. Essa fase do projeto será desenvolvida em parceria com o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento “Leopoldo Américo Miguez de Mello” (CENPES) da Petrobras.

Além de aspectos de Ressonância, a pesquisa do doutorando do IFSC envolve o desenvolvimento de materiais cerâmicos – uma das especialidades do Prof. Carlos Alberto. “Este é um trabalho de vanguarda”, destaca ele, ressaltando a importância da parceria entre o IFSC/USP e a EESC/USP, bem como a característica multidisciplinar da pesquisa de Everton.

Para Everton e Arthur, o prêmio em questão é um prestígio. Esse foi o terceiro prêmio que reconheceu a relevância da linha de pesquisa do doutorando. Em 2015, um pôster apresentado por Everton no 15º Encontro da Auremn foi considerado o segundo melhor do evento; e neste ano, além do prêmio Bernhard Gross, o trabalho de Everton recebeu destaque durante a 6ª edição da Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos – SIFSC-2016, que aconteceu entre os dias 4 e 8 de outubro no IFSC. “Com esses reconhecimentos, ficamos ainda mais animados para dar continuidade à pesquisa”, confessa Everton.

pesquisadores_500

Da esquerda à direita: Prof. Carlos Alberto, Arthur e Everton

A pesquisa descrita nesta matéria de divulgação pode se encontrar em fase inicial de desenvolvimento. A eventualidade de sua aplicação para uso humano, animal, agrícola ou correlatas deverá ser previamente avaliada e receber aprovação oficial dos órgãos federais e estaduais competentes. A responsabilidade pelas informações contidas na reportagem é de inteira responsabilidade do pesquisador responsável pelo estudo, que foram devidamente conferidas pelo mesmo, após editadas por jornalista responsável devidamente identificado, não implicando, por isso, em responsabilidade da instituição.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..