21 de janeiro de 2021

LEAR-IFSC/USP publica artigo convidado em fascículo especial do Journal of Magnetic Resonance

O primeiro fascículo do Journal of Magnetic Resonance de 2021 (AQUI) foi dedicado a um dos mais importantes nomes da Ressonância Magnética Nuclear (RMN), o Prof. Bernhard Blümich, contando com artigos sobre “Advances and applications in low field magnetic resonance”, em comemoração, tanto aos 18 anos de sua atuação como Editor Associado da renomada revista, quanto às suas expressivas contribuições para essa área de pesquisa. Entre suas inúmeras contribuições, uma das mais importantes foi a proposição e amplo emprego do MOUSE-NMR para o estudo da superfície de materiais, destacando meios porosos.

Esta metodologia utiliza magnetos unilaterais (em inglês, single-sided), onde as amostras são analisadas próximas à sua superfície e não em seu interior, como ocorre nos experimentos tradicionais de RMN.

O Laboratório de Espectroscopia de Alta Resolução por RMN (LEAR), do IFSC/USP, tem atuado fortemente nesta área de pesquisa, com destaque para o emprego deste tipo de metodologia ao estudo de rochas reservatório de petróleo.

Para esta finalidade, desenvolveu, em parceria com colaboradores da KU Leuven e Cenpes/Petrobras, um sofisticado magneto single-sided, neste caso empregado para simular, em ambiente de laboratório, uma ferramenta de perfilagem de poço de petróleo por RMN, tecnologia que o Brasil ainda não domina.

Este magneto será também empregado no desenvolvimento de novas metodologias nas áreas de Medicina, Solos e Construção Civil, entre outras. Em função dos esforços do LEAR – IFSC/USP nesta área de pesquisa, sua equipe foi convidada para redigir um dos artigos deste importante fascículo, que pode ser obtido no site da revista (AQUI)

O desenvolvimento deste projeto contou com a efetiva participação de vários Doutores egressos do Programa de Pós-Graduação em Física do IFSC/USP, que atuam nas três instituições envolvidas: KU Leuven, Cenpes/Petrobras e IFSC/USP.

O projeto contou também com a importante participação do funcionário do IFSC/USP Aparecido Donizeti Fernandes de Amorim (VER AQUI)

Visitem a webpage do LEAR-IFSC/USP!