3 de maio de 2011

A Biofotônica inserida no ambiente interdisciplinar da UFABC

Realiza-se no dia 04 de maio, entre as 13 e as 14 horas, na Sala de Seminários do Grupo de Óptica do IFSC (prédio dos laboratórios, 2º piso, sala 59), mais um seminário organizado pelo Grupo de Óptica (Laboratório de Biofotônica), desta vez subordinado ao título “A Biofotônica inserida no ambiente interdisciplinar da UFABC” e apresentado pelo Prof. Dr. Emery C.C. Correia Lins, do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC.

Um dos principais desafios dos pesquisadores da área da Biofotônica é a formação adequada de pessoal tanto ao nível de graduação, como pós-graduação. Neste tema se insere a Universidade Federal do ABC (UFABC) que é uma universidade cuja filosofia é a formação do aluno em áreas multi e interdisciplinares, privilegiando a Biofotônica tanto na forma didática, como em pesquisa. Neste seminário será apresentada a atual infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão da UFABC, que inclui a Biofotônica como uma das suas principais diretrizes.

O Prof. Emery possui graduação (2003) e mestrado (2005) em Engenharia Eletrônica, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é doutor em Física pela Universidade de São Paulo, IFSC (2009) com experiência em espectroscopia de fluorescência e realizou pós-doutorado na mesma instituição, em 2010. Atualmente é Prof. Adjunto I do curso de Bioengenharia da Universidade Federal do ABC (UFABC), tendo experiência em: instrumentação óptica aplicada, com ênfase em biofotônica; espectroscopia da fluorescência na citricultura; sistemas de imagens espectrais da fluorescência com resolução espacial de campo amplo (campo aberto) com aplicações na citricultura (experimentos em plantas) e terapia fotodinâmica (experimentos em animais); diagnóstico óptico de lesões dentais e propriedades ópticas de resinas odontológicas.

Data: 03/05/2011