21 de agosto de 2014

Água, Luz, Cargas e Engenharia

O Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) organizou, no dia 20 de agosto, pelas 13h, no Anfiteatro “Prof. Horácio C. Panepucci”, a palestra Água, Luz, Cargas e Engenharia, ministrada pelo Prof. Dr. Frederico Dias Nunes, do Centro de Tecnologia e Geociências, da Universidade Federal de Pernambuco (CTG-UFPE).

Apesar de ser comum e fundamental em nossa vida, a água ainda possui muitos mistérios e aplicações a serem obtidas dela e com ela. Além da existência de uma região chamada Camada Dupla (Double Layer) nessas interfaces, originada do potencial eletroquímico das substâncias, ocorre também a formação de uma zona adicional denominada de Zona de Exclusão (Exclusion Zone).

Nessa zona se mostra a formação de uma estrutura ordenada da água dando lugar a propriedades de caráter sólido e líquido, que motivou a denominá-la de uma quarta fase da água. A partir daí vem a verificação de fenômenos interessantes e das possíveis aplicações práticas e estimulam a busca de outras novas. Nesse sentido, em seu seminário, o Prof. Frederico abordou diversos aspectos encontrados na interface da água com outros meios, como metais, géis ou orgânicos.

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1971), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1974) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1977), o docente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco no Departamento de Eletrônica e Sistemas, tendo experiência na área de Física, com ênfase em Prop. Ópticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part., atuando principalmente nos seguintes temas: lasers, cristais, guias e plasmônica. Tem participado de vários projetos envolvendo empresas e a UFPE, tendo contribuído com várias instituições: INOF-IFSC (Instituto Nacional de Óptica e Fotônica), IFSC-USP, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Nacional, do Núcelo de Gestão do Porto Digital; Associação Tecnológica Bonito Digital; Siemens Ltda; Centro Avançado de Engenharia e Serviços do Recife; Gnatus Equipamentos Medico-Odontológicos Ltda. Atualmente desenvolve pesquisas com ênfase em Nanoplasmônica.