NOTÍCIAS

Professores do ensino médio aprendem a utilizar o “Arduíno” em Ciências

Organizado pelo IFSC/USP, em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, trinta e cinco professores de escolas pertencentes à rede de ensino público de São Carlos participaram nos dias 11 e 12 deste mês de um curso de capacitação sobre a utilização do Arduíno em Ciências, atendendo a que esses docentes são os orientadores dos clubes de ciências das escolas que participarão na Feira de Ciência e Tecnologia, em São Carlos, um evento que está sendo organizado pelo CEPOF/IFSC e Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, e que ocorrerá no próximo mês de outubro.

Através de kits científicos específicos desenvolvidos pelo CEPOF e que serão entregues gratuitamente às escolas de São Carlos, os alunos, supervisionados por seus professores, terão a possibilidade de desenvolver vários tipos de projetos a partir dos conhecimentos aplicados através da plataforma Arduíno e apresentá-los na Feira.

Profª. Silvana Belloti

Com o imprescindível apoio na área da coordenação técnica do evento, por parte do técnico dos Laboratórios de Ensino de Física de nosso Instituto, Antenor Fabbri Petrilli Filho, e de Daniele Santini Jacinto, que coordenou a montagem de toda a infraestrutura computacional, o docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Luiz Antônio de Oliveira Nunes, foi o ministrante do curso, tendo destacado o quanto os professores estiveram empenhados, interessados e ansiosos por aprender tudo sobre o Arduíno ao longo das 16 horas que durou a capacitação, que incluiu conceitos teóricos e práticos.

A Diretoria de Ensino da Região de São Carlos fez-se representar por sua Coordenadora, Profª Silvana Belloti, que acompanhou de perto todo o curso.

O Arduíno é uma plataforma computacional de prototipagem eletrônica de hardware livre e que pode ser usado para elaborar qualquer projeto, desde o mais fácil até o mais complexo, podendo, inclusive, ser utilizado para interagir com luzes, motores ou os mais variados objetos eletrônicos.

 

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

IFUSP convida para o lançamento de seu Acervo Histórico Digital

Realiza-se no próximo dia 20 do corrente mês, no Auditório Adma Jafet – Instituto de Física da USP (IFUSP), o lançamento do Acervo Histórico Digital do IFUSP, idealizado pela Profa. Amélia Império Hamburger, que coordenou atividades intermitentes do Projeto Memória do IFUSP voltadas à organização arquivística, inventário analítico, acondicionamento e divulgação da documentação do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) e do Acervo Mário Schenberg.

A FFLC da USP, criada em 1934, foi um ponto de inflexão na história brasileira, tendo se tornado um centro de referência na produção de conhecimentos. A documentação existente contempla tanto o período inicial quanto as décadas seguintes, quando as primeiras gerações de físicos brasileiros formados na USP passaram a ser responsáveis pela condução da instituição. Torna-se assim uma documentação de grande importância, sendo utilizada por pesquisadores em História das Ciências.

Há cerca de um ano, deu-se início ao processo de digitalização desta documentação. No total, foram digitalizados 3.750 documentos, totalizando 8.543 páginas. O projeto, coordenado pelos Profs. Ivã Gurgel (IF) e Edson Satoshi Gomi (EP), contou com importante apoio especializado, no qual se destaca o trabalho da historiadora Walkiria Fucilli Chassot, responsável pela catalogação e coordenação executiva, e da equipe da empresa Mercúrio Digitalizações LTDA, que na pessoa de Roberto Fray desenhou o processo de digitalização.

Todo o trabalho somente foi possível por conta da dedicação intensa de três estudantes de Física e jovens historiadores das ciências que realizaram todo o processo: Artur Correia Alegre, Barbra Miguele de Sá e Carlos Alberto Chaves.

Fica assim o convite para que todas e todos interessados em História da Física do Brasil participem do evento de lançamento do Acervo Histórico Digital do Instituto de Física da USP, cuja programação está organizada da seguinte forma:

14hs – Abertura: Marcos Nogueira Martins (Diretor do IFUSP).

14h15 – A História da Física no Brasil: Perspectivas de Pesquisa: Olival Freire Jr (UFBA) e Antônio Augusto Passos Videira (UERJ).

