11 de setembro de 2013

A participação do IFSC

O IFSC estará representado, ao seu mais alto nível, na reunião promovida pela ACIESP – Academia de Ciências do Estado de São Paulo, subordinada ao tema “Os desafios da invenção e inovação no Brasil: Experiências de sucesso e insucesso no Estado de São Paulo”, que decorrerá ao longo do dia 20 de setembro, no Auditório Bento Prado Jr., na UFSCar – Universidade Federal de São Carlos.

Dividido em dois grandes blocos, que ocorrerão ao longo desse dia, o evento abordará as experiências científicas vividas na cidade de São Carlos e no Estado de São Paulo, com início marcado para as 09 horas, começando, exatamente, com uma retrospectiva do trabalho científico realizado na nossa cidade, bem como aquele que está sendo desenvolvido.

A participação do IFSC-USP neste evento, de entre eminentes cientistas oriundos de outras instituições, é notória, estando já confirmadas as presenças dos Profs. Drs. Sérgio Mascarenhas, Coordenador de Projetos do IEA – USP de São Carlos e pioneiro na criação do IFSC; Milton Ferreira de Souza, fundador do ParqTec de São Carlos; Vanderlei Salvador Bagnato, pesquisador do IFSC-USP e Coordenador do CEPID – CEPOF e da Agência USP de Inovação e Osvaldo Novais de Oliveira Jr., pesquisador, vice-diretor do IFSC-USP e coordenador de uma rede de nanobiotecnologia.

Concebido graças à visão estratégica de um conjunto de membros da Academia Apresentao1de Ciências do Estado de São Paulo, onde se destacam os nomes dos Prof. Drs. José Eduardo Krieger e Edgar Dutra Zanotto, esta reunião é classificada pelo Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Jr. como extremamente importante, até porque hoje um dos pontos mais em destaque e necessários para o desenvolvimento nacional é a necessidade de inovação tecnológica: São Carlos é, certamente, um dos polos mais importantes do país para a inovação tecnológica. A Academia resolveu, por bem, fazer este evento aqui em São Carlos, que contará com várias participações de pesquisadores da nossa cidade que, por décadas, têm-se envolvido em inovações tecnológicas, além da participação de convidados externos à nossa cidade, que também têm dado importantes contribuições ao desenvolvimento científico regional e nacional, refere o pesquisador.

Para Osvaldo Novais, São Carlos é um dos lugares mais relevantes porque a pesquisa que se desenvolve na cidade, há mais de cinco décadas, sempre teve um caráter de pesquisa básica aliada à pesquisa aplicada e isso permitiu que houvesse um grande avanço nas áreas do conhecimento, principalmente depois da colaboração que se estabeleceu entre os diversos departamentos da USP – São Carlos, em conjunto com a UFSCar e as EMBRAPAS.

CHU3O vice-presidente do IFSC participará do citado evento, apresentando dois projetos em que esteve envolvido. O primeiro deles é um projeto que foi patrocinado pela Itautec, por quinze anos, visando o desenvolvimento do revisor gramatical que hoje é utilizado no Word, da Microsoft, enquanto o segundo projeto diz respeito à área da nanotecnologia, desenvolvido em parceria com a Santista Têxtil e que se relaciona com o recobrimento de tecidos, com propriedades especiais.

Este encontro será extremanente importante também para os jovens pesquisadores em início de carreira, que poderão colher muitos frutos através das intervenções dos inúmeros palestrantes convidados: Eu espero que seja um exemplo para muitos pesquisadores que estão iniciando agora suas carreiras, bem como para os estudantes, até para que tomem conhecimento da história do desenvolvimento e inovação de São Carlos e de outros lugares do Estado de São Paulo, conclui o pesquisador.

Recordamos que o bloco referente ao período da tarde deste evento promovido pela ACIESP, que decorrerá a partir das 14 horas, versará sobre as experiências realizadas no Estado de São Paulo e terá as participações, já confirmadas, dos professores José Arana Varela, Diretor-Presidente da FAPESP e professor titular do Instituto de Química da UNES; José Fernando Perez, CEO da empresa Recepta BioPharma; Fernando Reinach, Gestor do Fundo Pitanga de Investimento; Sérgio de Queiroz, Coordenador-Adjunto de Pesquisa para Inovação da FAPESP; e Vanderlan Bolzani, Diretora da Agência UNESP de Inovação, professora titular do Instituto de Química da UNESP.

Este evento tem como público-alvo estudantes, pesquisadores, docentes, empresários, jornalistas, sendo aberto a todos os restantes interessados.

As inscrições para esta reunião deverão ser feitas através do email aciesp@acadciencias.org.br devendo os interessados colocar no assunto da mensagem “Simpósio Inovação São Carlos” e no corpo da mensagem o nome, endereço e cargo atual.