Notícias

22 de outubro de 2014

A oportunidade de aprender a exercitar melhor a docência

Em 2014, pela primeira vez, a USP campus São Carlos sediará a V Jornada das Licenciaturas, evento que reunirá alunos e docentes de todos os campi da Universidade para debater questões relacionadas, principalmente, à educação, e exibir materiais didáticos e trabalhos que apresentam novas propostas de ensino dentro e fora da sala de aula.

Jornada-SeLicOutro evento que ocorrerá paralelamente à Jornada é a tradicional Semana da Licenciatura em Ciências Exatas (SeLic), organizada pelos alunos e professores do curso interunidades de mesmo nome. “Quem decide onde a Jornada ocorrerá é a Comissão Interunidades das Licenciaturas [CIL/USP] e foi proposto que este ano ela seria em nosso campus, sendo organizada conjuntamente pelo ICMC, IFSC, IQSC e Esalq *. Depois de sabermos disso, a comissão organizadora de Jornada propôs atrelar nossa SeLic à Jornada, tendo-se em mente de que ambas tratam de temas correlacionados”, explica a docente do IFSC e coordenadora da SeLic 2014, Nelma Regina Bossolan.

Com isso, as palestras, oficinas, exposições e todas as outras atividades da Jornada das Licenciaturas contemplarão temática que abraça todas as áreas do conhecimento- exatas, humanas e biológicas. No entanto, o foco da SeLic continuará sendo principalmente a área de ciências da natureza e matemática.

Mesmo que os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE) do campus da USP São Carlos não tenham contato direto com temas relacionados principalmente à área de humanas, a interação com estudantes dessa área certamente poderá ser muito produtiva durante o evento. Na opinião da aluna da LCE e uma das organizadoras da SeLic, Rafaela Masson, é possível, durante o evento, ter uma relação de todos os cursos de licenciatura da USP e a troca de informações e aprendizados diferentes é algo inédito para os estudantes da USP de São Carlos. “Nosso curso tem uma ‘mistura’ de exatas e biológicas, porém quase não temos contato com a área de humanas”, conta a aluna.

A junção entre todas as licenciaturas da USP trará à tona temas relacionados às perspectivas de carreira na Licenciatura e a projetos voltados para a formação do docente, comum a todos os cursos. Discussões a respeito dos desafios da formação docente na universidade pública serão abordadas durante os grupos de trabalho que serão formados durante a Jornada/SeLic. “Essa é uma oportunidade também de se ter contato com debatedores de fora de São Carlos, incluindo-se, é claro, docentes da USP de outras Unidades. É uma oportunidade ótima para se debater os problemas comuns a todas as licenciaturas”, afirma Nelma.

Um novo formato

As atividades da SeLic, desde sua primeira edição em 2005, sempre ocorreram somente no período noturno. Este ano, no entanto, graças à junção com a Jornada das Licenciaturas, ocorrerão atividades de manhã, à tarde e à noite. Já que ocorre em todos os períodos, este ano a SeLic terá duração de apenas dois dias.

Por se tratar de um evento que aborda muitos perfis diferentes, os organizadores da SeLic tiveram que fazer algumas adaptações em sua programação. Possivelmente, alguns alunos não poderão comparecer em diversas atividades, portanto, foram concentradas no período noturno aquelas mais relacionadas à área de ensino de ciências e matemática. Na sexta-feira, 24, por exemplo, das oito oficinas que serão realizadas no período noturno, cinco tratarão de ensino de ciências e matemática. “Os temas escolhidos foram sugestões dos próprios alunos da licenciatura”, relembra Nelma.

