NOTÍCIAS

Alunos do curso de Licenciatura fazem viagem didática

No último dia 7 de novembro, cerca de 40 alunos de duas disciplinas* ministradas por Cibelle Celestino Silva, docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, fizeram uma viagem didática a São Paulo (capital), passando por três diferentes locais: Museu Catavento, Parque da Luz e Mercado Municipal. “As viagens didáticas são a oportunidade para os alunos contextualizarem o conhecimento, interagirem entre si, e viverem novas experiências culturais, que são essenciais para cultura geral de um bom professor”, afirma Cibelle. “Além disso, acho importante também que os alunos conheçam metrópoles brasileiras. Muitos de nossos alunos são do interior do estado, e nunca tiveram essa oportunidade”.

Conforme já mencionado, um dos locais visitados foi o Museu Catavento Cultural, espaço de divulgação científica repleto de objetos e ambientes de aprendizagem interativos e informais. “Esse tipo de atividade acrescenta muito pra gente. Aprender fora do ambiente tradicional, ou seja, fora da sala de aula, torna-nos muito mais ativos, e conseguimos abrir nossas mentes para outras metodologias de ensino”, relata Mariana Omura, aluna do 1º ano do curso de Licenciatura em Ciências Exatas. “Os experimentos dos museus de ciência, que englobam diversas áreas, são realmente muito lúdicos e conseguem atingir muitas pessoas”.

Iago Ribeiro, estudante da turma de Mariana, que também participou da viagem, compartilha o mesmo entusiasmo da colega. “A filosofia de Paulo Freire prega que a educação se dá pelo contexto, e percebemos que, nesse tipo de atividade, o conhecimento sai da universidade e migra para a comunidade. Como professor, é essencial que entendamos a necessidade de sair do local tradicional de ensino e compartilhar nossos conhecimentos com a comunidade”, diz.

Como futuros professores, ambos afirmam que a visita foi muito empolgante e, de lá, tiraram diversas ideias que, no futuro, têm a intenção de inserir em sala de aula. “Como professora, eu gostaria muito de poder levar experimentos em sala de aula, para que meus alunos vejam que a Física realmente acontece em nosso dia a dia”, diz Mariana.

Iago faz coro com a colega de sala, e ressalta que atividades didáticas muito interessantes podem ser levadas até a sala de aula. “No CDCC**, por exemplo, temos a Experimentoteca, e, mediante cadastro, podemos emprestar esses kits para levar onde quisermos”, diz o estudante.

Após a visita ao Museu, os alunos também passaram pelo Parque da Luz, onde puderam prestigiar diversas esculturas de artistas brasileiros famosos, como as de Lasar Segall. Finalizando o passeio, a última parada foi no Mercado Municipal, no qual os alunos tiveram a oportunidade de experimentar o famoso sanduíche de mortadela.

*Mecânica e História da Ciência

**Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC/USP)

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP

Prof. Bagnato: membro do Conselho da Academia de Ciência do Vaticano

No início deste mês de novembro, o docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, foi eleito pelo Papa Francisco como novo membro do Conselho da Academia de Ciência do Vaticano, após permanecer desde 2012 como membro efetivo da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, por indicação do então Papa Bento XVI.

O Conselho esteve reunido na sede da Academia no dia 1º deste mês, e, por recomendação direta do Papa, foram discutidos os novos tópicos de debate para o biênio que se inicia. Segundo Vanderlei Bagnato, o Pontífice pretende o envolvimento dos acadêmicos com temas de interesse da humanidade e discutir, principalmente, como a Ciência vem enfrentando os desafios para tornar a sociedade melhor. Segundo o pesquisador, é claro para todos, inclusive para o Papa, que a ciência e os cientistas têm, em primeiro lugar, um compromisso com o avanço do conhecimento em todas as frentes, mas, além disso, deve-se procurar tornar o conhecimento científico numa componente importante na solução dos diversos problemas desafiadores enfrentados pela humanidade.

Temas como avanços de nosso entendimento sobre o Universo, a aplicação da ciência para problemas relacionados com a segurança alimentar, má nutrição e transplante de órgãos, figuram entre as discussões agendadas para as futuras reuniões. Os tópicos discutidos pela Academia do Vaticano têm tido grande repercussão no mundo científico e político. Segundo Bagnato, um dos problemas relevantes foi exatamente sobre o contrabando de órgãos para transplante, um tema debatido recentemente na Academia e que influenciou o governo da China a rever suas regras de doação dos órgãos, algo que contribuiu apara que autoridades do mundo todo passassem a olhar o problema mais de perto.

