30 de janeiro de 2012

A representação do IFSC em materiais e nanotecnologia a nível internacional

A sétima edição do Simpósio Internacional em Materiais Avançados e Nanoestruturas acontecerá em Sorocaba, localizada a 87 km da capital paulista. Entre os dias 20 e 23 de maio deste ano, pesquisadores de todo o mundo discutirão as tendências mais fortes na área, desde nanoestruturas e biossensores até computação quântica. E, mesmo quatro meses antes do encontro, os trabalhos já começam para os comitês organizacionais e científicos, e o Instituto de Física de São Carlos tem grande participação nesta edição, mantendo a tradição dos eventos anteriores.

Desde a primeira edição do evento, realizada em 2006, o IFSC exerce um papel de significativa importância na coordenação do evento, tendo presenciado seu nascimento em Santiago, na Universidade do Chile. Segundo o Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, integrante do comitê de organização e, em outras edições, do comitê científico, o Simpósio surgiu a partir de uma ideia conjunta entre o Brasil, o Chile, o Canadá e a Espanha, que já tinham alguns projetos em colaboração e buscavam uma maneira de estreitar os laços da cooperação internacional na área de materiais e nanotecnologia entre si e com outros países do globo. “Isso porque esta área de pesquisa é extremamente multidisciplinar, e exige que tenhamos grandes equipes de trabalho; tanto em pesquisa básica quanto aplicada, temos participação de físicos, químicos, engenheiros, biólogos, entre outros”, explica o docente.

Devido a esta grande necessidade, unir profissionais com as mais diversas formações e, sobretudo, vindos dos quatro cantos do mundo se tornou uma prioridade. Dentre os dezoito palestrantes convidados para a semana do Simpósio, onze são estrangeiros, o que significa mais de sessenta por cento do número geral. Além dos brasileiros, Sorocaba receberá visitantes de países como Japão, Canadá, Estados Unidos, Espanha, China, França e Reino Unido. E, para aqueles que podem se enganar com a falsa idéia de que o Brasil não pode competir com os movimentos científicos mundiais, Osvaldo conta que o IFSC tem, atualmente, uma grande vantagem na liderança nacional na área de materiais. “Nosso instituto é reconhecido principalmente pela abordagem da pesquisa básica, pela exploração de novos modelos teóricos, alem de possuir laboratórios muito preparados para o trabalho prático da pesquisa”, conta.

No entanto, nesta edição do evento, os representantes do IFSC apresentarão desenvolvimentos e resultados de suas pesquisas aplicadas, mostrando a força que o instituto tem adquirido em inovação e tecnologia. O Prof. Tito J. Bonagamba, do Grupo de Ressonância Magnética, apresentará o projeto de pesquisa que desenvolve em parceria com a Petrobrás, tratando de novas aplicações da Ressonância Magnética Nuclear e da informação quântica. Já o professor Cleber R. Mendonça, do Grupo de Fotônica, falará sobre os diversos usos de lasers de alta potência no trabalho com materiais.

Ainda segundo o Prof. Osvaldo, essas apresentações demonstram que o IFSC desenvolve trabalhos muito alinhados com as maiores tendências mundiais na área de materiais e nanotecnologia: a primeira, relacionada à união de projetos experimentais com projetos teóricos; a segunda seria o trabalho com materiais biológicos, já que a ciência tende a buscar modelos de estrutura e funcionamento na natureza; e a terceira, no que diz respeito à nanotecnologia, o trabalho com sistemas complexos (sistemas cujas partes estabelecem uma relação não-linear entre si). “O Brasil tem avançado muito neste sentido, ganhando cada vez mais reconhecimento, e o IFSC é exemplo disso. Nossa preocupação, agora, é que o Brasil precisa produzir mais tecnologia”, comenta Osvaldo.

chu2Dentre as atividades de palestra, o docente destaca, em especial, a participação do pesquisador José Nelson Onuchic , graduado em Física pela USP, onde também completou um mestrado em Física Aplicada. Hoje, Onuchic é professor de Física na Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), e co-diretor do renomado Center for Theoretical Biological Physics (CTBP). Os interesses de pesquisa do físico envolvem, principalmente, modelos teóricos e computacionais para a biofísica molecular e reações químicas em matéria condensada, temas que mesclam muito a pesquisa básica com a experimental e que, com certeza, empolgará os participantes do evento.

Além das sessões de palestras, a sessão de pôsteres servirá como uma forma de estabelecer novos vínculos entre os novos pesquisadores, fortalecendo os projetos de colaboração e enriquecendo a perspectiva sobre os objetos de pesquisa emergentes. Podem participar pesquisadores de todos os níveis de formação. Para maiores informações sobre o envio de resumos, clique aqui. O prazo final para o envio é 31 de janeiro.

Além do IFSC, o evento é organizado também pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (POSMAT) da UNESP de Bauru, juntamente com o campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Para maiores informações, acesse o link http://samba-df.fc.unesp.br/isamn/.