NOTÍCIAS

Biblioteca do IFSC/USP seleciona estagiário

A biblioteca do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) está com uma vaga aberta para contratação de um estagiário para trabalhar por seis meses, a partir de 19 de fevereiro. O candidato deve ser aluno de graduação da USP a partir do 2º ano, e ter disponibilidade para estagiar por 20 horas semanais, no período noturno.

Os interessados em participar da seleção deverão entregar pessoalmente na biblioteca do IFSC ou enviar ao e-mail bib@ifsc.usp.br os seguintes documentos: currículo simplificado e histórico escolar atualizado, gerado pelo sistema Jupiter.

Para mais informações, basta entrar em contato pelos telefones (16) 3373-9778 ou 3373-8063.

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP

3ª EAFExp CBPF começa no próximo dia 22, no Rio de Janeiro

Entre os dias 22 de janeiro e 02 de fevereiro, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro, se realizará a terceira edição da Escola Avançada de Física Experimental (3ª EAFExp CBPF), com a finalidade de promover o desenvolvimento de pesquisas experimentais, reunindo estudantes da América do Sul, matriculados em programas de graduação e pós-graduação em física ou áreas correlatas.

O curso oferecerá onze módulos: 1) Análise magnética de materiais por espectroscopia Mössbauer; 2) Aspectos experimentais da informação quântica via RMN; 3) Caracterização de nanoestruturas por microscopia eletrônica; 4) Desenvolvimento de instrumentação científica para polarimetria; 5) Dinâmica da magnetização de mHz a GHz; 6) Espectroscopia e nanoscopia de interfaces; 7) Instrumentação em física de partículas; 8) Magnetismo em bactérias e insetos sociais; 9) Nanoestruturas para aplicação em hipertermia magnética; 10) Sistemas mesoscópicos supercondutores; 11) Superfícies e nanoestruturas para aplicação em biomateriais.

Cada participante desenvolverá um dos onze módulos, podendo lidar com diversos aspectos relacionados ao cotidiano de um laboratório de pesquisa (contextualização do problema a ser pesquisado, preparação de amostras, caracterização por técnicas sofisticadas, medida de grandezas físicas relacionadas ao tema do estudo, interpretação de resultados, sistematização de dados em publicações científicas e seminários, entre outros).

Uma avaliação final será feita com base em apresentações em grupo e entrega de relatório.

A 3ª EAFExp CBPF é uma realização do CBPF, sendo organizada pelos pesquisadores do Centro, André Massafferri, Eduardo M. Bittar, Flávio Garcia, Ivan dos Santos Oliveira, Magda B. Fontes e Roberto S. Sarthour.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Posse dos novos Reitor e Vice-Reitor da USP ocorre dia 29 de janeiro

Os Profs. Drs. Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes, eleitos novos Reitor e Vice-Reitor da Universidade de São Paulo, tomarão posse durante sessão solene do Conselho Universitário, que se realizará pelas 18h de 29 de janeiro, no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes (Avenida Morumbi, nº 4.500), em São Paulo.

Com 1.092 votos, a chapa composta por Vahan e Hernandes foi a mais votada na eleição que se realizou na USP, em 30 de outubro último, encabeçando a lista tríplice que posteriormente foi enviada ao Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que por sua vez nomeou os novos Reitor e Vice-Reitor no dia 13 de novembro.

Vahan Agopyan é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica (POLI/USP), mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela mesma instituição, e doutor pelo King’s College London (Reino Unido).

Professor da USP desde 1975, o docente foi Vice-Diretor e Diretor da POLI, Diretor-Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e Vice-Presidente do Conselho Internacional para Pesquisa em Inovação em Edificação e Construção. Além disso, foi Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP (2010-2014) e, atualmente, é Vice-Reitor da Universidade.

Antonio Carlos Hernandes é Professor Titular do IFSC/USP desde 2008. Graduou-se em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e desenvolveu o doutorado em Física Aplicada pela USP, com estágio na Universidade de Gênova, na Itália.

Ele é Coordenador de Ensino e Difusão Científica do Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/CEPID/FAPESP), Vice-Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Materiais em Nanotecnologia e Coordenador do Centro de Tecnologia de Materiais Híbridos, um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP. Entre 2010 e 2014, foi Diretor do IFSC/USP e, hoje, é Pró-Reitor de Graduação da Universidade.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da USP)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Curso de verão do Instituto de Física de São Carlos inicia-se no próximo dia 22

No próximo dia 22, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), terá início o Curso de Verão: Condensado de Bose-Einstein, superfluidez e supercondutividade, um evento promovido pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, docente e pesquisador do Grupo de Óptica da Unidade.

