E.E Jesuíno de Arruda conquista “Prêmio Ciência para Todos”

A equipe do Ensino Fundamental da E.E Jesuíno de Arruda (São Carlos) foi uma das seis vencedoras da terceira edição do “Prêmio Ciência para Todos”, uma iniciativa da FAPESP e da Fundação Roberto Marinho. De fato, foi surpreendente a participação das escolas de São Carlos nas categorias de Ensino Básico e Ensino Médio nesta edição […]

E.E Jesuíno de Arruda conquista “Prêmio Ciência para Todos”

A equipe do Ensino Fundamental da E.E Jesuíno de Arruda (São Carlos) foi uma das seis vencedoras da terceira edição do “Prêmio Ciência para Todos”, uma iniciativa da FAPESP e da Fundação Roberto Marinho. De fato, foi surpreendente a participação das escolas de São Carlos nas categorias de Ensino Básico e Ensino Médio nesta edição […]

EVENTOS

COLÓQUIOS E SEMINÁRIOS

NOTÍCIAS

Concerto com a Orquestra de Estudantes da FFCLRP-USP e solistas convidados na Sede-Social do São Carlos Clube (Avenida)

Na sequência da “Série de Concertos USP” que assinala, desde março último, as comemorações dos 30 anos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a USP Filarmônica apresenta no próximo dia 30 de outubro, às 20h00, na sede-social do São Carlos Clube – Av. São Carlos, 1919 -, atendendo a que, por motivos técnicos, este concerto não se poderá realizar no Saguão do Centro de Convenções localizado na Área-2 do Campus USP São Carlos.

Assim, em seu penúltimo concerto, a USP Filarmônica apresentará a “Orquestra de Estudantes da FFCLRP-USP” sob a regência do Maestro Lucas Eduardo da Silva Galon e com a participação dos solistas Raquel Paulin (soprano), Juliana Taino (mezzo-soprano) e Samuel Silva (violoncelo).

Neste concerto serão interpretadas as seguintes obras:

Homero de Sá Barreto (1884-1924)

Romance para violoncelo solo e orquestra – com orquestração de Lucas Eduardo da Silva Galon;

Anônimo pradense do século XIX

Duas Modinhas Pradensespesquisa de Adhemar Campos Filho e George Olivier Toni (Lira Ceciliana de Prados, MG), com harmonização e orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi;

Lucas Eduardo da Silva Galon (*1980)

Busque Amor Novas Artes, Novo Engenho para mezzo-soprano solista – soneto de Luís Vaz de Camões (ca.1524-1579 ou 1580);

Claudio Santoro (1919-1989)

Com poemas de Vinícius de Moraes (1913-1980) e orquestrações de Rubens Russomanno Ricciardi

– Amor em Lágrimas para mezzo-soprano solista;

– Ouve o Silêncio para soprano solista;

Rubens Russomanno Ricciardi (*1964)

Agora que Sinto Amor para soprano solista – com poema de Fernando Pessoa (1888-1935);

Henrique Alves de Mesquita (1830-1906)

Os Beijos de Frade – Lundum para soprano solista – com letra de Eduardo Diniz Villas-Boas (?-1891) e arranjo de Rubens Russomanno Ricciardi;

Dolores Duran (1930-1959)

A Noite do Meu Bem para soprano solista – com orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi;

José Gustavo Julião de Camargo (*1961)

Venid a Sospirar para mezzo-soprano solista – invenção musical sobre canção do século XVI: Venid a Sospirar al Verde Prado do Cancioneiro de Elvas, Portugal;

Rubens Russomanno Ricciardi (*1964)

Lilia, oh Lilia! – Minueto para mezzo-soprano solista – com poema do cancioneiro de Domingos Caldas Barbosa (Lereno Selinuntino) (ca.1740-1800);

Lundum da Nhanhazinha para mezzo-soprano solista, com cantus firmus de Gilberto Mendes (1922-2016) e poema do cancioneiro de Domingos Caldas Barbosa (Lereno Selinuntino) (ca.1740-1800);

Lupcínio Rodrigues (1914-1974)

