Notícias

9 de outubro de 2013

A Física Experimental de Altas Energias no LHC e o Quark-Gluon Plasma

A Física Experimental de Altas Energias no LHC e o Quark-Gluon Plasma constituiu o tema de mais uma edição da iniciativa Café com Física, realizada no dia 09 de outubro, no IFSC, apresentado pelo Prof. David Chinellato, do Instituto de Física Gleb Wataghin, da UNICAMP.

Em sua palestra, Chinellato introduziu os desafios enfrentados pelos IMG_1411experimentos do LHC, tendo dado destaque às colisões de núcleos pesados e na forma como se podem medir sinais do aparecimento do QGP nessas colisões nucleares, caracterizando esse estado da matéria.

Como base de sua apresentação, o palestrante dissertou sobre um dos objetivos fundamentais da física experimental de altas energias, que é obter uma compreensão melhor do universo que nos cerca e descrever as interações e forças que observamos.

Hoje, fazendo uso do acelerador Large Hadron Collider (LHC), em Genebra, na Suíça, existe uma chance de realizar estudos sobre o comportamento da matéria em situações extremas de densidade de energia.

Acredita-se que estas condições se assemelham às encontradas logo após o instante de criação do universo, ou seja, logo após o Big-Bang.

Assim, o palestrante demonstrou que deixam de existir prótons e nêutrons e a matéria passa para um estado no qual quarks e glúons, os componentes de prótons e nêutrons se encontram em um novo estado da matéria, chamado Quark Gluon Plasma (QGP).

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..