Notícias

16 de agosto de 2011

Seminários internacionais são destaque no IFSC

O Instituto de Física de São Carlos recebeu na manhã desta terça-feira, dia 16, o pesquisador alemão Dr. Sascha Koëhler, do Grupo de MRI da Bruker Biospin – um centro de pesquisa com sede na Alemanha que produz e comercializa inovações tecnológicas nas mais diversas áreas do conhecimento, tendo início em 1960 com foco em Ressonância Magnética Nuclear.

Especialista nesta área, o pesquisador ministrou o seminário “Ultra-short TE sequences for MRI and MRS – UTE, ZTE and SWIFT”, falando sobre as novas funcionalidades dos sistemas Bruker para medidas com tempos ao eco ultracurtos, para uma audiência de pós-graduandos e docentes. Acompanhado do Professor Alberto Tannús, do próprio Instituto, o alemão visitou o Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética (CIERMag) do IFSC, conhecendo as dependências dos laboratórios e experimentando a infra-estrutura do Centro. O pesquisador demonstrou-se, ainda, bastante admirado com o curto período de tempo que os funcionários e pesquisadores do CIERMag levam para construir seus equipamentos. A resposta que o Instituto obtem desta interação internacional é muito importante, pois indica a paridade do IFSC com os grandes centros e empresas de todo o mundo.

Além deste pesquisador internacional, o IFSC também recebeu, na manhã desta terça-feira, o Professor Wojtek J. Zakrzewski, do Departamento de Ciências Matemáticas da University of Durham (EUA). O pesquisador participou de mais uma edição do tradicional ciclo de palestras intitulado “Café com Física”, discutindo a parceria recente que estabeleceu com o pesquisador Luiz Agostinho Ferreira, do grupo de Física Teórica do IFSC, em relação ao conceito de “quasintegrability”, ou seja, à idéia de alguns modelos teóricos serem “quase” integráveis. A parceria entre os dois pesquisadores já resultou em publicações e apresentações de nível internacional em julho deste ano, com alto fator de impacto no universo acadêmico. Agora, para os pesquisadores, o desafio é definir e consolidar o conceito, através de exemplos bem explorados e de amplo conhecimento entre pesquisadores da área.

A colaboração internacional no IFSC tem crescido consideravelmente nos últimos anos, conforme cresce sua notoriedade dos trabalhos que desenvolve e conforme consolida-se como um nome de referência no mundo todo. Cada vez mais, o Instituto consegue voltar os olhos internacionais para a América Latina e para o Brasil, mostrando suas inovações e trabalhos de pesquisa realizados e angariando maiores candidatos a colaborações que efetivamente contribuam com o desenvolvimento da área no país.

Fique atento aos próximos eventos do IFSC na página principal de nosso site.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..