Felicidade para soprano e mezzo-soprano solistas – com orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi;

Raquel Paulin (soprano) – formada pela Escola Municipal de Música de São Paulo, foi premiada no Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. Vem atuando, em especial, como solista no Theatro São Pedro e no Theatro Municipal, em São Paulo, em inúmeras récitas de ópera e concertos sinfônicos. No seu repertório constam papéis como Lucy, na ópera The Telephone de Gian Carlo Menotti; Lauretta, em Gianni Schicchi de Giacomo Puccini; e Cecy, em Il Guarany de Antônio Carlos Gomes. Recentemente, atuou como solista das orquestras de Campinas e do Paraná, bem como da USP Filarmônica, em especial pela 56º edição do Festival Música Nova “Gilberto Mendes”, em Ribeirão Preto.

Juliana Taino (mezzo-soprano) – graduada pela Faculdade de Artes Alcântara Machado em São Paulo. Integrou o Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo e a Academia de Ópera do Theatro São Pedro. Venceu os concursos Jovens Solistas da Fundação Clóvis Salgado, Maria Callas, Linus Lerner e da Academia de Ópera de Florença. Atuando desde 2011, já foi solista, entre outros, do Theatro Municipal de São Paulo, do Palácio das Artes em Belo Horizonte e do Theatro São Pedro em São Paulo. Em 2023, debutou no Festival de Ópera do Amazonas com Anna Bolena (Donizetti) e no Teatro Colón de Buenos Aires em Il Turco in Italia.

Samuel Eduardo da Silva (violoncelo) – iniciou seus estudos no Projeto Guri, com Ladson Bruno Mendes e Robson Fonseca. Licenciado em música pelo Centro Universitário Claretiano, é hoje bacharelando pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP (na classe do professor André Micheletti) e mestrando pela UFRN (sob orientação de Fabio Presgrave). Atualmente leciona na ALMA (Academia Livre de Música e Artes – Polo Guará) e CEMART (Barretos). É músico da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos e bolsista da USP Filarmônica.

O Maestro:

Lucas Eduardo da Silva Galon (maestro convidado) – Professor doutor do Departamento de Música da FFCLRP-USP, é compositor, multi-instrumentista, maestro e escritor/pesquisador na linha de pesquisa da Poíesis Crítica. É doutor, mestre e graduado em Música pela ECA-USP, com pós-doutorado pela FFCLRP-USP (Filô). Foi docente da UNAERP e da CECH-UFSCar. Foi diretor artístico da Academia Livre de Música e Artes (ALMA) e da Instituição Aparecido Savegnago, bem como coordena o projeto USP Música-Criança em São Joaquim da Barra. É diretor artístico do Festival Música Nova “Gilberto Mendes” e autor, entre outros, do livro Villa-Lobos – Conceitos Fundamentais, pela Fundação do Livro de Ribeirão Preto. Recentemente, numa parceria da ALMA com a USP Filarmônica, regeu a sua ópera The Young King (com libreto inspirado em obra de Oscar Wilde) em estreia mundial.

Os ingressos antecipados para este concerto – com entrada livre e gratuita – estarão sendo distribuídos no dia 29 de outubro, na Assessoria de Comunicação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) entre as 09h00/11h30 e 14h00/17h30, e no dia do evento, na sede-social do São Carlos Clube – Av. São Carlos, 1919, entre as 18h30/19h55.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

USP sedia Feira de Ciências regional

Profa. Yvonne Mascarenhas, com o Clube de Ciências que a homenageou

No sábado, 19 de outubro, foi realizada a Feira de Ciências da Diretoria Regional de Ensino – São Carlos 2024, no Centro de Convenções da USP, Área 2. A Feira recebeu estudantes e professores de 46 escolas, provenientes de 7 municípios, geridos pela Diretoria de Ensino. Ao longo do ano foram formados 160 Clubes de Ciências nas escolas, os quais apresentaram seus experimentos na Feira, que recebeu cerca de 15 mil visitantes. O tema principal dos experimentos foi a Agenda 2030 da ONU, que promove o desenvolvimento ambiental sustentável, além da erradicação da pobreza e da promoção de vida digna para todos.

