Notícias

21 de maio de 2014

A visita de Berkeley ao IFSC

No dia 16 de maio, esteve em mais uma das edições do Colloquium diei do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) o professor emérito da Berkeley University (EUA), Yuen-Ron Shen, para ministrar o colóquio intitulado “Searching for understanding of water and ice interfaces”.

University_of_California-_logoCom um farto currículo acadêmico, que perpassa diversas áreas- básicas e aplicadas- da física, além de uma coleção de prêmios e nomeações, de acordo com o próprio Shen, sua pesquisa de maior destaque é relacionada à óptica não-linear, assunto com o qual trabalha desde a década de 70. “Nosso trabalho é focado em como usar óptica não-linear para o estudo de materiais. Particularmente, nosso grupo de pesquisa desenvolveu uma técnica para o estudo da superfície de materiais e isso, eu acho, é nossa pesquisa mais especial”, conta.

Mesmo sendo óptica não-linear a “menina dos olhos” de Shen, ele diz que seu grupo de pesquisa é envolvido com diversos outros estudos relacionados à física atômica e molecular e novos materiais. E no que se refere à pesquisa aplicada, ele afirma que todos os tópicos mencionados anteriormente são trabalhados de maneira aplicada em seu laboratório. “O estudo da interface de materiais, que realizamos em nossos laboratórios, é relevante para resolução de vários problemas, inclusive aos pesquisadores do próprio IFSC, por exemplo, que realizam o estudo de dispositivos poliméricos e dispositivos opto-eletrônicos. A operação de todos eles depende do estudo de propriedades das interfaces dos materiais”, afirma.

ShenEmbora já tenha vindo ao Brasil diversas vezes, essa foi a primeira visita de Shen a São Carlos e ao Instituto, graças a um convite do docente do Grupo de Polímeros do IFSC, Paulo Miranda. “Fui estudante de pós-doutorado do professor Shen na década de 80. Há algum tempo, eu o convidei para vir ao Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada [ENFMC] deste ano, para o qual ele foi, inclusive, convidado a palestrar. Depois disso, eu o chamei para passar dois dias em São Carlos”, relembra Paulo.

Mesmo tendo tido pouco tempo para conhecer pesquisas e pesquisadores do Instituto, Shen traçou elogios às pesquisas sobre eletrônica orgânica, do docente do IFSC, Roberto Faria, e aos estudos do também docente do IFSC, Vanderlei Bagnato, que Shen teve a oportunidade de conhecer durante o ENFMC.

Sobre a possibilidade de parceria de pesquisas com o Instituto, Shen afirma que ficaria muito contente em concretizar algo, mas brinca: “Eu estou muito velho! As pessoas não vão me querer”. Com sua capacidade intelectual e seu invejável currículo, fica difícil de acreditar que isso aconteça.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..