26 de janeiro de 2014

A importância do CIERMag-IFSC e a expectativa no futuro

O CIERMag – Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética, grupo de pesquisa integrante do IFSC, coordenado pelo Prof. Dr. Alberto Tannús, foi criado em 2007 como um Main Research Center do Programa CInAPCe da FAPESP, do qual faz parte desde então. A perspectiva sempre foi ter CIERMAG_-_2013uma estrutura física que pudesse abrigar experimentos de Imagens e Espectroscopia por RM na sua versão pré-clínica, ou seja, executando experimentos de RM em modelos animais.

Este Centro faz parte de uma rede estadual compreendida por várias instituições, como USP-RP (F. Medicina e FFCLRP), Unicamp (F. Medicina e IFGW), USP-SP (INRAD, HC), Hospital Einstein (Instituto do Cérebro) e UNIFESP (Dep. De Neurofisiologia). Todos estes centros têm em comum a técnica de RM aplicada ao estudo da plasticidade cerebral.

No entanto, o CIERMag não se limita a estas colaborações em Neurociências, desenvolvendo, também, estudos em diferentes áreas da ciência, na tentativa de resolver problemas relacionados com petróleo, agricultura, ciência dos solos, ciência dos materiais, aeronáutica (contaminação em estruturas de aerofólios), além de outras áreas da Medicina, ciermag100como materiais para implantes, entre inúmeras outras. Este Centro dedica-se, também, ao desenvolvimento de Instrumentação de RM, tendo recentemente finalizado a sua primeira versão de um Espectrômetro de RM com concepção completamente digital, aliás, um tema que foi matéria de destaque no site do IFSC, no último dia 17 de janeiro.

A construção do novo edifício do CIERMag permitirá a instalação de dois novos sistemas de RM, um para estudos pré-clínicos de 4.7 Tesla, 33.0 cm de diâmetro (ainda para animais) e outro de 1.5 Tesla para humanos, no qual se pretende desenvolver tanto a instrumentação quanto metodologias de RM com aplicação em diagnóstico médico, entre outras. O início das operações, no novo prédio, abrirá um leque ainda maior de perspectivas de colaboração e desenvolvimento, há muito tempo aguardado.

Além dos dois sistemas descritos acima, o novo edifício, que será instalado na Área-2 do Campus de São Carlos, irá abrigar um laboratório de desenvolvimento em dispositivos de radiofrequência e de prototipagem em eletrônica, normalmente utilizados como probes de RM.

A expectativa é enorme, visando não só a ampliação do espaço físico do CIERMag – ciermag200que cresceu significativamente em Recursos Humanos nesses três últimos anos -, como também a possibilidade de abrigar sistemas de mais alto campo, tanto nas aplicações pré-clínicas (pretende-se evoluir para um sistema de 7.0 Tesla ou de 9.4 Tesla), quanto no sistema de humanos (evoluir para 3.0 Tesla ou 7.0 Tesla): Esta evolução permitirá ao CIERMag estender o desenvolvimento de pesquisa de forma comparável ao que colegas do exterior estão fazendo neste momento, com instrumentos que não limitem sua capacidade de experimentação, salienta Alberto Tannús.

Este Centro deverá também nuclear o Desenvolvimento Tecnológico de RM com aplicação em Medicina e nas mais diversas áreas da ciência, com o objetivo de transformar um equipamento de Imagens e Espectroscopia por RM num instrumento de rotina para cientistas, inclusive para pesquisadores nas diversas áreas da Medicina.

Estes são motivos suficientes para o entusiasmo que se vive na vasta equipe de pesquisadores, técnicos e colaboradores do CIERMag e no IFSC como um todo.