Um dos Clubes de Ciências, da EE Prof. Gabriel F. do Amaral, apresentou o tema “Tributo à Profa. Yvonne Primerano Mascarenhas”, renomada cientista brasileira, e uma das pioneiras na fundação do então Instituto de Química e Física de São Carlos (IFQSC), da Universidade de São Paulo.

Organizadores da Feira de Ciências: José Marcos Alves, Wilma Barrionuevo, Debora Blanco e Nelma Bossolan

Grande oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2001, Yvonne foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Departamento de Física da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), em 1956. Desde então, destacou-se como pesquisadora e educadora, tanto em níveis de graduação quanto no importante trabalho que sempre desempenhou como Coordenadora de Difusão e Popularização da Ciência, atividade que exerce ainda hoje, aos 93 anos de idade, inspirando milhares de estudantes e professores em suas trajetórias acadêmicas. Durante o evento da Feira de Ciências, a Prof. Yvone foi levada até o Clube de Ciências que a homenageou e todos ficaram bastante comovidos. Os estudantes do Clube produziram desenhos e gravuras da professora, baseados em fotos que capturam diferentes momentos de sua trajetória acadêmica, além de terem produzido paineis ilustrativos e um vídeo com teor histórico.

A Feira de Ciências de 2024 foi organizada pelos seguintes educadores: Dirigente Débora Gonzalez Costa Blanco e supervisora de ensino Dra. Marília Faustino, da Diretoria Regional de Ensino; Dra. Wilma Barrionuevo. Coordenadora Executiva do EduSCar; Dra. Nelma Bossolan, Diretora do CDCC-USP; Dra. Leila Beltramini e Dra. Gislaine Costa, do EIC-CIBFAR-USP, e o Dr. José Marcos Alves, do GEAS-USP. Contou, ainda, com importante apoio das seguintes Instituições: FAPESP, CNPq, CDCC, Instituto Angelim, PUSP SC, GEAS-USP SC e PRCEU-USP.

O EduScar consiste em uma parceria promovida por coordenadores de CEPIDs/Fapesp e INCTs/CNPq. Destacam-se os renomados pesquisadores doutores Edgar Zanotto, Glaucius Oliva, Vanderlei Bagnato, José Alberto Cuminato (Poti), Deisy G. de Souza, Marco Henrique Terra, Euclydes Marega Jr e Arlene G. Corrêa, os quais uniram-se a outros pesquisadores em prol da melhoria de ensino na região de São Carlos e do país. A coordenadora executiva é a Dra. Wilma Barrionuevo, que desenvolve as atividades educacionais com as escolas da região de São Carlos.

Feira de Ciências da Diretoria Regional de Ensino – São Carlos 2024

Os Clubes de Ciências foram idealizados pelo Prof. Vanderlei Bagnato e pela Dirigente Débora Blanco.

(Texto da autoria da Drª Wilma Barrionuevo)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Vem aí o “Hacka-USP”: O maior hackathon da Universidade de São Paulo

Nos dias 09 e 10 do próximo mês de novembro, entre as 08h00 e as 19h00, o maior hackathon da Universidade de São Paulo retorna em sua sétima edição, resgatando o entusiasmo de uma comunidade sedenta por inovação.

Com novos desafios, temas repaginados e um compromisso renovado em criar soluções de impacto, o “HackaUSP” promete trazer à universidade uma efervescência tecnológica, buscando transformar a sociedade. Nesta retomada, o evento reforça seu papel pioneiro em conectar mentes criativas e empreendedoras em prol de um futuro mais inovador e engajado.

O que é o HackathonUSP?

O “HackaUSP” é uma iniciativa pioneira da Universidade de São Paulo que reúne a comunidade uspiana com um propósito transformador – desenvolver soluções tecnológicas de impacto que impulsionem a inovação dentro da universidade. Este hackathon emblemático consolidou-se ao longo dos anos como um marco de inovação, promovendo o surgimento de ideias disruptivas por meio da colaboração entre estudantes da USP.

