NOTÍCIAS

Produção científica do IFSC/USP relativa a setembro de 2019

Para ter acesso às atualizações da Produção Científica, cadastradas no mês de setembro de 2019, clique AQUI ou acesse o quadro em destaque (em movimento), no final da página principal do IFSC.

A figura ilustrativa foi extraída do artigo publicado recentemente, por pesquisador do IFSC, no SPRINGER NATURE – Functional an Integrative Genomics, v. 19, n. 5, p. 787-797, Sept. 2019

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Prédio “Polo Terra” (Área-2/USP) entra em fase final de construção

Marcos Tadeu e Mauricio Schiabel (IFSC/USP) com os representantes da construtora responsável pela segunda fase da obra

Foi assinado no dia 10 do corrente mês o contrato para a segunda fase (finalização) da obra de construção do prédio “Polo Temático em Energias Renováveis e Meio Ambiente da USP – poloTErRA, localizado na Área – 2 da USP de São Carlos.

Orçada em cerca de R$ 832.000,00, cujos recursos foram repassados pelo Governo do Estado de São Paulo no início da obra, esta fase da construção, que se iniciará no dia 15 do corrente mês, compreenderá as adequações finais da parte elétrica, pintura predial (externa e interna), instalação de brises, colocação de forro e construção de bancadas em granito nos laboratórios.

A conclusão da obra do “Polo Terra” está prevista para o dia 13 de março do próximo ano, data em que o grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Igor Polikarpov poderá começar a transferir todos os equipamentos e restante material existente em seus laboratórios localizados na Área-1.

 

Assinatura do contrato

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Palestra – “ Violência Sexual” – com a psicóloga Ana Zabeu

O Auditório Prof. Luiz Antonio Favaro (ICMC /USP) recebe no próximo dia 16 de outubro, pelas 19h00, a palestra intitulada Violência Sexual, promovida pelo Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos (PAVAS), com a participação da psicóloga, Drª Ana Maria Zabeu.

O trabalho que é desenvolvido no PAVAS – Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos – pauta-se na questão de gênero e sexualidade, onde a violência contra as mulheres é um fenômeno multidimensional que  afeta as cidadãs de todas as classes sociais, raças, etnias e orientações sexuais, que se constitui como uma das principais formas de violação dos direitos humanos, atingindo as mulheres no seu direito à vida, à saúde e à integridade física.

Um dos grandes desafios para enfrentar essa violência é a articulação e integração dos serviços e do atendimento, de forma a evitar a revitimização destas mulheres e, acima de tudo, oferecer o atendimento humanizado e integral.

Desta forma, o órgão mantém a articulação dos serviços de saúde (ambulatorial e hospitalar), cidadania e assistência social e órgãos de denúncia (Delegacia da Mulher) e apoio judicial (Defensoria Pública) para a proteção e superação dos eventos de violência.

A entrada é gratuita e aberta a tod@s os interessados.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Aluno do IFSC/USP vence prêmio em encontro de física de partículas

Marcus Vinicius Gonzalez Rodrigues, aluno do último ano do Curso de Bacharelado em Física (IFSC/USP), conquistou o prêmio de melhor poster da área temática Hadronic and Elementary Particles Phenomenology no XL Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos (ENFPC) e XLII Reunião de Trabalho sobre Física Nuclear no Brasil (RTFNB), eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), que se realizaram entre os dias 01 e 05 de setembro de 2019, em Campos do Jordão, e que pela primeira vez ocorreram simultaneamente.

Com o foco de aprimorar e motivar a criação de novos projetos e colaborações entre os físicos que atuam no Brasil e pesquisadores estrangeiros oriundos de importantes centros científicos, a apresentação de trabalhos científicos, no formato de posters, esteve dividida em sete grandes áreas temáticas, sendo que o trabalho de Marcus concorreu com outros trinta, de elevada qualidade.

“O trabalho que apresentei foi relativo à área de fenomenologia em física de partículas para a determinação precisa de parâmetros livres da Cromodinâmica Quântica (QCD), em particular do acoplamento forte alpha_s, que mede a intensidade da interação forte. Embora a QCD apresente grande sucesso experimental, seu entendimento teórico ainda é intrincado, e portanto o conhecimento preciso dos parâmetros fundamentais é de extrema importância. A QCD é algo recente, que começou a ser trabalhado e desenvolvido a partir da última metade do Século XX”, explica Marcus.

Surpreso com a conquista do prêmio, Marcus comenta “Passei até um pouco de vergonha, pois quando recebi a notícia fiquei bem eufórico… Mesmo que eu soubesse que haveria premiação, nunca imaginei que poderia ganhar, visto que a grande maioria dos trabalhos eram de mestrado e doutorado. Meu trabalho de IC representa apenas uma abordagem simplificada do problema”, relata Marcus.

