25 de março de 2013

A construção da astrobiologia no Brasil e no mundo

Realizou-se no dia 22 de março, pelas 10h30, no Auditório Prof. Sergio Mascarenhas, mais uma edição da iniciativa Colloquium diei, desta vez com a participação do Prof. Dr. Jorge horvath200Horvath, docente e pesquisador do IAG – USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas), que discorreu cobre o tema A construção da astrobiologia no Brasil e no mundo.

Horvath apresentou, neste seminário, um panorama de desenvolvimento da Astrobiologia, que mais não é do que uma confluência de várias disciplinas em torno do problema relativo à origem e evolução da vida no Cosmo, de uma perspectiva multidisciplinar.

Na sua apresentação, Horvath mostrou as ações empreendidas pelo Brasil para alavancar as pesquisas na área, com forte inserção internacional e apoio financeiros sustenido.

Por último, o palestrante discutiu a relação da Biologia com os fundamentos físico-químicos, como exemplo dos muitos problemas de interesse multidisciplinar que constituem o objeto das pesquisas.