Notícias

9 de novembro de 2021

EEFERP/USP recebe Equipe de Judô do Club Athletico Paulistano para atividades conjuntas

Mesa de abertura do evento

Durante o período de 27 a 30 de outubro de 2021, a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP), da Universidade de São Paulo (USP), recebeu a Equipe de Judô do Club Athletico Paulistano (CAP), para a realização de atividades conjuntas junto à Clínica de Avaliação Multidisciplinar de Atletas de Alto Rendimento (CAMAR). Todas as atividades programadas foram organizadas a partir do Workshop realizado no dia 20 de março de 2021, com participação de membros das duas instituições.

A Equipe visitante do CAP, liderada pelo Prof. Douglas Vieira, foi composta pelo analista de desempenho, Giovani Marcon, o preparador físico Rainner Oscisk e a psicóloga Cristina Madi, bem como 26 Judocas (vide lista no final da matéria), tanto do Judô feminino quanto masculino. Embora não presente nas atividades realizadas, colaborou para organização do evento o técnico de Judô do CAP, Marcos Dagnino.

Coube aos Professores Douglas Vieira, representando o CAP, Hugo Tourinho Filho, Diretor da EEFERP/USP, e Tito J. Bonagamba, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), proponente e coordenador do projeto de colaboração entre o CAP e a EEFERP/USP, comporem a mesa de abertura das atividades.

Teste para determinação da taxa de desenvolvimento de força e força máxima isométrica

Abrindo o evento, o Prof. Douglas Vieira agradeceu os esforços de toda(o)s para que a parceria fosse estabelecida e enalteceu a importância da união entre a prática esportiva e a ciência do esporte, beneficiando a(o)s atletas na procura do melhor rendimento. Por essa razão, solicitou à(o)s Judocas que participassem com empenho e seriedade de todas as avaliações propostas. Após os agradecimentos do Prof. Hugo Tourinho, o Prof. Bonagamba discorreu sobre as atividades gerais do Projeto “Judô na EEFERP/USP”, dando maior atenção à CAMAR, e ressaltou fatos históricos das Olimpíadas de Los Angeles – 1984, concluindo sua fala destacando o êxito do Judoca Douglas Vieira, ao ter sido o primeiro brasileiro a disputar uma final olímpica na modalidade, ficando com a medalha de prata, fato que abriu uma trajetória de sucesso para o Judô brasileiro.

A(o)s Judocas passaram por inúmeras avaliações conduzidas pelo Grupo de Docentes e Pesquisadores da CAMAR, em produtiva parceria com os Profissionais do CAP.

As avaliações ocorreram dentro das áreas descritas abaixo.

A Equipe coordenada pelo Prof. Marcelo Papoti (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências Fisiológicas e Exercício – GECIFEX) aplicou o Special Judo Fitness Test associado com medidas de concentração de lactato no sangue, frequência cardíaca e consumo de Oxigênio. Com os dados em mãos, serão determinados os índices SJFT e a estimativa da participação metabólica (anaeróbia lática, alática e aeróbia) da(o)s atletas. Todos procedimentos foram realizados sob a liderança do Prof. Wonder Passoni Higino, com o apoio de colaboradora(e)s do GECIFEX.

A lista de toda(o)s os colaboradores dos Grupos de Pesquisa que contribuíram para a realização das avaliações encontra-se no final da matéria.

A Equipe coordenada pelo Prof. Enrico Fuini Puggina (Grupo de Estudos em Desempenho Físico e Treinamento Esportivo – GEDEFITE) realizou medidas da composição corporal e de manifestações da força muscular. A antropometria foi realizada por meio da técnica de densitometria por dupla emissão de raios X (DEXA). Já os Testes de Força e Potência muscular foram conduzidos por meio de mensurações da Taxa de Desenvolvimento de Força (TDF) e Força Máxima Isométrica no exercício do Levantamento Terra com uso de células de carga, da potência de membros inferiores e superiores pelo uso de técnicas de salto vertical em tapete sensorizado (Squat Jump, Countermovement Jump e Power Push-Up Test), e finalmente a força máxima dinâmica, de preensão manual e o equilíbrio muscular utilizando-se de avaliações em dinamômetro isocinético e dinamometria convencional. Todos os procedimentos foram realizados sob a liderança do Prof. Enrico F. Puggina, com o apoio de colaboradora(e)s do GECIFEX.

