24 de julho de 2015

A Eletrônica Orgânica marca o futuro

Uma edição especial da revista científica Display and Imaging, da qual um dos editores associados é o Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, docente e pesquisador do IFSC/USP, foi dedicada à Eletrônica Orgânica. Esta é uma área de intensa atividade no Brasil, e particularmente no IFSC/USP, sede do Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica, dirigido eletrnica_orgnica225pelo Prof. Roberto M. Faria.

A edição especial aborda o desenvolvimento e utilização de materiais orgânicos, temas que ensejam a promessa de se revolucionarem os diversos tipos de dispositivos e aplicações em muitas áreas, incluindo aquelas relacionadas com displays e imagens. Em seu prefácio na publicação, que apresenta dois trabalhos assinados por dois pesquisadores de nosso Instituto – Prof. Dr. Cleber Mendonça e Dr. Felippe Pavinatto -, Osvaldo Novais salienta que, dada a variedade de materiais e suas possíveis utilizações, o trabalho desenvolvido neste campo normalmente não cabe dentro de uma área específica, pois as contribuições em Eletrônica Orgânica são relacionadas ao estudo e utilização de pequenas moléculas orgânicas e polímeros, cujas propriedades eletrônicas podem ser exploradas em várias aplicações.

Com efeito, explica o editor, essa é uma área ampla que abrange não só os dispositivos eletrônicos tradicionais, como diodos e transistores, mas também células fotovoltaicas, biossensores e muitos mais. Para o Prof. Osvaldo Novais, a decisão de publicar uma edição especial oled-250dedicada à Eletrônica Orgânica foi motivada pelo impacto que as mesmas apresentam, nomeadamente, na tecnologia de displays.

Os trabalhos selecionados nesta edição da revista abrangem um amplo espectro de temas, incluindo estudos fundamentais da física envolvida em dispositivos orgânicos flexíveis impressos. Destaque natural é dado aos trabalhos dos pesquisadores do IFSC/USP, que abordam a fabricação de microdispositivos ópticos empregando laser, e biossensores cuja camada ativa é impressa com tinta especial.

Além de introduzir e explicar o estado da arte de inúmeras pesquisas, no âmbito da Eletrônica Orgânica, o número especial da Display and Imaging apresenta uma coletânea de artigos que oferece uma visão dos benefícios para a ciência, tecnologia e sociedade como um todo, do que o futuro próximo reserva para esta importante área do conhecimento.

Para acessar o trabalho do Prof. Dr. Cléber Mendonça, clique AQUI.

Para acessar o trabalho do Dr. Felippe Pavinatto, clique AQUI.