13 de junho de 2014 - Alexandre R. Rocha (IFT)

A busca por novas tecnologias de sequenciamento de DNA

O Prof. Alexandre Rocha, do Instituto de Física Teórica da UNESP, foi quem apresentou a mais recente edição do Colloquium diei, que decorreu no último dia 13 de junho, pelas 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP). No colóquio intitulado A busca por novas tecnologias de sequenciamento de DNA: detecção de biomoléculas em nanoporos de grafeno, Rocha abordou a busca pelo sequenciamento de um genoma através de tecnologias rápidas e baratas.

A informação contida num genoma pode ser utilizada para determinar predisposições alexandre_rocha-300genéticas a doenças e ajudar na compreensão do código genético. Infelizmente, as técnicas atuais mostram sinais de saturação com custo ainda superior ao patamar em que poderiam ser utilizadas corriqueiramente na medicina.

Nesse sentido, Rocha falou sobre uma das tecnologias que apresentam o maior potencial para revolucionar a área: a utilização de nanoporos tanto biológicos quanto de estados sólidos. Já no segundo caso, Rocha contou que o grafeno é um dos fortes candidatos para tal aplicação. Por fim, o docente mostrou como as simulações computacionais, que combinam métodos clássicos e quânticos, podem ajudar no entendimento dos mecanismos de detecção de nucleotídeos e nas propostas de novos dispositivos de sequenciamento.

O Prof. Alexandre Rocha, que possui graduação e mestrado em Física Pura pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Física pela Trinity College Dublin, já foi pesquisador pós-doutor do Departamento de Materiais e Mecânica, do Instituto de Física da USP, professor visitante da Universidade Federal do ABC, Santo André, e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Entre 2010 e 2012 ele exerceu o cargo de vice-coordenador do programa de pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados, e desde junho de 2012 é pesquisador do Instituto de Física Teórica da UNESP.