28 de dezembro de 2021

Equipes do Paulistano, EEFERP/USP e IFSC/USP analisam dados da avaliação multidisciplinar de atletas do Judô

Participantes do evento. Da esquerda para direita (sentados): Douglas Vieira, Tito J. Bonagamba, Cristiano R. A. Barreira e Marco Dagnino. Da esquerda para direita (em pé): Thais P. R. L. Silva, Cristina Madi, Cilene C. de Oliveira, Enrico F. Puggina, Fábio M. P. de Castro, Giovani Marcon, Tiago R. Figueira e Marcelo Papoti

Fruto de um grande esforço dedicado à integração da Ciência do Esporte com a Prática Esportiva, visando o alto rendimento, as Equipes da Clínica de Avaliação Multidisciplinar de Atletas de Alto Rendimento, da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (EEFERP/USP), e de Judô do Club Athletico Paulistano (CAP), realizaram intensas atividades conjuntas no período de 27 a 30 de outubro de 2021, nas dependências da EEFERP/USP, envolvendo cerca de 60 pessoas das duas instituições, incluindo 26 Judocas. Durante este período, a(o)s Judocas foram submetida(o)s a avaliações físicas, psicológicas e sociais por colaboradora(e)s dos seguintes grupos de pesquisa da EEFERP/USP:

– Grupo de Estudo e Pesquisa em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos do Esporte – GEPESPE, coordenado pelo Prof. Renato Francisco Rodrigues Marques;

– Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Práticas Corporais – GFEPAC, coordenado pelo Prof. Cristiano Roque Antunes Barreira;

– Grupo de Estudos em Desempenho Físico e Treinamento Esportivo – GEDEFITE, coordenado pelo Prof. Enrico Fuini Puggina; e

– Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências Fisiológicas e Exercício – GECIFEX, coordenado pelo Prof. Marcelo Papoti.

Abertura do evento. Da esquerda para a direita: Professores Hugo Tourinho Filho, Tito J. Bonagamba e Douglas Vieira

De forma complementar, toda(o)s atletas foram submetida(o)s à análise da densitometria corporal por meio da técnica de absorção de raios-X de dupla energia (DEXA), para determinação das massas óssea, muscular e de gordura.

Para maiores informações sobre essas atividades, por favor, leia a matéria divulgada no link abaixo:

Posteriormente, ao longo do dia 22 de dezembro de 2021, em reuniões realizadas na EEFERP/USP, membros dos Grupos de Pesquisa acima indicados apresentaram os resultados das avaliações para a(o)s colaboradora(e)s do CAP, que promoveram importantes discussões, integrando os dados das avaliações físicas, psicológicas e sociais e oferecendo relevantes indicadores para a preparação individual da(o)s atletas, que culminaram com o agendamento das próximas etapas do projeto, devendo a primeira ser realizada nas dependências do CAP, no início de 2022, com a presença de colaborador(a)es da EEFERP/USP.

Além da discussão das avaliações, o evento contou com a apresentação virtual da palestra intitulada “Sensores e biossensores vestíveis para monitoramento de condições de saúde”, proferida pelo Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Jr, do Instituto de Física de São Carlos – Universidade de São Paulo (IFSC/USP), que, pela potencial aplicação dos sensores para a avaliação de Atletas de Alto Rendimento, também propiciou produtivas discussões e abriu excelentes perspectivas de colaborações.

O evento contou com a efetiva participação da(o)s seguintes colaboradora(e)s do CAP, EEFERP/USP e IFSC/USP:

CAP: Prof. Douglas Vieira, Marcos Dagnino, Giovani Marcon e Cristina Madi.

EEFERP/USP: Prof. Hugo Tourinho  Filho (Diretor da EEFERP/USP), Prof. Cristiano Roque Antunes Barreira (palestrante), Prof. Renato Francisco Rodrigues Marques (palestrante), Prof. Enrico Fuini Puggina (palestrante), Prof. Marcelo Papoti (palestrante), Prof. Tiago Rezende Figueira, Fábio Marzliak Pozzi de Castro (palestrante), Cilene Chivalsky de Oliveira e Thais Petroni Rocha Lima Silva.

IFSC/USP: Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Jr. (Palestrante) e Prof. Tito J. Bonagamba (Coordenador do Evento e do Projeto).