NOTÍCIAS

São Paulo School on Modern Topics in Biophotonics

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) organiza entre os dias 20 e 29 de março de 2019 a São Paulo School of Advanced Science on Modern Topics in Biophotonics, um dos mais importantes eventos científicos inseridos na Escola São Paulo de Ciência Avançada, apoiada pela FAPESP, e cujas inscrições se encontram abertas até dia 01 de fevereiro do próximo ano.

Tendo como público-alvo alunos de pós-graduação e pesquisadores em início de carreira (pós-doutorados), a Escola apresentará e discutirá temas de relevância na área de Biofotônica, a saber: Óptica Tecidual / Microscopia e Imagem / Nanomedicina / Neurofotônica / Terapia Fotodinâmica / Biossensores / Diagnóstico e Tratamento do Câncer / Técnicas não lineares / Técnicas de Espectroscopia, tendo como coordenadora a docente e pesquisadora de nosso Instituto, Profª Cristina Kurachi.

Renomados pesquisadores nacionais e estrangeiros, oriundos da África do Sul, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Israel, Portugal e Brasil, estarão presentes como palestrantes num evento que facultará o intercâmbio de conceitos científicos e avanços tecnológicos na área da Óptica Biomédica e áreas correlatas.

Para obter mais informações, clique AQUI.

Para fazer sua inscrição neste importante evento, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Inscrições para Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Estão abertas, até o próximo dia 28 de janeiro, as inscrições no cadastro reserva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com foco para os alunos que estiverem cursando Licenciatura em Matemática, ou Licenciatura em Ciências Exatas (núcleo geral ou habilitação em Matemática e/ou Física) na USP em São Carlos e que tenham concluído até 60% de seus cursos.

Para os licenciandos, o PIBID oferece uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 e, durante o período de sua vigência, o bolsista deve se dedicar, no mínimo, 32 horas mensais às atividades. O processo de seleção dos candidatos será baseado em critérios classificatórios que envolvem análise de carta de motivação e entrevista e quem se inscrever no citado cadastro poderá participar dos futuros processos de seleção, caso haja vagas remanescentes no Programa.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob a orientação conjunta de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

O PIBID é uma iniciativa que visa o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica e serão concedidas bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior, em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Para obter mais informações, clique AQUI e acesse o edital.

(Com informações da Assessoria de Comunicação ICMC/USP)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

IFSC/USP – Seminário Especial com pesquisador do Politécnico de Milão

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) realizou no dia 14 do corrente mês, pelas 10h30, na Sala-F210, um seminário especial subordinado ao tema Espectroscopia bidimensional eletrônica aplicada a materiais orgânicos fotovoltaicos e outros sistemas -conjugados, com a participação do Dr. Franco Valduga de Almeida Camargo, docente e pesquisador do Departamento de Física – Politécnico de Milão (Itália).

Em sua apresentação, o palestrante começou por dar enfoque ao fato da espectroscopia eletrônica bidimensional (2DES) ser uma extensão de técnicas de bombeio-prova ressonantes, capaz de oferecer simultaneamente alta resolução temporal e também de frequência de excitação. Isso é obtido usando um par de feixes de bombeio ultracurtos com casamento de fase entre si. Medindo então o sinal de terceira ordem em um espectrômetro em função do atraso entre os dois bombeios, é possível recuperar a frequência de excitação dos sinais não lineares emitidos usando transformadas de Fourier, sem comprometer a resolução temporal entre bombeio e prova. Essa técnica é também análoga a técnicas de eco de fótons, sendo, portanto, ideal para recuperar informação, tanto da dinâmica ultrarrápida como dos mecanismos de alargamento de linha de materiais com espectros de absorção congestionados.

Neste seminário, Franco Camargo apresentou uma introdução sobre 2DES, incluindo duas abordagens diversas para a sua implementação experimental: uma em geometria de grade transiente heterodinada e outra na geometria de bombeio-prova, usando um interferômetro birrefringente. Foram discutidos, também, alguns dos artigos que trouxeram notoriedade à técnica de 2DES, mostrando evidências de fenômenos quanticamente coerentes em biologia, apresentando resultados recentes sobre coerências quânticas em 2DES.

