20 de dezembro de 2021

Acesso ao Ensino Superior – Mídia e jornalismo científico fornecem temas para provas

Os responsáveis pela elaboração das provas de acesso ao Ensino Superior – ENEM e vestibulares – estão cada vez mais se alicerçando em publicações e reportagens veiculadas pela mídia sobre inovações tecnológicas e pesquisas científicas bastante atualizadas para, a partir daí, lançarem as questões que farão parte dessas provas.

Nos últimos anos, várias provas de ingresso demonstraram isso.  No vestibular da UNICAMP de 2019, por exemplo, uma das questões teve como base artigos e reportagens publicadas no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), divulgando pesquisas do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF-FAPESP). O texto explicava a ação da luz e curcumina na eliminação das larvas do Aedes aegypti. O mesmo aconteceu no ENEM de 2021, onde muitas questões foram elaboradas a partir de reportagens científicas, e novamente uma questão como o tema curcumina e larvas do Aedes aegypti foi apresentada.

“Também no ENEM deste ano, tivemos uma questão envolvendo a óptica das cores, tema que vem sendo apresentado aos alunos do ensino médio nas “Semópticas “- Semanas da Óptica promovidas pelo CePOF – durante muitos anos”, destaca o Prof. Sebastião Pratavieira (VER AQUI).

Este tipo de inspiração para as questões das provas mostra não apenas a relevância e a aplicação dos conhecimentos produzidos pela comunidade científica para os alunos, mas também o tipo de avaliação que tem sido almejada para a formação dos aspirantes aos vestibulares: a capacidade de converter o aprendizado em ferramenta para compreender e resolver problemas, fugindo das questões mais mecânicas do tipo “pergunta-e-resposta”.  Desta forma, torna-se extremamente importante que os alunos e professores/preparadores de vestibulandos fiquem atentos às reportagens, palestras, notícias e conteúdos que vão sendo publicados não só pelos institutos e pelas universidades, como também pela mídia cientifica, todos eles constituindo excelentes fontes de informação. Embora as bases do conhecimento venham através dos livros, é junto aos meios de divulgação científica que os alunos encontram as complementaridades que os obrigam a um raciocínio mais profundo, preparando-os de fato para usar seu conhecimento e, assim, ajudando-os no momento da prova de acesso.

É interessante perceber a relevância desse tipo de abordagem ao notar que, quando termina o ENEM, a hashtag #aprendinoENEM recebe um imenso número de buscas e visualizações, pois por meio delas os alunos compartilham fatos que eles desconheciam, mas que acabam descobrindo – muitas vezes já na prova.

Por isso, é importante que os alunos estejam atentos a essas notícias e reportagens, para que esses conhecimentos não cheguem tarde demais! O site de instituições de ensino e pesquisa como o do IFSC/USP, os vídeos e palestras veiculados no canal do CePOF no YouTube, bem como o site de notícias de agências de fomento como o da Agência FAPESP, são fontes ricas desse tipos de conteúdo, e consumir esses conteúdos com frequência, buscando compreendê-los, certamente contribuirá para a formação e o ingresso dos alunos ao ensino superior! Afinal, como já disse um aluno, “se eu estivesse atento a isso antes, já saberia o caminho das respostas certas… e não descobririam isso só na hora do ENEM!”

Fica a dica!