NOTÍCIAS

USP passa a utilizar sistema próprio de ingresso a partir de notas do ENEM

ENEM/USP substitui o SISU e alunos se inscrevem diretamente na FUVEST

A partir de agora, a Universidade de São Paulo (USP) institui uma nova forma de seleção em seu vestibular, substituindo o Sistema de Seleção Unificada (SISU) pelo denominado ENEM/USP. Com essa medida, sincroniza-se o calendário dos aprovados pela FUVEST e através do ENEM.

Esta nova forma de seleção veio da constatação de que muitas vagas do SISU não estavam sendo preenchidas porque havia um problema de atraso na liberação dos resultados. De fato, a escolha via SISU só ocorre semanas após a divulgação das notas do ENEM. A USP fez um acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP) para ter acesso imediato aos resultados do ENEM. Ao contrário do que acontecia antes, em que candidatos(as) tinham que se inscrever no SISU, agora podem se inscrever diretamente na FUVEST. Assim, concorrerão diretamente a uma das vagas para a USP através dos resultados do ENEM.

Candidatos(as) só terão que entrar no site da FUVEST (VER AQUI)-, colocarem seus dados e se candidatarem a uma das vagas disponíveis no curso de sua preferência. Caso seja selecionado(a), esse(a) candidato(a) vai poder fazer a matrícula juntamente com ingressantes da FUVEST.

Confira todas as informações AQUI.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Novo Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil na USP – PAPFE-2023

A Pró-Reitora de Inclusão e Pertencimento da USP (PRIP) divulgou recentemente um vídeo contendo explicações sobre o novo Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil – PAPFE-2023”.

Além do citado vídeo, também está disponível o edital para o PAPFE 2023 que já está com o prazo de inscrições aberto.

Para consultar o edital, clique AQUI.

Para assistir ao vídeo, clique na imagem abaixo.

Para obter mais informações, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Microscópio visualiza moléculas usando elétrons em vez de luz: Ex-aluno da USP de São Carlos é o responsável pelo equipamento

Vitor Hugo Serrão, ex-aluno do Curso de Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares da USP de São Carlos, do Instituto de Física, é um dos pesquisadores especialistas que trabalham com o potente crio-microscópio recentemente instalado no novo centro de crio-microscopia eletrônica, na Universidade de Califórnia, Santa Cruz (UCSC-EUA) – o “Glacios 20 kV Transmission Electron Microscope”, um dos poucos existentes no mundo e uma ferramenta que está ajudando a revolucionar a biologia estrutural.

Este microscópio permite aos pesquisadores  visualizarem proteínas, colhendo imagens delas congeladas em um fino filme de gelo. A operação consiste em colocar uma pequena gota que contém a proteína em uma pequena grade de metal de 3 milímetros de diâmetro. Essa grade é então mergulhada em etano líquido a cerca de -196 °C, congelando  tão rapidamente a amostra que  as moléculas de água vitrificam. Em seguida, essa amostra é colocada dentro do microscópio eletrônico onde um feixe de elétrons permite a formação da imagem. Ou seja, os elétrons funcionam como uma luz que, através da lente de uma sofisticada câmera, cria assim um grande conjunto de imagens que representam projeções das proteínas presentes na amostra. A partir destas projeções são construídos modelos tridimensionais que são posteriormente refinados e analisados.

As novas instalações da UCSC

O novo microscópio e as novas instalações da UCSC, gerenciadas pelo Dr. Vitor Hugo Serrão – que estão abertas para qualquer pesquisador nacional ou internacional e para empresas de biotecnologia -, foram destaques em uma das edições de dezembro de 2022 do jornal “Santa Cruz Sentinel”. Nessa edição, uma das constatações foi que  computadores poderosos ajudam a analisar milhares de imagens para serem montadas em um modelo 3D das moléculas em estudo. Esse modelo 3D, que os cientistas chamam de “estrutura resolvida”, pode ser usado para projetar medicamentos ou aprender sobre doenças, dando como exemplo a imagem da proteína presente na superfície do coronavírus – aquela que apareceu em todos os artigos sobre o COVID-19 nos últimos dois anos. De fato, essa imagem foi gerada usando crio-microscopia eletrônica. Foi um dos principais motivos pelos quais os pesquisadores foram capazes de projetar tratamentos e vacinas de forma tão rápida, mostrando-se muito mais rápida e automatizada do que as técnicas tradicionais, como a cristalografia de proteínas e difração de raios-X.

O pesquisador da UCSC, Vitor Hugo Serrão, junto ao “Glacios Cryo-Transmission Electron Microscope”. (Foto – Elise Overgaard – Santa Cruz Sentinel)

A importância de entender a estrutura de moléculas

Sabendo-se que as proteínas estão na pele, sangue, ossos e em todos os outros tecidos do corpo, elas controlam seu relógio biológico, estão envolvidas em doenças, movimentam os músculos e ativam todos os sentidos, mesmo sendo muito, muito pequenas. Para referência, o diâmetro de um cabelo humano é de cerca de 100.000 nanômetros, enquanto o diâmetro de uma única proteína é em média de cerca de 5 nanômetros.

