2 de junho de 2021

Ciência brasileira de luto: IFSC Se despede de seu fundador “Prof. Sérgio Mascarenhas”

Estamos em profunda tristeza, perdemos um de nossos membros mais expressivos e responsável por grandes avanços da física brasileira. Não exageramos em dizer que foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento científico de São Carlos e de muitos outros ao redor do Brasil.

Fundador do Instituto de Física de São Carlos, da unidade Embrapa de instrumentação, mentor sempre motivado e motivando, grande conhecedor das necessidades científicas do país, usou todos os momentos de sua vida para ser útil. Incansável e desbravador, propôs ideias e elevou a ciência brasileira através de seus feitos e relacionamentos com o exterior. Formou inúmeras pessoas que acabaram sendo fundamentais no desenvolvimento do país. Foi inovador desde o início, mesmo antes de falarmos sobre isto, já usava o conhecimento científico como ferramenta essencial para o desenvolvimento. Fundamental em propostas a nível nacional, sempre foi admirado e nunca mediu esforços para mudar o panorama brasileiro. Inconformado com a grande desigualdade social no Brasil, lutou sempre para que a ciência fosse o veículo da mudança deste quadro.

Tristes, temos que continuar a caminhada traçada pelo Prof. Sergio Mascarenhas, esta é a forma de tornarmos imortal este grande cientista.

(Vanderlei S. Bagnato , diretor do IFSC – que só existe devido a este grande cientista)

*

Sérgio Mascarenhas de Oliveira (Rio de Janeiro, 2 de maio de 1928 — Ribeirão Preto, 31 de maio de 2021) foi um físico-químico brasileiro que, além de ter pesquisas relevantes em diversas áreas, como na medicina, foi o responsável por trazer um grande desenvolvimento social, científico e tecnológico para o Brasil. Recebeu diversos prêmios como a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico(2002). Foi professor visitante de algumas das principais universidades do mundo, como Princeton, Harvard e MIT, entre outras.

*

O corpo será velado entre as 13h30 e as 15h30 de hoje (01/06), no “Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas”, do IFSC/USP, com rápida passagem em fluxo contínuo, seguindo todos os protocolos de biossegurança, com acesso pelas portas externas.

O enterro está marcado para as 16h00, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em São Carlos.