Notícias

23 de maio de 2022

Parceria entre Texas A&M University e IFSC/USP – Pesquisador norte-americano exalta integração em nosso Instituto

Prof. Vladislav Yakovlev com seus colegas e alunos (Crédito: Biomedical Engineering Texas A&M University website)

É a segunda vez que o docente e pesquisador do Departamento de Engenharia Biomédica da Texas A&M University (EUA), Prof. Vladislav Yakovlev (57), visita o IFSC/USP, numa parceria científica que se encontra estabelecida entre as as duas instituições, até porque, segundo o pesquisador, os EUA consideram o Brasil como um parceiro estratégico, sendo que esta parceria é considerada particularmente importante para o Estado do Texas, dadas as similaridades científicas com aquilo que se faz nos institutos de pesquisa e nas universidades sediadas no Estado de São Paulo.

Texas A&M University

Nascido em Moscou (ainda na antiga URSS), Vladislav Yakovlev obteve seu PhD em física e eletrônica quântica na Universidade Estadual de Moscou, em 1990, tendo-se mudado para os EUA, em 1991 e trabalhado inicialmente em uma startup (Novatec Laser Systems), onde construiu um sistema amplificador oscilador de Ti – safira de femtosegundo para uso na ablação de córnea, descobrindo o que agora é conhecido como Bladeless Lasik. Ao longo dos anos, o cientista foi-se integrando na área de ciências biomédicas, estando neste momento desenvolvendo trabalhos na área de desenvolvimento de ferramentas para o estudo de sistemas biológicos, com foco no aperfeiçoamento de instalações médico-cirúrgicas com abordagens científicas avançadas. Apesar desta área não ser nova no mundo científico, o Prof. Yakovlev afirma que ela é cada vez mais popular devido à sua expansão  nas fronteiras da ciência e tecnologia mundiais.

“É um campo de conhecimento que fica bem no meio de um cruzamento científico onde interagem a ciência, propriamente dita, a engenharia, química, biologia, matemática e física, entre outras, por forma a que todas elas contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento de novas ferramentas e conceitos que auxiliem os médicos a tratar as principais doenças que continuam a ameaçar a vida do ser humano”, esclarece o pesquisador.

A colaboração com o IFSC/USP

Prof. Vladislav Yakovlev

A importância desta colaboração entre a Texas A&M University e o IFSC/USP é, para o pesquisador norte-americano, uma das mais importantes que sua universidade mantém com o Brasil e principalmente com o Estado de São Paulo, por intermédio da USP, algo que nasceu mesmo antes da pandemia, já que é a área de medicina que mais está sendo estudada e pesquisada pelas duas instituições, até porque os problemas relacionados com a saúde são um dos maiores destaques  e preocupações no futuro da humanidade. “Esta colaboração com o Instituto de Física de São Carlos surgiu, principalmente, visando uma atuação conjunta na área de doenças infecciosas, o que tem ocasionado intercâmbios valiosos entre nós, permitindo que pesquisadores da minha universidade e do IFSC/USP se tenham visitado mutuamente no passado recente, realizando pesquisas conjuntas”, salienta Yakovlev, acrescentado que a importância fundamental para os dois países e para as duas universidade é que hajam bastantes trocas de ideias, com a expansão da ciência e da multidisciplinaridade nas pesquisas que são feitas e no conhecimento gerado. “Existem muitos problemas na área médica que precisam ser estudados e resolvidos no mundo, como é o caso das doenças infecciosas que atingem simultaneamente os dois países, além da prevenção e combate ao câncer, que se encontra na agenda de muitos grupos de pesquisa de ambas as instituições. O Estado do Texas tem um dos maiores centros de combate ao câncer do mundo, sendo que numerosas instituições existentes no Estado de São Paulo e no Brasil, como um todo, não ficam atrás, daí a necessidade de trabalharmos juntos. A população está crescendo e temos que trabalhar muito para que os diagnósticos e os tratamentos sejam cada vez mais eficazes, menos dispendiosos e menos demorados, por isso temos que que encontrar alternativas e soluções. O IFSC/USP, e principalmente o seu Grupo de Óptica, é um dos poucos lugares que tem trabalhado com extrema eficiência nesses alvos, com técnicas inovadoras que poderão auxiliar as populações. Por isso temos que unir esforços para que estes grupos de pesquisa espalhados pelo mundo lutem lado a lado no mesmo sentido, na mesma direção, motivos pelos quais terá que haver uma maior interação entre China, EUA, Europa, Rússia, etc.”, pontua o Prof. Yakovlev.

No IFSC/USP todas as áreas da Física trabalham juntas

Para o Prof. Vladislav Yakovlev, o IFSC/USP é um modelo de organização no seu conjunto, com um destaque natural para o Grupo de Óptica, atendendo a que os trabalhos desenvolvidos nesse grupo estão diretamente ligados aos estudo do pesquisador norte-americano, principalmente na área da saúde. “Este grupo, liderado pelo Prof. Vanderlei Bagnato, tal como os outros grupos que se dedicam a esta área particular, está a fazer um trabalho verdadeiramente incrível e fomentando as interações que falei atrás. Há muita sinergia neste Grupo de Óptica, principalmente no que diz respeito à multidisciplinaridade nos estudos e pesquisas, tudo isso representando a ciência do futuro, ao contrário do que acontecia antigamente, onde as áreas do conhecimento eram estanques. Está mais do que provado que não podemos separar as áreas do conhecimento, porque elas fazem parte de um todo, elas têm que estar unidas para a resolução dos problemas que surgem diariamente na ciência e esta é a única maneira de seguir em frente”, sublinha o pesquisador, que exalta, como maior destaque, a integração de toda a infraestrutura do IFSC/USP, com todas as áreas da Física a trabalharem juntas em muitos projetos. Para ele, a transferência de conhecimento no IFSC/USP é bastante relevante e tem atraído a atenção de muitos grupos internacionais, dando como exemplo a Texas A&M University, bem como as pesquisas de ponta que são feitas em diversos níveis e para diversos problemas. “É um trabalho incrível que vejo aqui”, afirma Yakovlev.

Ver mais alunos e cientistas a se visitarem para realizarem pesquisas conjuntas que possam atingir níveis ainda mais elevados na ciência e inovação é, para o pesquisador norte-americano, o próximo passo que deverá ser dado nesta parceria.

A carreira do Prof. Yakovlev reflete uma enorme quantidade de trabalhos pioneiros em óptica de alta velocidade. Algumas dessas realizações incluem seu trabalho em amplificadores paramétricos ópticos de luz branca contínua, amplamente adaptados como fontes amplamente sintonizáveis de pulsos de laser ultracurtos usados para imagens de alta velocidade e espectroscopia.

O Prof. Vladislav Yakovlev recebeu em 2021 o “Prêmio Harold E. Edgerton em Óptica de Alta Velocidade” da Sociedade Internacional de Óptica e Fotônica (SPIE).

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..