De forma complementar, toda(o)s atletas foram submetidos à análise da densitometria corporal por meio da técnica de absorção de raios-X de dupla energia (DEXA), para determinação das massas óssea, muscular e de gordura.

Paralelamente, as Equipes coordenadas pelos Profs. Cristiano Roque Antunes Barreira (Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Práticas Corporais – GFEPAC) e Renato Francisco Rodrigues Marques (Grupo de Estudo e Pesquisa em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos do Esporte – GEPESPE) conduziram as entrevistas dedicadas às análises dos Perfis psicológico e social da(o)s atletas.

Análise da densitometria corporal por meio da técnica de absorção de raios-X de dupla energia (DEXA), para determinação das massas óssea, muscular e de gordura

Após a realização das primeiras intensas atividades, as Equipes da CAMAR e do CAP se reuniram para discutir os resultados alcançados e os próximos passos a serem tomados. Em todas as frentes de avaliação da CAMAR, as perspectivas encontradas são excelentes. Como exemplo, mesmo tendo concluído todas as avaliações previstas originalmente, as últimas atividades realizadas já envolveram aprimoramentos dos testes realizados nos dias anteriores, algo esperado dentro dessa profícua colaboração de longo prazo.

Tendo em mãos os dados obtidos e as excelentes observações e sugestões feitas pela Equipe do CAP, os membros da CAMAR já iniciaram a análise dos dados obtidos ao longo dos quatro dias de atividades, com o intuito de apresentar relatórios individuais detalhados e propostas de novas avaliações à equipe do CAP, em novo encontro a ser agendado para breve.

Participantes das atividades:

– Judocas do CAP: Adriano Toshio Miwa de Souza, Adrielly Lopes de Faria, Alline Cristina da Silva, Amanda Ferreira Culato, Daiana Teresinha Borba, Gabriel Bondezan, Hanna Laryssa Silva do Nascimento, João Henrique de Oliveira Baptista, João Paulo dos Santos Correa, João Pedro Jorqueira, João Vitor de Sá Furquim, Jose Marcelo Araujo Da Silva, Kenia Astrom de Souza, Luís Henrique Santana Janotta, Marcos Soares, Mari Hayse Lys da Silva, Matheus de Campos Silva, Mayrhá Lucato, Natalia Barreto Lima, Rai Ferreira da Silva, Samara Contarini de Oliveira, Samuel Venancio de Souza, Thauana Ap. das Dores Lopes da Silva, Thiago Henrique da Silva Chiodi, Victor Hugo da Silva Nascimento e Vitória Pereira Neto.

– Membros da Equipe do Prof. Marcelo Papoti – GECIFEX:

Professores: Tiago Rezende Figueira e Wonder Passoni Higino.

Alun(a)os de Mestrado: Carlos Dellavechia de Carvalho, Gabriel Peinado Costa, Marcela Coffacci de Lima Viliod, Vitoria Maria Alves Rangel e Yan Figueiredo Foresti.

– Membros da Equipe do Prof. Enrico F. Puggina – GEDEFITE:

Aluna(o)s de Iniciação Científica: Allan Zapatta Gomes, Beatriz Piffer, João Victor Madeira da Costa, Lucas Pompeu Trevelin e Ricardo Bisan Filho

Aluna(o)s de Mestrado: Gabriel Bonavena de Oliveira.

Aluna(o)s de Doutorado: Arthur Marques Zecchim Oliveira, Fábio Marzliak Pozzi de Castro, Izabela dos Santos, Marcel Frezza Pisa, Rodrigo Ribeiro Rosa e Thiago Porto.

Técnico do Laboratório que realizou as análises DEXA: Marcílio Mano Júnior.

– Membros da Equipe do Prof. Cristiano R. A. Barreira – GFEPAC:

Cilene Chivalsky de Oliveira (Psicóloga e pesquisadora), Leonardo Fernandes Coelho (pesquisador), Pedro Henrique Alves Campos (pesquisador) e Thais Petroni Rocha Lima Silva (Psicóloga e Mestranda em Psicologia pela FFCLRP-USP)

– Membros da Equipe do Prof. Renato F. R. Marques – GEPESPE:

Nesta etapa, o Prof. Renato F. R. Marques atuou individualmente.

Judocas visitantes acompanhado(a)s por membros do Club Athletico Paulistano e da EEFERP/USP

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..