11 de março de 2015

Empreendedorismo foi tema para evento

Realizou-se, no dia 07 de março, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP), o evento subordinado ao tema Programa de agentes colaboradores de inovação, organizado pela Agência USP de Inovação – AUSPIN, coordenada pelo Prof. Vanderlei Salvador Bagnato (IFSC/USP), com a participação de servidores, alunos e professores de várias unidades da Universidade de São Paulo – São Paulo (Capital), Ribeirão Preto, Lorena, São Carlos, Pirassununga e Piracicaba.

Segundo Valquíria Souza, Agente de Inovação da área de Prospecção Tecnológica da AUSPIN, o objetivo do curso consistiu em formar agentes multiplicadores na USP, com a finalidade de auxiliar no conhecimento sobre inovação e empreendedorismo na Universidade e valorizar as potenciais pesquisas desenvolvidas.

Durante o curso, foram sorteados exemplares do livro Caminhos da Inovação, entregues pela Drª Wilma Barrionuevo, uma das autoras. O livro traz vários exemplos de agentes inovadores, incluindo o ganhador do Prêmio Nobel, William Phillips.

USPINOVA-1

O evento contou com três palestrantes. O primeiro deles, Prof. Vanderlei Bagnato, falou sobre a importância da Agência USP junto à própria Universidade, estendo-se a empresas, ao Estado e à comunidade em geral, priorizando o desenvolvendo da cultura de inovação e do empreendedorismo por meio de cursos, eventos e, principalmente, através do apoio à propriedade intelectual.

O segundo palestrante foi o agente de inovação Daniel Dias, que tratou do tema empreendedorismo e trouxe opções para a identificação de oportunidades potenciais para se inovar e empreender. Encerrando o evento, a terceira palestrante, Dra. Maria Aparecida de Souza, diretora da área de Propriedade Intelectual da AUSPIN, discorreu sobre as várias formas de proteção relacionadas a patentes, direitos autorais, marcas, softwares e cultivares.

Destaque para a área de PDI

Ao final do evento, o Diretor do IFSC/USP, Prof. Tito José Bonagamba, enalteceu o envolvimento de São Carlos e da USP nos processos inovativos, tendo falado sobre a importância do citado curso: O IFSC/USP tem ao longo de sua história, que remonta sua origem na Escola de TITO200-AUSPINEngenharia de São Carlos (EESC) e posteriormente sua parceria com a Química no Instituto de Física e Química (IFQSC), várias ações e resultados de sucesso na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI). Em particular, participou da criação da entidade pioneira na América Latina para institucionalizar a transferência do conhecimento gerado na academia para o setor empresarial brasileiro, o ParqTec, sob o contínuo comando do Prof. Sylvio Goulart Rosa Júnior.

Paralelamente, em função das linhas de pesquisa básica e aplicada realizadas pelos seus docentes, alunos e funcionários, o diretor da Unidade salientou que O IFSC/USP desenvolveu projetos que culminaram em colaborações com empresas, criação de startups, obtenção de patentes e geração de empregos aos seus egressos fora da academia. Um dos grandes líderes do IFSC/USP, na área de PDI, é o Prof. Vanderlei S. Bagnato que, além de desenvolver pesquisa básica de excelente qualidade, tem atuado com enorme sucesso na utilização da óptica para aplicações práticas, com destaque para a medicina e odontologia, incluindo métodos diagnósticos e EVENTOUSPINOVA-1procedimentos para o tratamento de doenças. Em função das suas atividades em PDI, várias produtos, patentes e empresas foram gerados. Deste modo, fica clara a razão pela qual o Prof. Bagnato assumiu a Coordenação da Agência USP de Inovação. Além do Prof. Bagnato, outros docentes do IFSC/USP se dedicam a atividades similares, com resultados também expressivos em PDI. Por estas razões, o IFSC/USP foi convidado para organizar o I Encontro Nacional de Física na Indústria, em 2013, e criou a Comissão de Inovação Científica e Tecnológica, em 2014 (http://www.ifsc.usp.br/https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/site-antigo/images/stories/PORTARIA_IFSC_023_2014.pdf). Portanto, o IFSC/USP está orgulhosíssimo por receber esta importante atividade da Agência USP de Inovação em suas dependências, o ‘Programa de Treinamento de Colaboradores da Inovação’, uma atividade que auxilia a USP, através de seus alunos, funcionários e docentes, a participar do tão necessário processo de desenvolvimento econômico e social do nosso País. Esperamos que a Agência USP de Inovação volte sempre à nossa casa para estas atividades. Serão sempre muito bem vindos ao IFSC/USP e contarão com nosso apoio, concluiu o dirigente.

(Na foto acima, o Prof. Vanderlei Bagnato com o Prof. Celso Carrer, docente da USP e coordenador da Incubadora de Empresas do Agronegócio – Pirassununga)

plateiauspinova-500