27 de abril de 2022

Reunião Magna da ABC discute papel da ciência na construção do futuro

Posse da nova presidente Helena Nader acontecerá durante o evento em 4 de maio

Mudanças climáticas, pandemias, revolução 4.0, Internet das Coisas (IoT), entre outras transformações, impõem novos desafios à sociedade. A ciência tem um papel importante na construção de um futuro mais justo e sustentável. Com o objetivo de promover esta discussão, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) realiza, em maio, a Reunião Magna de 2022, que vai debater temas urgentes nas áreas de meio ambiente, tecnologia e saúde. O evento também será palco da cerimônia de posse de Helena Nader, primeira mulher a presidir a entidade.

O  evento acontece em 3, 4 e 5 de maio, em formato híbrido. Participantes que desejem acompanhar as atividades presencialmente no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, podem se inscrever gratuitamente AQUI. Aqueles que não conseguirem participar presencialmente poderão acompanhar as atividades, ao vivo, pelo Canal Youtube da ABC (AQUI).

Com o tema “O Futuro é Agora”, o encontro reunirá grandes nomes da ciência mundial.  Entre os palestrantes, estão a epidemiologista Maria Van Kerkhove, diretora técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Covid-19; Chris Field, ecologista que desenvolve pesquisas inovadoras em soluções para mudanças climáticas e diretor do Instituto Stanford Woods para o Meio Ambiente; e James Kurose, cientista da computação da Universidade de Massachusetts e co-autor do best-seller “Redes de Computadores e a Internet”, que já está em sua 8ª edição no Brasil. Confira a programação.

“Vai ser muito bacana. Vamos passar três dias discutindo assuntos modernos, intrigantes e inadiáveis, dentro dos temas de meio ambiente, tecnologia e saúde. Vamos falar sobre os aspectos positivos que têm se desenvolvido nestas áreas, frutos do conhecimento científico, mas também sobre as nossas fragilidades. O encontro é aberto ao público em geral e a expectativa é que todos se beneficiem das discussões”, disse o engenheiro Alvaro Prata, Acadêmico que coordena a Reunião junto a Glaucius Oliva, vice-presidente da ABC para a região São Paulo.

Helena Nader, primeira mulher a presidir a ABC, será empossada no evento

A ocasião também será palco da cerimônia de posse da biomédica Helena Nader, primeira mulher a presidir a ABC em 106 anos de Academia. A posse da nova diretoria acontece em 4 de maio, a partir das 18h, e é uma atividade restrita a convidados e jornalistas credenciados. O credenciamento deve ser feito pelo e-mail corcovadoabc@gmail.com.

Vice-presidente da ABC desde 2019, Helena assume o cargo para o triênio 2022-2025 e sucede o físico Luiz Davidovich. O químico Jailson Bittencourt de Andrade, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atuante no Centro Universitário Senai-Cimatec, ocupará a vice-presidência. Os outros membros da nova gestão podem ser conferidos no site da ABC.

Conferências Magnas e Sessões temáticas

Coordenada pela bióloga Mercedes Bustamante, que integra o grupo de autores brasileiros colaboradores do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), a sessão temática “Planeta Frágil – Biodiversidade e Meio Ambiente” abre o evento, na terça-feira (3), às 15h. O debate será seguido pela palestra “Acelerando soluções para mudanças climáticas: próximos passos para um mundo que está sem tempo”, ministrada por Chris Field, às 17h.

No segundo dia de programação, às 14h, James Kurose vai discutir dois eventos recentes que vêm impactando o ensino superior nos Estados Unidos: a aprendizagem flexível e os aceleradores regionais de inovação. Em seguida, às 15h, uma sessão coordenada pelo engenheiro José Roberto Boisson de Marca aborda os impactos e implicações éticas dos avanços da informação e tecnologia na sociedade.

Pandemia, saúde e envelhecimento são os assuntos que encerram a Reunião Magna de 2022. A programação do último dia terá palestra de Maria Van Kerkhove, diretora técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Covid-19. A epidemiologista vai falar sobre o gerenciamento da pandemia do coronavírus e as lições para as próximas. Presidente da Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), o médico Jerson Lima Silva comanda a sessão temática que sucede a conferência.

Sessão especial marca o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Uma sessão especial vai celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, às 10h30 de 5 de maio. Ação em conjunto das Academias de Ciências e de Letras da comunidade de países lusitanos, o encontro será virtual e contará com apresentações do presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira; do presidente da Academia das Ciências de Lisboa, José Luís Cardoso; e do ex-embaixador de Portugal na UNESCO, António Sampaio da Nóvoa. Luiz Davidovich e Helena Nader também participam da sessão.

No local, será exigida a apresentação do comprovante de vacinação. A apresentação de PCR negativo não substituirá o comprovante.

Inscrições AQUI.