“Cada vez mais, diversas sociedades científicas do mundo têm encontrado na Academia do Vaticano um apoio para suas aspirações e propostas”, afirmou Bagnato. Recentemente, um encontro sobre ciência realizado na América Latina repercutiu muito sobre a situação caótica do financiamento científico na região. “Alertas enviados aos governantes sobre os riscos de desvalorizar a ciência em prol de outros interesses menos relevantes tem surtido efeito”, diz Bagnato, que acrescentou “Compartilho do desejo de que a ciência procure progredir sempre respeitando a liberdade dos pesquisadores, mas que estes tenham a responsabilidade de identificar, em seus achados, soluções que sirvam para resolver problemas relevantes da sociedade, sempre que possível. Este é também o principio do Vaticano, e desta forma me sinto à vontade como Conselheiro desta conceituada e respeitada Academia” conclui Bagnato.

Sendo a mais antiga e tradicional Academia de Ciência do mundo, a Pontifícia Academia de Ciência do Vaticano – fundada por Galileu Galilei, em 1603 – tem o objetivo de promover ampla discussão dos temas científicos relevantes para a humanidade, procurando assegurar que o conhecimento científico seja transformado em benefícios para o maior número de pessoas ao redor do mundo. Também está dentre seus objetivos assegurar que o desenvolvimento científico nunca ultrapasse a ética. Para fazer isto, ela conta com 80 membros vitalícios (nem todas posições ocupadas), dentre os quais estão ilustres cientistas do mundo, incluindo um elevado número de agraciados com o Prêmio Nobel.

(Com informações de Kleber Chicrala / INOF-CEPOF)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

IQSC/USP realiza 12º workshop da Pós-Graduação

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) promoverá o 12º Workshop de Pós-Graduação do IQSC, que contará com diversas palestras e apresentações orais.

Entre os palestrantes, incluem-se Carlos Gilberto Carlotti Junior, pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP e Glaucius Oliva, docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e ex-presidente do CNPq.

Todas as atividades do workshop serão realizadas no anfiteatro térreo do IQSC, com as atividades tendo início às 8h30 e término às 17 horas.

Para mais informações sobre o Workshop, clique aqui.

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP

Novos Reitor e Vice-Reitor da Universidade de São Paulo

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, nomeou ontem (13/11) os novos Reitor e Vice-Reitor da Universidade de São Paulo, nomeadamente, os Profs. Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes, que compuseram a chapa mais votada (1.092 votos) da lista tríplice resultante do último processo eleitoral, realizado no dia 30 de outubro. Em mensagem nas redes sociais, Geraldo Alckmin desejou aos novos gestores da USP “um ótimo trabalho frente a uma Universidade que é orgulho de São Paulo e do Brasil, reconhecida internacionalmente”, para um mandato que durará quatro anos (2018-2022).

Entretanto, no dia seguinte à nomeação (14/11), os novos gestores da Universidade de São Paulo divulgaram uma mensagem em que agradecem o apoio e a confiança da comunidade universitária.

Leia, a seguir, a íntegra do comunicado.

Prezadas e prezados colegas docentes, funcionários e alunos

O sr. Governador do Estado de São Paulo acabou de nos indicar para conduzir a Universidade de São Paulo (USP) nos próximos quatro anos. Agradecemos a decisão e ficamos honrados com o apoio que recebemos da comunidade da USP, por meio da Assembleia Universitária. Esse apoio e confiança nos deixam entusiasmados, sem esquecer a enorme responsabilidade que teremos à frente da Universidade.

Estamos otimistas. Os indicadores apontam que o risco financeiro foi superado e, portanto, uma nova fase se abre para a nossa Instituição. Por isso, e contando com o engajamento de todos, temos certeza que a USP irá avançar e inovar na busca da excelência nas atividades-fim em todas as áreas do conhecimento.

Queremos, também, agradecer aos colegas que participaram das outras três chapas pela oportunidade de podermos debater as ideias para o desenvolvimento da Universidade e por terem mantido o espírito acadêmico na campanha eleitoral.

Vamos todos seguir trabalhando para que a USP continue a ser um referencial de Universidade pública, gratuita e de qualidade, cada vez mais inserida na sociedade.

Cordialmente,

Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes

Antonio Carlos Hernandes e Vahan Agopyan (Créditos: Marcos Santos/USP)

O Prof. Vahan Agopyan é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica (Poli), mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela mesma instituição e PhD pela Universidade King’s College (UK). Docente da USP desde 1975, foi vice-diretor e diretor da Poli; diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo; e vice-presidente do Conselho Internacional para Pesquisa em Inovação em Edificação e Construção. O docente foi, ainda, Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP, no período de 2010 a 2014, ocupando, atualmente, o cargo de Vice-Reitor da Universidade.

No que concerne ao novo Vice-Reitor, o Prof. Antonio Carlos Hernandes é professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) desde 2008, tendo-se graduado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e obtido título de doutor em Física Aplicada pela USP, com estágio na Universidade de Gênova – Itália. É coordenador de Ensino e Difusão Científica do Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (Cepid/Fapesp), vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Materiais em Nanotecnologia e coordenador do Centro de Tecnologia de Materiais Híbridos, um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP. Hernandes foi diretor do nosso Instituto no período de 2010 a 2014, ocupando atualmente o cargo de Pró-Reitor de Graduação da Universidade.

