21 de agosto de 2012

Aluno arrecada dois prêmios em jornada de RMN

Tem 21 anos, é natural de Poços de Caldas (MG), cidade onde sua família reside, está no último ano de Graduação, no IFSC, e já decidiu o rumo do seu futuro: quer seguir a pesquisa na academia, ser um cientista.

Ítalo Augusto Cavini pertence ao seleto grupo de jovens estudantes brasileiros que escolheu a ciência para fazer parte de sua vida. Aluno brilhante, desde muito cedo que Ítalo se sentiu atraído pela área das ciências exatas e eis que sua escolha recaiu no IFSC, para seguir a via científica: está concluindo seu 4º ano (último da Graduação) do curso de Ciências Físicas e Biomoleculares do IFSC, e sua sede pelo conhecimento é insaciável.

No início desta sua caminhada pelo ensino superior, Ítalo teve o privilégio de encontrar alguém que o tem acompanhado no seu despontar para a ciência, alguém que, com ele, estabeleceu algo que poderemos chamar de uma parceria feliz: a docente e pesquisadora do IFSC, Profa. Dra. Claudia Munte, há três anos no Instituto, tem observado, acompanhado e orientado o trabalho deste jovem, que, segundo ela, “é um viciado em pesquisa”.

O entusiasmo de Ítalo, sua entrega total ao trabalho e ao estudo, bem como suas ambições futuras, derivam também, de alguma forma, de sua participação no MIGra, um programa de Mobilidade Internacional para Alunos de Graduação do IFSC, institucionalizado pela Diretoria do Instituto, cujo objetivo é promover a realização de estágios em instituições de pesquisa no exterior, com foco para alunos que se destaquem pelo seu rendimento na Graduação, com ênfase em trabalhos que estejam inseridos em projetos de iniciação científica.

italo400Ítalo participou, durante o primeiro mês deste ano, do Programa MIGra, juntamente com sua colega Erika Chang de Azevedo (outra estudante brilhante), na Universidade de Regensburg, localizada perto de Munique, Alemanha, beneficiando de projetos e de colaborações várias que existem entre o Prof. Dr. Dr. Hans Robert Kalbitzer, pesquisador dessa instituição, e a Profa. Munte. Aí, e pela primeira vez na sua vida, Ítalo passou um mês fora do Brasil, dedicando-se a fazer espectros de RMN (Ressonância Magnética Nuclear), e segundo ele, a experiência foi fantástica:

Foi absolutamente fantástico, não só porque tive a oportunidade de fazer diversos trabalhos laboratoriais, como também observar e beneficiar de toda a incrível infraestrutura dessa universidade. Foram portas que se abriram na minha cabeça e isso contribuiu também para eu apostar no trabalho que viria seguidamente, refere o jovem estudante.

E o que viria a seguir foi a sua participação na XII Jornada Brasileira de Ressonância Magnética, realizada entre os dias 31 de julho e 03 de agosto último, no IFSC, promovida pela AUREMN – Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear (AUREMN), com o apoio do Instituto de Física de São Carlos/USP.

No evento, que teve carácter interdisciplinar, Ítalo Cavini apresentou, perante empresários, alunos e renomados cientistas da área, dois trabalhos – um oral, que foi avaliado pelos membros da AUREMN, e outro em forma de pôster, que foi avaliado pelos membros da indústria presentes no evento -, ambos subordinados ao mesmo título: Investigação do Equilíbrio Monômero-Dímero da Canacistatina-1 por Ressonância Magnética Nuclear de Alta Resolução. O trabalho de Ítalo foi baseado em resultados de espectros de RMN que estão sendo feitos na Alemanha, desde 2010, em especial as medidas de alta pressão por ele realizadas em janeiro desse ano, graças ao apoio financeiro do MIGra, causando reações muito positivas no decurso do evento. Ítalo ganhou o primeiro lugar entre as apresentações orais, traduzido em uma inscrição e estada no Royal Tulip Rio de Janeiro Hotel para o congresso ISMAR, que se realizará no Rio de Janeiro, em 2013. Seu trabalho também recebeu a premiação como melhor pôster, traduzido em um cheque de R$ 350,00:

Estava à espera de um bom resultado na apresentação deste trabalho, tanto no aspecto oral, como no pôster, mas nunca pensei em conquistar dois prêmios, refere Ítalo, com humildade.claudia380

A Profa. Claudia Munte sente uma enorme felicidade por ver seu aluno singrar na trilha académico-científica: Eu dei muita sorte. Ter alunos deste calibre é uma verdadeira felicidade, principalmente porque faz apenas três anos que estou no IFSC como professora. Agora, quero que ele vá mais longe; espero que ele faça, após seu mestrado aqui no IFSC, um doutorado completo no exterior, talvez nos Estados Unidos ou na Grã-Bretanha, até para que ele tenha possibilidade de dominar o idioma, refere Munte.

Para Ítalo Cavini, o rumo está definido: Vou seguir em frente na pesquisa acadêmica, na área de biofísica, principalmente no uso de RMN, tendo em vista o desenvolvimento e a determinação de estruturas que possam abrir portas para o tratamento de diversas doenças, conclui o jovem.

Se este jovem estudante é motivo de satisfação e de reconhecimento para seus familiares e professores, com certeza ele é, também, um motivo de orgulho para a toda a comunidade do Instituto de Física de São Carlos, que vê assim este jovem aluno despontar para o desenvolvimento da ciência brasileira.