5 de setembro de 2013

“Os desafios da invenção e inovação no Brasil”

Estão abertas as inscrições para a participação da reunião promovida pela ACIESP – Academia Brasileira de Ciências do Estado de São Paulo, subordinada ao tema Os desafios da invenção e inovação no Brasil: Experiências de sucesso e insucesso no Estado de São Paulo, um evento que decorrerá ao longo do dia 20 de setembro, no Auditório Bento Prado Jr., na UFSCar – Universidade Federal de São Carlos.Apresentao1

Com a abertura a cargo do Reitor da UFSCar, Prof. Targino de Araújo Filho e dos Presidente e Conselheiro da ACIESP, nomeadamente, Profs. José Eduardo Krieger e Edgar Dutra Zanotto, o evento estará dividido em dois grandes blocos: o bloco referente ao período da manhã, a partir das 09 horas, abordará as experiências científicas vividas em São Carlos, contando-se, desde já, com as participações dos professores Sérgio Mascarenhas, Coordenador de Projetos di IEA – USP de São Carlos; José Galizia Tundisi, Secretário de C&T de São Carlos; Milton Ferreira de Souza, fundador do ParqTec de São Carlos; Vanderlei Salvador Bagnato, pesquisador do IFSC-USP e coordenado do CEPI – CEPOF e da Agência USP de Inovação; Elson Longo, professor titular do Instituto de Química da UNESP de Araraquara; Osvaldo Novais de Oliveira Jr., pesquisador, Vice-Diretor do IFSC-USP e coordenador de uma rede de nanobiotecnologia; Edson Roberto Leite, pesquisador do Departamento de Química da UFSCar; e Mariana Lima Braulio, Doutora em Engenharia de Materiais, Engenheira de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da ALCOA.

O bloco referente ao período da tarde, a partir das 14 horas, tratará das experiências realizadas no Estado de São Paulo, com as participações dos professores José Arana Varela, Diretor-Presidente da FAPESP e professor titular do Instituto de Química da UNES; José Fernando Perez, CEO da empresa Recepta BioPharma; Fernando Reinach, Gestor do Fundo Pitanga de Investimento; Sérgio de Queiroz, Coordenador-Adjunto de Pesquisa para Inovação da FAPESP; e Vanderlan Bolzani, Diretora da Agência UNESP de Inovação, professora titular do Instituto de Química da UNESP.

Este evento terá como público-alvo estudantes, pesquisadores, docentes, empresários, jornalistas, sendo aberto a todos os restantes interessados.

As inscrições para esta reunião deverão ser feitas através do email aciesp@acadciencias.org.br devendo os interessados colocar no assunto da mensagem Simpósio Inovação São Carlos e no corpo da mensagem o nome, endereço e cargo atual.