O curso, que se realizará até o próximo dia 09 de fevereiro, oferecerá 14 aulas (cada uma durará cerca de 60 minutos) que serão ministradas por Bagnato e pelos colaboradores Francisco Ednilson Alves dos Santos, Marios Tsatos, Pedro Ernesto Tavares, Alexsander Novikov, André Cidrim, Gustavo Telles e Kilvia Farias, que abordarão os seguintes temas: condensados de Bose-Einstein, superfluidos, supercondutores e efeitos macroscópicos. Os participantes receberão material de estudo e visitarão laboratórios do IFSC.

O curso valerá créditos optativos para alguns alunos de graduação e pós-graduação. Graduandos ou indivíduos que não cursam o nível superior devem realizar as inscrições para o curso de verão no Serviço de Graduação do IFSC, nos dias 16 e 17 de janeiro. Para receberem os créditos, os graduandos devem se matricular na disciplina Problemas especiais de Física (FCM 0319) pelo sistema Jupiterwebentre os dias 8 e 15 de janeiro, ou no Serviço de Graduação, até o próximo dia 17.

No que se refere à pós-graduação, para se inscreverem no curso e receber os créditos, os pós-graduandos devem se matricular na disciplina Seminários de Pós-Graduação II (SFI 5898) até 17 de janeiro, comparecendo no Serviço de Pós-Graduação do IFSC (alunos especiais devem preencher o formulário disponível AQUI; alunos matriculados no programa de pós-graduação da USP devem preencher o documento de requerimento acessível AQUI).

Para obter mais informações, envie uma mensagem para eventosoptica@ifsc.usp.br.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Smartphone acoplado a microscópio poderá auxiliar diagnóstico de câncer

Um protótipo de microscópio de fluorescência que pode ser conectado a um smartphone poderá auxiliar o diagnóstico de câncer de colo de útero, de acordo com cientistas do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que já solicitaram a patente do equipamento que será dedicado a equipes médicas.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer “José Alencar Gomes da Silva” (INCA), o câncer de colo de útero é causado pelo vírus Papilomavírus Humano (HPV), sendo o terceiro tipo de câncer que mais afeta mulheres. A infecção pelo HPV é comum e pode causar câncer ao provocar alterações celulares que são detectadas facilmente através do exame preventivo Papanicolaou, podendo ser tratadas.

Desenho do protótipo (figura: pesquisadores do IFSC/USP)

O Dr. Sebastião Pratavieira, um dos responsáveis pela invenção, explica que a intenção de usar smartphone visa à substituição das tradicionais câmeras científicas que são acopladas a computadores para se registrar imagens de diagnóstico. Embora sejam úteis, essas câmeras, de acordo com o cientista, não são tão práticas quanto os celulares.

Além do espaço para a instalação do smartphone, o protótipo do microscópio contêm um LED azul, bem como conjuntos de lentes e fibras ópticas. No entanto, a configuração do instrumento pode ser alterada, permitindo que se utilize outros tipos de lentes e luzes.

Imagem de fluorescência, obtida com smartphone, permite visualizar células com marcador (imagem: pesquisadores do IFSC/USP)

Para observar uma lesão através do protótipo, aplica-se um marcador (corante) na região a ser analisada, tornando-a fluorescente e evidenciando as principais características que são avaliadas, como, por exemplo, a quantidade de células e o tamanho de seus núcleos. As células podem ser observadas tanto na pele do paciente como em amostras obtidas por meio de citologia esfoliativa – quando parte da lesão é retirada do indivíduo através de uma raspagem para então ser estudada.

A Profa. Dra. Cristina Kurachi, docente do IFSC/USP e uma das responsáveis pelo desenvolvimento do protótipo, diz que a invenção não substituirá a biópsia (coleta invasiva de amostra de lesão, que permite diagnosticar o câncer), mas que eventualmente auxiliará o diagnóstico, possibilitando que equipes médicas escolham a região mais adequada da lesão para prosseguir com a avaliação, uma vez que o novo método permite ver com facilidade as células presentes na superfície do tecido humano. Segundo a docente, com o método convencional, dependendo das características da lesão ou da experiência profissional do médico que executa o diagnóstico, a região da lesão, retirada para biópsia, pode apresentar informações insuficientes para se diagnosticar o câncer.