Diversos estudantes inscreveram trabalhos que têm desenvolvido – seja na forma de iniciação científica, participação em estágio ou projetos de extensão – para apresentá-los durante a Jornada/SeLic. Assim, na quinta, dia 23, das 16h30 às 21h00, serão apresentados cerca de 70 trabalhos inscritos, dentre eles 23 proposições de novos materiais didáticos, incluso neste último uma tabela periódica para deficientes visuais, criada pela própria Rafaela (clique aqui para saber mais **). “Acredito que a maior novidade seja a mostra de materiais didáticos. Isso é bom, pois o aluno poderá participar ativamente do evento, e todos terão infraestrutura adequada para essas apresentações”, conta Nelma.

A inclusão de todos no ensino escolar

Mesmo que o público-alvo principal sejam alunos de licenciatura, bacharéis também poderão ser beneficiados. “Muitos dos bacharéis tem o desejo de se tornar professores universitários e é a licenciatura que oferecerá ferramentas para que eles sejam bons docentes, independente de sua área de atuação”, diz Rafaela.

Jornada-SeLic-1Nelma compartilha a mesma opinião da aluna. De acordo com ela, os bacharéis, durante seu desenvolvimento profissional, estarão à frente de situações nas quais irão se deparar com questões relacionadas ao ensino. “Inclusive, o convite para participação na Jornada/SeLic foi estendido aos professores do ensino fundamental e médio”, conta.

Já para os estudantes do curso LCE, especificamente, essa é uma oportunidade de relacionar seus estudos a instrumentos já disponíveis e que uma grande maioria não aproveita por razões diversas. Rafaela cita o exemplo da lousa digital, instrumento disponível para uso no curso, e que muitos estudantes- e inclusive docentes- não sabem utilizar. “Teremos uma oficina explicando detalhes de seu funcionamento”, conta.

Três das oficinas oferecidas serão ministradas por ex-alunos da LCE que já atuam há algum tempo como educadores e/ou pesquisadores. Na oportunidade, eles apresentarão materiais e estratégias já desenvolvidos por eles em salas de aula. “Isso pode ser muito estimulante, uma vez que os atuais estudantes poderão vislumbrar possibilidades de trabalho futuras”, afirma Nelma.

Outra oficina que trata de uma temática específica aos licenciandos da LCE é a que tratará de uma estratégia didática no ensino de Física para alunos com deficiência visual. “A relação de inclusão e ensino é muito evidente nos dias de hoje. E, infelizmente, os professores não possuem formação adequada para lidar com esses alunos”, diz Rafaela. “Torna-se, então, muito importante participar de atividades como essa, especialmente para aqueles que já têm vontade de trabalhar com esse tipo específico de público”.

Porque vale a pena participar

Além dos inúmeros motivos já mencionados anteriormente, tanto a Jornada da Licenciaturas da USP quanto a SeLic oferecerão inovações didático-pedagógicas estudadas em diversos campi da USP. Portanto, é uma excelente oportunidade de atualização e aperfeiçoamento profissional e acadêmico. “Questões relacionadas a pesquisas também serão discutidas durante o evento, principalmente no que se refere à área de ensino de ciências da natureza e matemática”, adianta Nelma. “Além disso, a interação com licenciandos de outras áreas será enriquecedora, uma vez que existem problemas comuns pelos quais todos passam”.

As inscrições para apresentação de trabalhos já foi encerrada. No entanto, para participação no evento, elas estarão abertas até o dia de seu início, ou seja, 23 de outubro.

Para saber mais detalhes dos dois eventos, basta acessar seu site oficial . Através dele, será possível fazer sua inscrição, encontrar a programação e telefones e e-mails de contato para tirar quaisquer dúvidas. Para participar do evento e de todas as atividades que serão oferecidas, não é preciso pagar nenhum tipo de taxa.

V Jornada das Licenciaturas da USP/ IX SeLic

Data: 23 e 24 de outubro

Local: Campus USP São Carlos, nos prédios do ICMC e IFSC.

Inscrições: http://vjornadalicenciaturas.icmc.usp.br/

Custo: Gratuito

*Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP)

**O vídeo sobre a tabela periódica foi produzido pela jornalista do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) do polo de São Carlos, Thais Cardoso

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..