16hs – O Acervo Histórico do IFUSP e o Projeto de Digitalização: Walkíria Chassot, Roberto Fray e Ivã Gurgel.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do IFUSP)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Inscrições abertas: “Prêmio Jovem Cientista – 2018” (CNPq)

Estão abertas até 31 de julho as inscrições para a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, evento instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho e com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário e do Banco do Brasil.

Tendo como tema Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social, com o objetivo de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no País e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade, este Prêmio é aberto à participação de mestres, doutores, estudantes de ensino superior e ensino médio, sendo que os vencedores irão ganhar bolsas de estudo do CNPq no valor total correspondente a R$ 775 mil.

Para concorrer, os interessados deverão seguir uma das linhas de pesquisa especificadas no regulamento, que deverá ter, preferencialmente, aplicação prática voltada para a solução de problemas concretos sobre o tema.

No caso de mestres, doutores e estudantes de ensino superior, serão aceitos somente trabalhos já concluídos com resultados finais.

Para obter mais informações e/ou se inscrever neste Prêmio, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Prof. Vanderlei Bagnato (IFSC/USP) discursa no Senado Federal

Presidida pelo Senador Hélio José (Pros-DF), a Comissão Senado do Futuro realizou nesta quinta-feira (07/06) dentro da série 2022: o Brasil que queremos, a sexta audiência pública, cuja abordagem foi para o empreendedorismo e as pequenas empresas.

Na circunstância, foram convidados para debater a realidade brasileira no que concerne a empreendedorismo e inovação, os professores Sanderson Barbalho, da Universidade de Brasília (UnB), Vanderlei Bagnato, atual diretor do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), e Tales Andreassi, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que avaliaram o momento atual e propuseram alternativas para o setor.

Coube ao Senador Hélio José abrir a audiência, tendo recordado que, com o atual sucateamento do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o Brasil leva em média 11 anos para aprovar uma patente. Na área de telecomunicações, uma patente brasileira leva 14 anos para ser concedida. Isso sem falar na burocracia e nos impostos, que prejudicam as iniciativas de empreendedorismo. Nesse sentido, Hélio José colocou a questão de como fazer que as inovações cheguem ao mercado brasileiro e mundial?

O Senado aprovou o PLS 150/2016, que permite empresas abrirem em 2 dias e fecharem em 5 dias. Agora está na Câmara dos Deputados, onde já foi aprovado em uma comissão e aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça. Para o Presidente da Comissão, é preciso que os parlamentares entendam a urgência da desburocratização para se apoiar a recuperação da economia, sendo que o empreendedorismo precisa dessa agilidade.

Em sua fala, o Prof. Vanderlei Bagnato enfatizou a importância do empreendedor e o perfil que o mesmo deve ter, sendo que o otimismo é base fundamental. Em sua intervenção, o Diretor do IFSC/USP sublinhou o fato de que em um milhão de ideias que nasce na cabeça de um empreendedor, apenas mil se transformam em prova de princípios, dessas apenas cem se tornam protótipos, sendo que desse reduzido total apenas uma se torna realidade para se transformar em produto.

Para Bagnato, o Brasil precisa ter milhares de pessoas pensando, para que cada uma delas gere uma ideia que chegue ao mercado.

Para assistir à reportagem da TV Senado sobre este tema, clique AQUI.

Para acompanhar um dos momentos mais importantes da apresentação que o Prof. Vanderlei Bagnato fez no Senado Federal, clique na imagem.

(Imagens TV Senado / Youtube)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

IFSC EM PROL DA SOCIEDADE

EVENTOS

COLÓQUIOS E SEMINÁRIOS

NOTÍCIAS

Professores do ensino médio aprendem a utilizar o “Arduíno” em Ciências

Organizado pelo IFSC/USP, em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, trinta e cinco professores de escolas pertencentes à rede de ensino público de São Carlos participaram nos dias 11 e 12 deste mês de um curso de capacitação sobre a utilização do Arduíno em Ciências, atendendo a que esses docentes […]

IFSC EM PROL DA SOCIEDADE

EVENTOS

COLÓQUIOS E SEMINÁRIOS

Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..