A maior parte do seminário foi dedicada a estudos de espectroscopia ultrarrápida em materiais orgânicos -conjugados e/ou fotovoltaicos, incluindo uma reação de conformação em um dímero de porfirinas, termalização de portadores de carga em perovskitas e separação de carga em bulk-heterojunctions com novos aceptores de elétrons.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

IFSC/USP conquista prêmio em segurança de computadores

Patterns and pseudo-ramdomness using complex systems. Este foi o título do trabalho apresentado no XVIII Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg18), realizado entre os dias 22 e 25 de outubro último, na cidade de Natal (RN), da autoria da Pós-Doutoranda Jeaneth Machicao e do Prof. Odemir Bruno, ambos pesquisadores do IFSC/USP, vencedor do Prêmio de Melhor Tese no Concurso de Teses e Dissertações
(CTDSeg-2018) lançado no citado evento e organizado pela Sociedade Brasileira de Computação.

Jeaneth Machicao fez sua graduação em engenharia de sistemas no Peru, seu país natal. A colaboração entre seus professores César Beltrán e Juan Carlos Gutierrez, e o docente e pesquisador de nosso Instituto, Prof. Dr. Odemir Bruno, facilitou – e muito – a opção que tomou em prosseguir sua pós-graduação no Brasil, nomeadamente no IFSC/USP, no curso de Física Computacional. Concluído seu mestrado, Jeaneth avançou para o doutorado e, com firme convicção, avançou ainda mais e neste momento já está no seu pós-doutorado, tendo como meta e sonho tornar-se docente no IFSC/USP.

Em outubro último, por iniciativa e em colaboração estreita com o Prof. Odemir Bruno, Jeaneth participou com seu trabalho de doutorado no concurso acima descrito, tendo vencido o Prêmio de Melhor Tese no Concurso de Teses e Dissertações (CTDSeg-2018). A jovem pesquisadora salienta que quando da apresentação de sua defesa de tese, a banca avaliadora sugeriu que seu trabalho pudesse ser apresentado em algum concurso inserido na temática, exatamente pela qualidade científica do mesmo. “Foi uma tese abrangente que incluiu os tópicos relativos à segurança de informação, criptografia e inteligência artificial, daí que eu tenha escolhido levar para o concurso a segurança de informação”, sublinha Jeaneth, até porque, segundo nossa entrevistada, a temática constitui um dos principais temas do mundo moderno.

“Na minha tese, eu e o Prof. Odemir trabalhamos afincadamente no sentido de criar um método que explorasse a teoria do caos para extrair melhores propriedades aleatórias, isso porque os números aleatórios são bastante utilizados em diversas aplicações no cotidiano, como, por exemplo, em bancos, estruturas militares, etc., com aplicação também muito forte no campo da criptografia, já que é necessário adquirir números aleatórios confiáveis. Na minha apresentação, inserida no concurso, abordei a forma como extrair melhores propriedades aleatórias de sistemas baseados na teoria do caos, de tal forma que possam ser exploradas as propriedades para a criptografia, tendo em vistas a impossibilidade de quebrar códigos”, pontua a pesquisadora.

Em sua apresentação pública oral, Jeaneth concentrou-se ao máximo para, de uma forma serena, mas incisiva, explicar todos os conceitos de seu trabalho para uma plateia constituída apenas por pesquisadores do sexo masculino. “Curiosamente, no final de minha apresentação não fizeram muitas perguntas, o que de certa forma me tranquilizou, já que fiquei com a certeza de que tinha sido objetiva, até porque o modelo que apresentei pode ser aplicado de forma imediata, mediante alguns ajustes relacionados com a rapidez da resposta, algo que eu e o Prof. Odemir já estamos trabalhando. Já na entrega do prêmio, que ocorreu também no evento, fui abordada por diversos professores que se mostraram muito entusiasmados com o nosso trabalho, tendo mostrado desejo de firmar parcerias acadêmicas, algo que me deixou muito feliz”, conclui Jeaneth, que prossegue seu caminho em ascensão.

Para conferir o trabalho de Jeaneth Machicao, clique AQUI.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

IFSC/USP lança chamada para profissionais da área da saúde

O IFSC/USP abriu uma chamada para profissionais da área da saúde (fisioterapia, enfermagem e educação física), que tenham interesse em fazer parte de equipe multiprofissional para atuar em projetos clínicos de pesquisa, tendo em atenção que a participação não é para período integral.