Como funciona?

Os inscritos, reunidos em um grupo de 3 a 4 pessoas, desenvolverão uma startup destinada a resolver um problema surpresa apresentado no Hackathon, e as equipes deverão propor uma solução inovadora para solucionar a questão.

Se você é uspiano e tem até 35 anos, este convite é para você!

Não perca a chance de participar do nosso evento exclusivo.

O local do evento será na Rua Augusta, 1917 – 7º andar – Cerqueira César – São Paulo – SP, 01413-000

Se gostou da ideia, inscreva-se AQUI.

Saiba mais, clicando AQUI.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Terapia à base de luz reduz resistência de bactéria a antibióticos

Como tem sido cada vez mais difícil desenvolver antibióticos contra bactérias resistentes, cientistas do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica da USP de São Carlos buscaram enfraquecê-las de modo que as substâncias disponíveis para o tratamento tenham mais eficácia.

Conhecido como inativação fotodinâmica, o tratamento utiliza luz e um fotossensibilizador que, em contato com a luminosidade, ganha energia e inicia uma série de reações com o oxigênio no local, causando oxidação e destruindo o microrganismo ou diminuindo sua resistência aos antibióticos.

Com apoio da FAPESP, o grupo testou a estratégia em bactérias (Staphylococcus aureus) isoladas em amostras de pacientes e que podem causar desde infecções cutâneas até pneumonia.

Após cinco ciclos de tratamento, a resistência microbiana foi vencida.

Assista AQUI.

(IN: Agência FAPESP)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

IFSC EM PROL DA SOCIEDADE

Projeto pedagógico desperta o interesse das crianças pela investigação científica – Creche e Pré-Escola São Carlos – Campus USP São Carlos

A iniciativa levada a cabo pela Creche e Pré-Escola São Carlos, localizada no Campus USP de São Carlos em maio do corrente ano, levou este estabelecimento de ensino a promover uma interessante ação pedagógica junto das crianças, tendo como objetivo sensibilizá-las para o combate dos criadouros do mosquito da dengue, conforme reportagem publicada no portal […]

Novo sensor detecta paraquat e carbendazim em menos de 70 segundos – Tecnologia identifica contaminação de agrotóxicos em urina de trabalhadores rurais

Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (IFSC/USP), em colaboração com o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ) e o Hospital de Câncer de Barretos (Hospital de Amor), desenvolveram um novo sensor capaz de detectar a presença dos defensivos agrícolas paraquat e carbendazim, ainda […]

Lançamento do livro “Condutas e inovações nos cuidados com feridas crônicas”

Da autoria dos pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) Fernanda Mansano Carbinatto, Antonio Eduardo de Aquino Junior e Vanderlei Salvador Bagnato, está já disponível em formato PDF o livro “Condutas e inovações nos cuidados com feridas crônicas”, cujo foco é difundir os conceitos, características, formas de tratamentos convencionais e inovadores, neste último […]

Novas metodologias para estudo de produtos farmacêuticos – Física Quântica e Cristalografia Quântica

Com base em um estudo anteriormente realizado, pesquisadores do Laboratório Multiusuário de Cristalografia Estrutural (LAMUCRES) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), concluíram recentemente uma pesquisa que teve o foco na aplicação de novas metodologias para o estudo de produtos farmacêuticos, particularmente para tentar entender melhor como esses produtos funcionam e, em função disso, […]

Avaliação do impulso nervoso periférico e novo tratamento para redução da neuropatia periférica diabética – Condição dolorosa atinge pacientes com Diabetes Mellitus Tipo-2

A neuropatia periférica é uma complicação muito comum relacionada com diabetes e ocorre em aproximadamente 50% dos casos. A dor neuropática acomete três quartos das pessoas com neuropatia periférica diabética e é caracterizada por uma dor diferenciada, crônica, difícil de ser tratada e com poucos estudos relacionados a ela, caracterizando-se por formigamento, sensação picadas de agulha, queimação, pontadas, choques elétricos e câimbras, especialmente nos […]

Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..