 

O aluno e seu orientador – Prof. Diogo Boito (IFSC/USP) -, já estão concentrados no projeto de mestrado, dependendo o mesmo do apoio da FAPESP para esse efeito.

 

 

 

Poster do trabalho apresentado na SIFSC, exatamente igual ao que originou o prêmio

 

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

 

Cinco alunos ingressam no IFSC/USP via competições de conhecimento

Como é do conhecimento público, a partir deste ano a USP está adotando mais uma forma de ingresso em seus cursos de graduação, destinada a estudantes classificados em olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais.

A seleção é feita de acordo com um sistema de pontuação que tem como base a medalha obtida pelo aluno na competição. As olimpíadas aceitas para a seleção e a pontuação mínima exigida foram definidas pelas Unidades de Ensino e Pesquisa nas quais os cursos são oferecidos. Entre as competições aceitas estão as olimpíadas nacionais e internacionais nas áreas de Matemática, Física, Biologia, Química, Astronomia, Informática e Robótica.

Este tipo de ingresso é exclusivo para alunos brasileiros, concluintes do ensino médio e que tenham sido premiados há, no máximo, dois anos em uma das competições do conhecimento definidas pelas unidades.

A FUVEST divulgou recentemente a lista de selecionados, sendo que cinco alunos entrarão no IFSC/USP para os seguintes cursos:

Bacharelado em Física Computacional – Artur Soares Rodrigues;

Bacharelado em Física – Bruno Berganholi Dias, Gabriel Capelo Domingues e Levy Bruno do Nascimento Batista;

Ciências Físicas e Biomoleculares – Rafael Aparecido Rodrigues da Paz.

O IFSC/USP parabeniza estes alunos, solicitando que todos eles entrem em contato com o Presidente da Comissão de Graduação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prof. Luis Marcassa, pelo email grad@ifsc.usp.br

Sejam bem-vindos ao nosso Instituto!!

(Imagem: Jornal da USP)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

No IFSC/USP: colóquio com o Prof. Nelson G. C. Astrath (UEM)

Listening to light reflections from liquids and solids: detection of elastic waves driven by the momentum of light foi o tema de mais um colóquio inserido na iniciativa Colloquium diei, promovido pelo IFSC/USP apresentado no dia 11 do corrente mês pelo Prof. Dr. Nelson G. C. Astrath, docente e pesquisador do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O palestrante possui Graduação (2001), Mestrado (2003), Doutorado (2006) e Pós-Doutorado (2007) em Física pela Universidade Estadual de Maringá e Pós-Doutorado em Física pelo Institute for Fuel Cell Innovation, National Research Council Canada – IFCI-NRC (2008).

Atuou como Research Associate no IFCI-NRC (2009) e como Prof. Visitante na Utah State University (2013). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Física – Universidade Estadual de Maringá, com experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento teórico e experimental das técnicas fototérmicas (Lente Térmica, Espelho Térmico, Espectroscopia Fotoacústica, Efeito Miragem) para o estudo de propriedades térmicas, ópticas e mecânicas de sólidos não cristalinos e líquidos; Pressão de Radiação em sólidos e líquidos; Estudo de reações fotoquímicas em materiais aquosos e óleos combustíveis; Desenvolvimento de novos materiais vítreos para geração de luz laser, luz branca e foto-conversores.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

IFSC EM PROL DA SOCIEDADE

EVENTOS

COLÓQUIOS E SEMINÁRIOS

NOTÍCIAS

Produção científica do IFSC/USP relativa a setembro de 2019

Para ter acesso às atualizações da Produção Científica, cadastradas no mês de setembro de 2019, clique AQUI ou acesse o quadro em destaque (em movimento), no final da página principal do IFSC. A figura ilustrativa foi extraída do artigo publicado recentemente, por pesquisador do IFSC, no SPRINGER NATURE – Functional an Integrative Genomics, v. 19, n. […]

Prédio “Polo Terra” (Área-2/USP) entra em fase final de construção

Foi assinado no dia 10 do corrente mês o contrato para a segunda fase (finalização) da obra de construção do prédio “Polo Temático em Energias Renováveis e Meio Ambiente da USP – poloTErRA”, localizado na Área – 2 da USP de São Carlos. Orçada em cerca de R$ 832.000,00, cujos recursos foram repassados pelo Governo […]

Palestra – “ Violência Sexual” – com a psicóloga Ana Zabeu

O Auditório Prof. Luiz Antonio Favaro (ICMC /USP) recebe no próximo dia 16 de outubro, pelas 19h00, a palestra intitulada Violência Sexual, promovida pelo Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos (PAVAS), com a participação da psicóloga, Drª Ana Maria Zabeu. O trabalho que é desenvolvido no PAVAS […]

IFSC EM PROL DA SOCIEDADE

EVENTOS

COLÓQUIOS E SEMINÁRIOS

Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..