(Com informações de Adriana Cruz – Sala de Imprensa da USP)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Colloquium diei do IFSC/USP: “Técnicas de oratória”

Realizou-se na manhã de 17 de novembro, no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Colloquium diei subordinado ao tema Técnicas de oratória, que foi apresentado por Marusa Trevisan, consultora da Soul Falante Comunicação Humanizada.

Marusa enfatizou as técnicas que ajudam a desenvolver e aperfeiçoar a comunicação em público, tendo falado sobre a importância da comunicação em qualquer profissão e fornecido informações para a elaboração de apresentações multimídia. A consultora também abordou técnicas de expressões verbais e corporais, como, por exemplo, linguagem adequada, pronúncia, voz, entonação, ritmo, vocabulário, gestos, postura, movimentação e contato visual.

A palestrante é formada em comunicação social, rádio e TV, tendo desenvolvido pós-graduação em comunicação em multimeios (cinema, vídeo e fotografia). Na televisão, exerceu os cargos de produtora de programas de varejo, editora de imagem e texto, repórter, coordenadora e apresentadora.

A Soul Falante organiza oficinas, treinamentos, palestras, rodas de conversas e consultorias a empresas e indivíduos interessados em aprimorar as habilidades de comunicação.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Eleições para escolha de Diretor e Vice do Instituto de Física de São Carlos

O próximo dia 24 de novembro será marcado pelo processo eleitoral que definirá o Diretor e Vice-Diretor do IFSC/USP para o mandato 2018-2022, eleições que decorrerão, em primeiro turno, entre as 08h e as 10h, por meio de sistema eletrônico.

Concorrerão ao pleito os integrantes de uma única chapa inscrita, na circunstância, a constituída pelos Profs. Drs. Vanderlei Salvador Bagnato e Igor Polikarpov, docentes que já tiveram a oportunidade de apresentar suas linhas programáticas à comunidade do IFSC/USP em sessão realizada no Auditório “Prof. Sergio Mascarenhas”, no dia 13 do corrente mês.

Para acessar o Edital referente a este processo eleitoral, clique AQUI

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

ACONTECEU NO IFSC

O programa computacional que analisa narrativa de textos

Reconhecer os textos de seus escritores preferidos pode ser uma tarefa fácil para algumas pessoas. O estilo da narrativa, o uso de certas palavras, a descrição dos personagens, entre outras características de famosos textos literários, podem dar pistas sobre os autores e sobre a época que um texto foi produzido, mas, muitas vezes, essas características […]

Grande entrevista com a Profa. Yvonne Primerano Mascarenhas

Em entrevista de fundo e exclusiva ao programa Na Fronteira do Conhecimento (Canal 10 NET São Carlos – TV-CEPOF), a pioneira do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas, traça a sua trajetória profissional até aos dias atuais, revela pequenos pormenores de sua vida e responde a questões previamente colocadas por […]

Como pesquisadora visa ao diagnóstico de doenças ligadas ao envelhecimento

Há alguns anos, o uso de luz para o diagnóstico de doenças relacionadas ao envelhecimento tem sido o principal objetivo do pós-doutorado* da Dra. Fernanda Rossi Paolillo, pesquisadora do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que executa estudos visando à detecção de osteoporose (doença que enfraquece os ossos) e diabetes […]

NOTÍCIAS

Alunos do curso de Licenciatura fazem viagem didática

No último dia 7 de novembro, cerca de 40 alunos de duas disciplinas* ministradas por Cibelle Celestino Silva, docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, fizeram uma viagem didática a São Paulo (capital), passando por três diferentes locais: Museu Catavento, Parque da Luz e […]

Prof. Bagnato: membro do Conselho da Academia de Ciência do Vaticano

No início deste mês de novembro, o docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, foi eleito pelo Papa Francisco como novo membro do Conselho da Academia de Ciência do Vaticano, após permanecer desde 2012 como membro efetivo da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, por indicação do então Papa Bento XVI. O Conselho […]

IQSC/USP realiza 12º workshop da Pós-Graduação

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) promoverá o 12º Workshop de Pós-Graduação do IQSC, que contará com diversas palestras e apresentações orais. Entre os palestrantes, incluem-se Carlos Gilberto Carlotti Junior, pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP e […]

ACONTECEU NO IFSC

Grande entrevista com a Profa. Yvonne Primerano Mascarenhas

Em entrevista de fundo e exclusiva ao programa Na Fronteira do Conhecimento (Canal 10 NET São Carlos – TV-CEPOF), a pioneira do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas, traça a sua trajetória profissional até aos dias atuais, revela pequenos pormenores de sua vida e responde a questões previamente colocadas por […]

Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..