Notícias

22 de agosto de 2014

A física da consciência

osvaldo300No âmbito do programa Colloquium diei (IFSC-USP), decorreu no dia 22 de agosto, pelas 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, a palestra intitulada A física da consciência, apresentada pelo Prof. Osvaldo Pessoa Jr., docente da FFLCH/USP.

Segundo o palestrante, uma grande revolução na neurociência cognitiva poderá ocorrer nas próximas décadas, transformando a concepção que temos de nós mesmos. É possível que o chamado “problema difícil” da consciência seja esclarecido, o que provavelmente envolverá um novo estilo de se fazer ciência.

Com questões colocadas em torno de qual o papel que a abordagem das ciências físicas e biomoleculares desempenhará nessas transformações, Osvaldo Pessoa Jr. discutiu, em primeiro lugar, os limites que a metodologia científica encontra no esclarecimento da natureza da consciência e da subjetividade, explorando o argumento filosófico conhecido como “o quarto de Mary”, um debate que tentou definir o que é uma explicação física do mundo, o que é o mundo “físico” e qual é a natureza das qualidades subjetivas (qualia).

Em seguida, de uma perspectiva materialista, após apresentar algumas definições de “consciência” e o papel da seleção natural em sua evolução, o palestrante lançou a questão de qual é a natureza física dos processos que são essenciais para a consciência, explorando, em especial, uma tradição (Penfield, Bogen etc.) que considera que o cerne da consciência envolve processos subcorticais ocorrendo no tálamo.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..