Em declarações ao citado jornal, o pesquisador Vitor Hugo Serrão confirmou a importância do novo microscópio, afirmando: “Se queremos entender a biologia, que é a ciência que estuda a vida, é importante entender a estrutura de moléculas”. De fato, os biólogos estruturais estudam as formas das proteínas, sendo que a forma determina a função. Proteínas que têm a forma original alterada podem causar doenças, como Alzheimer e Parkinson, e a maioria das drogas são baseadas nas formas das  proteínas alvo. Mas, para estudar as estruturas das proteínas, os cientistas precisam ser capazes de observá-las, algo que o novo microscópio faz com extrema eficiência e rapidez, projetando-se como uma nova ferramenta para avançar nas mais complexas pesquisas.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Pesquisa/tratamento – Chamada de voluntárias com distúrbios do sono

(Créditos: UCLA)

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), através de seu Grupo de Óptica e do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), está promovendo uma chamada de pesquisa para trinta mulheres voluntárias com idades entre 30 e 50 anos, que tenham distúrbios no sono.

Esta chamada visa desenvolver e avaliar um tratamento para distúrbios do sono com base na aplicação de laser e ultrassom, visando restabelecer os padrões de qualidade nas pessoas que sofrem com esse problema.

As trinta mulheres voluntárias serão divididas em dois grupos de quinze: o primeiro grupo será constituído por voluntárias que tomam medicamentos controlados, enquanto o segundo grupo será composto por voluntárias que não fazem uso de medicamentos controlados.

Não poderão se candidatar grávidas, pessoas com marca-passo e com histórico oncológico.

Esta pesquisa estará sob a responsabilidade do pesquisador do IFSC/USP, Dr. Antonio Aquino, com supervisão do Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, sendo que as inscrições para esta chamada poderão ser feitas através do telefone da Unidade de Terapia Fotodinâmica / Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, pelo telefone (16) 3509-1351.

Assessoria de Comunicação IFSC/USP

“Brazilian School and Workshop on Statistical Mechanics – Recent Developments” – 23 a 27 de janeiro de 2023

Com os patrocínios da FAPESP, Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP e Universidade de São Paulo (USP), realiza-se entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2023, nas instalações do IFSC/USP, o “Brazilian School and Workshop on Statistical Mechanics – Recent Developments”, uma Escola dedicada às comunidades científicas das áreas de teoria de matéria condensada e física estatística, cujo foco se irá concentrar em descrever matematicamente fenômenos complexos em sistemas fortemente interativos, reunindo os pesquisadores em um ambiente onde os conceitos e técnicas possam ser disseminados e discutidos.

Esta Escola – integralmente apresentada em idioma inglês – contará com três minicursos na fronteira das áreas de física estatística e matéria condensada, bem como um workshop, atividades estas que procurarão promover novas linhas de pesquisa e angariar mais colaborações através do leque de tópicos que irão ser abordados, como, por exemplo: supercondutividade não convencional, transições de fase, líquidos de spin, dinâmica de sistemas quânticos fechados e dinâmica de sistemas clássicos de não equilíbrio, entre outros.

Para conferir o programa dos Minicursos, clique AQUI.

Para conferir o programa do Workshop, clique AQUI.

Para assistir ao vivo pelo Canal Youtube do IFSC/USP, clique AQUI.

Para se inscrever neste evento, clique na imagem abaixo.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

IFSC EM PROL DA SOCIEDADE

INFO COVID-19

  • Programa USP VidaConheça o programa
    USP Vida

  • Ações IFSC - COVID-19Ações do IFSC frente
    ao COVID-19

EVENTOS

COLÓQUIOS E SEMINÁRIOS

NOTÍCIAS

USP passa a utilizar sistema próprio de ingresso a partir de notas do ENEM

ENEM/USP substitui o SISU e alunos se inscrevem diretamente na FUVEST A partir de agora, a Universidade de São Paulo (USP) institui uma nova forma de seleção em seu vestibular, substituindo o Sistema de Seleção Unificada (SISU) pelo denominado ENEM/USP. Com essa medida, sincroniza-se o calendário dos aprovados pela FUVEST e através do ENEM. Esta […]

Novo Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil na USP – PAPFE-2023

A Pró-Reitora de Inclusão e Pertencimento da USP (PRIP) divulgou recentemente um vídeo contendo explicações sobre o novo Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil – PAPFE-2023”. Além do citado vídeo, também está disponível o edital para o PAPFE 2023 que já está com o prazo de inscrições aberto. Para consultar o edital, clique AQUI. Para […]

Microscópio visualiza moléculas usando elétrons em vez de luz: Ex-aluno da USP de São Carlos é o responsável pelo equipamento

Vitor Hugo Serrão, ex-aluno do Curso de Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares da USP de São Carlos, do Instituto de Física, é um dos pesquisadores especialistas que trabalham com o potente crio-microscópio recentemente instalado no novo centro de crio-microscopia eletrônica, na Universidade de Califórnia, Santa Cruz (UCSC-EUA) – o “Glacios 20 kV Transmission Electron Microscope”, […]

IFSC EM PROL DA SOCIEDADE

INFO COVID-19

  • Programa USP VidaConheça o programa
    USP Vida

  • Ações IFSC - COVID-19Ações do IFSC frente
    ao COVID-19

EVENTOS

COLÓQUIOS E SEMINÁRIOS

Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..