24 de setembro de 2018

A Batalha de Maria Antonia: “Ecos de 1968 – 50 anos depois”

Promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU/USP), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) e Superintendência de Comunicação Social da USP, realiza-se no próximo dia 02 de outubro, a partir das 19 horas, no Centro Universitário Maria Antonia da USP (Rua Maria Antonio, nº 294 – São Paulo), a cerimônia de abertura do ECOS de 1968 – 50 anos depois, cujo objetivo é relembrar, refletir e debater o episódio que ficou conhecido como A Batalha de Maria Antonia, bem como suas consequências, um evento que se prolongará até 05 de outubro com várias atividades.

A Batalha da Maria Antônia foi o nome dado ao confronto entre estudantes da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ocorrido em 2 de outubro de 1968. Nessa época, as duas instituições, estavam localizadas na Rua Maria Antônia, região central de São Paulo que era habitualmente escolhido como cenário para eventos sociais e políticos, como passeatas e manifestações.

O ano de 1968 foi um momento de forte resistência da classe estudantil, que era majoritariamente contrária ao regime militar, tendo resultado na prisão de muitos estudantes que decidiram, em várias ocasiões, ocupar as universidades, inclusive a própria USP. Pelo fato de abrigar a FFLCH/USP e a Universidade Mackenzie, a Rua Maria Antônia, no centro da capital paulista, foi palco da luta entre estudantes de esquerda e de direita, no começo de outubro de 1968. Os estudantes se enfrentaram com pedras, paus e até bombas e coquetéis molotov, perante as forças policiais que assistiam a tudo sem intervir.

Depois de dois dias de “guerra aberta”, o estudante secundarista José Carlos Guimarães, de 20 anos, que estudava no Colégio Marina Cintra (Rua da Consolação), foi atingido mortalmente na cabeça por um tiro vindo do edifício da Mackenzie. Como forma de protesto pela barbárie, os estudantes da USP, com a camisa ensanguentada do estudante, tomaram as ruas de São Paulo e entraram em choque com a repressão. Ao final do conflito, a polícia invadiu os prédios da USP e do Mackenzie, prendendo dezenas de estudantes.

Para consultar a programação deste evento, clique AQUI.