11 de novembro de 2014

Aluna do IFSC-USP conquista primeiro lugar

A aluna de doutorado do Instituto de Física de São Carlos, Anielle Coelho Ranulfi, é a grande vencedora da sexta edição do Prêmio SISCA de Inovação e Sustentabilidade (Sustainability Innovation Student Challenge Award – 2014), uma iniciativa da empresa Dow, em parceria com o Instituto de Química da USP (IQ-USP), que visa incentivar ideias, soluções e tecnologias em inovação, auxiliando também à promoção da USP e fomentando parcerias acadêmicas entre os países da América Latina.

Anielle obteve o primeiro lugar, com o projeto intitulado Utilização de técnicas espectroscópicas no estudo e caracterização de doenças em citros: HLB (greening) e cancro cítrico. O prêmio, no valor de R$ 22 mil – R$ 6 mil para o segundo colocado e R$ 1 mil para cada um dos quatro vencedores da “menção honrosa” -, será entregue em uma cerimônia que acontece no dia 11 de novembro, no Auditório da Administração da Universidade de São Paulo, pelas 14h. O evento ainda contará com a presença da Líder de Sustentabilidade e Legado do Comitê Organizador do “Rio 2016”, Tania Braga, da Diretora de Sustentabilidade da Dow para a América Latina, Christianne Canavero, e do Diretor de P&B da Dow, Marcos França.

Esta edição do SISCA teve a participação de 80 trabalhos inscritos por alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado da Universidade de São Paulo, que abordaram os temas de saúde, meio ambiente, clima, energia, segurança de produtos, comunidade e química sustentável. Todos estes trabalhos foram avaliados por um comitê constituído por docentes da Universidade.

Abaixo, confira a lista dos vencedores da sexta edição do Prêmio SISCA 2014:

Primeiro Lugar: Anielle Coelho Ranulfi (Instituto de Física de São Carlos).

Projeto: Utilização de técnicas espectroscópicas no estudo e caracterização de doenças em citros: HLB (greening) e cancro cítrico.

Segundo lugar: Yuri Rugai Marinho (Faculdade de Direito da USP).

Projeto: Incentivos positivos para a proteção do meio ambiente.

Menções Honrosas

Cláudia Carolina Silva Evangelista (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto).

Projeto: Identificação funcional de genes associados à anidrobiose via RNAi em média escala e caracterização do gene peroxirredoxina.

Dulce BuchalaBicca Rodrigues (Escola de Engenharia de São Carlos).

Projeto: A blue/Green water-based accouting framework for assessment of water security.

Gleriani Torres Carbone Ferreira (Faculdade de Economia e Administração).

Projeto: Fundo Amazônia – Cooperação Internacional e Gestão Brasileira.

Ivan Bolis (Escola Politécnica).

Projeto: When sustainable development risks losing its meaning. Delimiting the concept with a comprehensive literature review and a conceptual model.