24 de abril de 2013

“A universidade tem que ser mais produtiva”

No decurso da reunião do Conselho Superior de Estudos Avançados (CONSEA) da FIESP – Federação das Indústrias de São Paulo, que se realizou no dia 18 de março último, na sede do órgão, em São Paulo, o docente do IFSC e coordenador da Agência USP de Inovação, Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, foi incisivo ao afirmar que a universidade tem necessidade de ser mais produtiva, de se alinhar com o setor produtivo nacional.inovao200

Com um discurso totalmente inserido na pauta da reunião – “Repensando o Brasil: Novos Desafios da Participação da Ciência para o Desenvolvimento da Indústria” -, Vanderlei Bagnato defendeu uma maior interação entre empresas e universidades, tendo em vista estimular a inovação e acelerar o desenvolvimento tecnológico no setor produtivo nacional.

Quanto à inovação, propriamente dita, o diretor da Agência USP de Inovação referiu que o empresariado nacional precisa ser convenientemente capacitado, por forma a que possa administrar e desenvolver recursos tecnológicos que beneficiem, de forma ágil e eficaz, a produção industrial.

Sobre este tema, Vanderlei Bagnato sublinhou que “as grandes novidades do mercado apareceram por mero acaso e, por isso, é preciso treinar as pessoas para que sejam capazes de identificar as oportunidades.”

Totalmente contrário ao conceito de que as instituições públicas possam, eventualmente, utilizar a inovação como fonte de renda, Bgnato defendeu que o lucro gerado pelas universidades deve ser devolvido à sociedade, tendo argumentado que “não se pode usar a propriedade intelectual como obstáculo para o desenvolvimento”.

bagnatovCom bancos de patentes lotados, mas mal aproveitados, o diretor da Agência USP de Inovação afirmou que as universidades necessitam ver seus agentes de inovação serem capacitados, por forma a poderem separar as ideias que são consideradas “pouco rentáveis”, daquelas que têm todas as condições de virarem patentes e de se transformarem em produtos para as empresas: “As empresas estão de olho no que a universidade produz. Se conseguirmos implantar essa filosofia, de fato estaremos entrando na era da inovação” – referiu o Prof. Bagnato.

Além do diretor da Agência USP de Inovação, participaram desta reunião: o presidente do órgão, Rui Martins Altenfelder Silva; o reitor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e conselheiro do órgão, Júlio Cezar Durigan; o presidente do CONIC, Rodrigo Costa da Rocha Loures; o pró-reitor da USP e conselheiro do CONSEA, Vahan Agopyan; e a vice-presidente da OAB-SP e recém-empossada vice-presidente do CONSEA, Ivette Senise Ferreira.

(Com informações da FIESP/Foto: Mauren Ercolan/FIESP)