Para participar da seleção, é necessário encaminhamento de currículo para o e-mail antonioaquino@ifsc.usp.br. O prazo para envio será entre os dias 12/12/2018 e 30/12/2018.

A atuação não é remunerada e a carga horária não é integral, havendo apenas a disponibilidade para adequar-se a horário de atendimento dos projetos.

Os projetos clínicos desenvolvidos pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), em parceria com a Unidade de Terapia Fotodinâmica da Santa Casa da Misericórdia de São Carlos tem por objetivo o atendimento clínico e o desenvolvimento de novas tecnologias/metodologias para o tratamento de doenças crônicas.

(Imagens: ThinkStock/iStock / IFSC)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Conferindo o “Microsoft Excel para Cientistas” – Canal “Oficiência”

O principal objetivo de gravar os vídeos que compuseram a playlist Microsoft Excel para Cientistas, do Canal Oficiência, foi apresentar para os interessados uma ferramenta simples e largamente disponível que, diferentemente do que muitos pensam, é capaz de fazer muito mais coisas do que apenas organizar dados ou realizar cálculos simples.

As versões mais atuais da ferramenta, que evoluíram da primeira versão lançada há mais de trinta anos, apresentam funcionalidades bastante robustas no que se refere à visualização gráfica de dados e cálculos elaborados que podem simular praticamente qualquer problema em Física que tenha solução analítica.

Além disso, com etapas simples, pode-se analisar conjuntos de dados obtidos experimentalmente com rotinas que podem ser facilmente automatizadas na própria interface do programa. A integração nativa do Excel com o Visual Basic for Applications (VBA) oferece inúmeras possibilidades de estabelecimento de conexão em tempo real com sistemas que realizam coletas de dados.

Um exemplo, tratado recorrentemente no Canal Oficiência é a integração com o Arduino. Isso, somado à automatização das operações que a interface possibilita estabelecer, viabiliza a análise imediata de dados experimentais ao longo da própria aquisição, algo que pode ser extremamente útil em um ambiente de experimentação, seja científico ou mesmo educacional.
Muito embora existam outras ferramentas comumente utilizadas para fins semelhantes de simulação ou processamento, como Phyton, Matlab, Origin e Fortran, entre outras, a simplicidade e, principalmente, a larga disponibilidade, o Microsoft Excel confere à ferramenta um diferencial que merece reconhecimento. Dessa forma, os vídeos apresentados no Canal visam guiar o interessado para que o mesmo seja capaz de dar os primeiros passos no que se refere à simulação, visualização e processamento de dados utilizando essa ferramenta.

Como exemplos, são utilizados problemas de física básica que podem, facilmente, serem migrados para as demais áreas.

Clique na imagem acima para conferir o Microsoft Excel para Cientistas, apresentado pelo docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Fernando Paiva, no Canal Oficiência – TV/USP-CEPOF.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

IFSC EM PROL DA SOCIEDADE

NOTÍCIAS

São Paulo School on Modern Topics in Biophotonics

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) organiza entre os dias 20 e 29 de março de 2019 a São Paulo School of Advanced Science on Modern Topics in Biophotonics, um dos mais importantes eventos científicos inseridos na Escola São Paulo de Ciência Avançada, apoiada pela FAPESP, e cujas inscrições se encontram abertas até […]

Inscrições para Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Estão abertas, até o próximo dia 28 de janeiro, as inscrições no cadastro reserva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com foco para os alunos que estiverem cursando Licenciatura em Matemática, ou Licenciatura em Ciências Exatas (núcleo geral ou habilitação em Matemática e/ou Física) na USP em São Carlos e que […]

IFSC/USP – Seminário Especial com pesquisador do Politécnico de Milão

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) realizou no dia 14 do corrente mês, pelas 10h30, na Sala-F210, um seminário especial subordinado ao tema Espectroscopia bidimensional eletrônica aplicada a materiais orgânicos fotovoltaicos e outros sistemas -conjugados, com a participação do Dr. Franco Valduga de Almeida Camargo, docente e pesquisador do Departamento de Física – […]

IFSC EM PROL DA SOCIEDADE

Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..