24 de abril de 2015

A transposição do conceito musical às ciências

No dia 24 de abril, pelas 10h30, o Rubens_2_300Instituto de Física de São Carlos recebeu a visita do Prof. Rubens Russomano Ricciardi, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), que apresentou a palestra Perspectivas histórico-filosóficas do conceito de Sistema: da Música na Antiguidade até seu primeiro uso nas ciências com Kepler e Galileu, um evento que ocorreu no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP), integrado no programa Colloquium diei.

O conceito de sistema na música enquanto systema teleion (conjunto harmônico de relações articuladas) remonta a Aristóxeno (século IV a. C.), fundador da musicologia moderna. Durante a Antiguidade, Idade Média e Renascimento, em fontes gregas e latinas, o conceito de sistema se restringiu à música (mesmo em Copernico o conceito é inexistente).

Com Kepler e Galileu, ambos com formação musical, o conceito de sistema num processo metafórico foi adotado pela primeira vez fora da música. Além da trajetória cronológica do conceito, a palestra contemplou a discussão histórico-filosófica desde Aristóxeno até Galileu (sistema máximo e perfeito, tradução literal de Aristóxeno), justamente na transposição do conceito musical às ciências.

Rubens_300Rubens Russomano, que é professor titular e chefe do Departamento de Música da FFCLRP-USP, tem graduação em licenciatura em música pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), especialização em musicologia pela Humboldt-Universität zu Berlin, Alemanha, e mestrado e doutorado pela ECA/USP. O docente fundou o Curso de Música na USP de Ribeirão Preto, tendo criado também o Ensemble Mentemanuque, um grupo dedicado à música contemporânea, e a USP-Filarmônica, orquestra sinfônica formada por alunos bolsistas da Reitoria da USP.

Além disso, Rubens Ricciardi ocupa, entre outras funções, os cargos de diretor artístico do Festival Música Nova Gilberto Mendes; coordenador científico do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM) pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP; professor responsável pelo Centro de Memória das Artes pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP; curador da Temporada de Música de Câmara no Theatro Pedro II, e das séries Concertos USP – Prefeitura de São Carlos e Direito tem Concerto.