2 de junho de 2023

Alguns problemas da astronomia atual

O Prof. Laerte Sodré Jr. (IAG-USP) foi o palestrante convidado de mais um colóquio do IFSC/USP, ocorrido no dia 02 junho, subordinado ao tema “Alguns problemas da astronomia atual”.

A utilização do modelo cosmológico atual, denominado Lambda-CDM, explica muito bem inúmeros aspectos do nosso Universo, em particular a distribuição das galáxias em grandes escalas.

Por esse modelo, o Universo é constituído principalmente por duas componentes ainda misteriosas: a energia escura e a matéria escura.

Nesse colóquio, o Prof. Laerte Sodré Jr. descreveu porque se acredita nisso, tendo abordado outras questões instigantes da astronomia atual: como as galáxias nascem e evoluem? Como se formam os Buracos Negros supergigantes encontrados no centro das galáxias luminosas? O que sabemos sobre como nossa galáxia, a Via Láctea, evoluiu? Há vida fora da Terra?

Para responder a estas e outras questões, uma nova geração de telescópios gigantes está em construção, sendo que o palestrante abordou um deles em particular, o Telescópio Gigante de Magalhães, que operará no sul do deserto de Atacama, no Chile, e cujo desenvolvimento é apoiado pela FAPESP.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP