21 de novembro de 2014

Aluna de doutorado expõe pesquisa na área de Spintrônica

A edição do Journal Club realizada nesta quinta-feira, 15 de setembro, trouxe uma estudante interna para expor sua pesquisa. Aluna de doutorado do Instituto orientada pelo Professor José Carlos Egues de Menezes, Poliana H. Penteado discutiu com colegas sobre a pesquisa que desenvolve desde 2008, ano em que ingressou no curso de doutorado, intitulada:”Ferromagnetic STM tip operating as a spin-diode”.

DSC07425Na apresentação de Poliana, o professor Egues contou que Poliana entrou em seu grupo de pesquisa de Spintrônica em 2008, e desde então tem desenvolvido diversos projetos na área. Disse, ainda, que Poliana é, no momento atual, a “expert local” na pesquisa de “topological insulators” (ou isolantes topológicos), já que se trata ainda de uma pesquisa em desenvolvimento no país.

Para empreender este projeto inovador, Poliana passou dois meses em Uberlândia, onde trabalhou em colaboração com os pesquisadores Fabrício M. Souza e Edson Vernek (UFU), e hoje conta com o auxílio de Antônio C. Seridonio, da UNESP. A pesquisa, apresentando seus resultados finais, pode inovar a área de Spintrônica e contribuir para o crescimento da sua área de pesquisa que, como dito, ainda é pouco difundida no Brasil.