12 de abril de 2013

Abertura oficial teve início nesta quinta-feira

Na manhã desta quinta-feira, 11, houve a abertura da 1ª Escola Avançada de Biofotônica. A Escola, sob coordenação do docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Vanderlei Salvador Bagnato, e organização da docente, também do IFSC, Cristina Kurachi, faz parte da 7ª chamada da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) da FAPESP, divulgada em setembro do ano passado, na qual somente dois outros institutos de pesquisa tiveram suas propostas aprovadas.

A abertura começou com o discurso do próprio Vanderlei Bagnato, que discorreu sobre a importância do evento. “Há mais estudantes de fotodinâmica hoje do que há dez anos. Portanto, esse é um campo em crescimento e com muitos desafios pela frente”, afirmou o docente.

EABiofotonicaEle ressaltou a importância do assunto e o interesse das pessoas em estudá-lo pela diversidade de áreas que a biofotônica abrange, como biologia, física e medicina e questionou a escassa aplicação desses estudos, dizendo que esse será um dos principais tópicos apresentados e discutidos durante os oito dias de duração da Escola.

Depois de Vanderlei, foi a vez de Cristina se pronunciar, passando informações a respeito da programação do evento e também ressaltando sua importância aos participantes. “Tentamos, nesse evento, juntar muitos palestrantes distintos que discutirão as aplicações na área de biofotônica. Queremos encorajar estudantes e pesquisadores a saber mais sobre essa área”, finalizou Cristina.

A Escola segue até o próximo dia 19 com palestras e sessões de pôsteres durante as manhãs e tardes. As inscrições já foram encerradas, mas a Escola é aberta ao público e gratuita. Para mais detalhes sobre a programação, clique aqui.

5 de abril de 2013

Abertura oficial teve início nesta quinta-feira

Teve início, hoje, o 1º Encontro Nacional de Física na Indústria (ENFI). O Encontro, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), teve sua abertura oficial realizada às 8h30 no anfiteatro “Prof. Sérgio Mascarenhas”.

ENFI-logoA  mesa de honra formada durante a abertura do evento contou com a presença do diretor do IFSC, Antonio Carlos Hernandes, do presidente da SBF, Celso de Melo, do prefeito de São Carlos, Paulo Altomani, e do docente do IFSC e coordenador do evento, Tito José Bonagmaba.

Os quatro discursaram sobre a importância da integração empresa-indústria e os passos que devem ser dados para que tal integração seja aprimorada. E esse é foco no qual o próprio evento está inserido: durante seus dois dias de realização, palestras, exibição de pôsteres e equipamentos e debates farão parte integral da programação. “Estamos, no momento, interessados em identificar a comunidade de físicos realizando pesquisas, ainda predominantemente no âmbito acadêmico, com grandes chances de se inserir no setor industrial, com o apoio estratégico necessário já oferecido pelas Agências de Inovação e Núcleos de Inovação Tecnológica, Incubadoras e Agências de Fomento”, explica Tito.

Dentre os tópicos a serem discutidos no Encontro estão Atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (PDIT), agências de inovação, cooperação tecnológica, cursos de engenharia física no Brasil, entre outros.

Confira abaixo algumas imagens da abertura do ENFI:

ENFI-2

ENFI-1

ENFI-3

ENFI-5

ENFI-7

ENFI-6

Para ter acesso à programação completa do evento, clique aqui ou acesse diretamente o site oficial do evento.