Entretanto, para avaliar o potencial do novo protótipo, será necessário comparar sua eficiência com a do método de diagnóstico tradicional em estudos clínicos que serão desenvolvidos em lesões de colo de útero.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Cerca de 5 mil participaram do ‘Universitário por Um Dia’ em 2017

Neste ano, cerca de 4.970 alunos participaram do programa Universitário por Um Dia, uma iniciativa do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que tem como propósito trazer ao Instituto alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas, para que vivenciem o ambiente acadêmico da USP, conheçam a infraestrutura e as atividades da Unidade e assistam ao Show da Física, sessão de demonstrações de experimentos lúdicos sobre física (mecânica, ondas, termodinâmica, eletromagnetismo e óptica).

De acordo com Herbert Alexandre João, educador do IFSC/USP e um dos responsáveis pelo Universitário por Um Dia, desde 2011 o programa foi apresentado a mais de 21 mil pessoas. Em 2017, o projeto organizou 60 visitas à Unidade, tendo recebido 2.470 participantes – todos do estado de São Paulo. Outras cerca de 2.500 pessoas também conferiram as atividades do programa, porque a iniciativa também é levada a outros locais, em especial a regiões onde o acesso a informações sobre a USP e o IFSC podem ser menos acessíveis. Na versão itinerante, o programa é composto por apresentações sobre o histórico da USP e do IFSC, as formas de ingresso aos cursos da Universidade e o mercado de trabalho para o físico, e por experimentos do Show da Física.

Fruto de uma ação intensa do Diretor da Unidade, Prof. Tito José Bonagamba, que desde 2014 tem dado sequência ao trabalho realizado pelo seu antecessor, Prof. Antonio Carlos Hernandes (atual Pró-Reitor de Graduação), uma das ações notórias do programa levada a cabo este ano foi sua realização no idioma tupi-guarani, em Tenondé Porã, aldeia indígena localizada no distrito de Parelheiros (SP). Nessa aldeia, localiza-se a Escola Estadual Indígena Guarani Gwyra Pepó, da qual alguns professores já haviam visitado o Instituto, tendo participado do programa em São Carlos, juntamente com professores da Escola Estadual Indígena Krukutu, sediada próximo à citada aldeia.

Além dessa apresentação, outra edição “especial” do programa aconteceu no Instituto, com um público-alvo incomum: na primeira semana de outubro último, o Universitário por Um Dia foi apresentado no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP) para pais e educadores de alunos do ensino médio. O evento ocorreu através de uma parceria com a escola Sebastião de Oliveira Rocha, onde pais de estudantes se reúnem, promovendo debates acerca de educação e família.

Mais recentemente, o programa foi até o Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), onde alunos dessa cidade e de Cândido Rodrigues (SP) participaram da iniciativa do Instituto. Essa edição do Universitário por Um Dia aconteceu por meio de uma parceria que existe entre o IFSC e o Projeto Portinari, igualmente sob a iniciativa da atual gestão do IFSC/USP.

As visitas ao Instituto de Física de São Carlos por meio do programa Universitário por Um Dia são gratuitas e devem ser agendadas com no mínimo uma semana de antecedência. Para saber mais, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

ACONTECEU NO IFSC

As luzes que curam: os tratamentos da Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF)

Inaugurada em 9 de maio de 2015 na Santa Casa da Misericórdia de São Carlos (SCMSC), a Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF) oferece tratamentos gratuitos para câncer de pele, úlceras venosas/varicosas, osteoartrose/osteoartrite, mucosite, fibromialgia e onicomicose, fornecendo também avaliação de bioimpedância. Os tratamentos e a avaliação são baseados em tecnologias desenvolvidas no Grupo de Óptica […]

Grande entrevista com a Profa. Yvonne Primerano Mascarenhas

Em entrevista de fundo e exclusiva ao programa Na Fronteira do Conhecimento (Canal 10 NET São Carlos – TV-CEPOF), a pioneira do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas, traça a sua trajetória profissional até aos dias atuais, revela pequenos pormenores de sua vida e responde a questões previamente colocadas por […]

Como pesquisadora visa ao diagnóstico de doenças ligadas ao envelhecimento

Há alguns anos, o uso de luz para o diagnóstico de doenças relacionadas ao envelhecimento tem sido o principal objetivo do pós-doutorado* da Dra. Fernanda Rossi Paolillo, pesquisadora do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que executa estudos visando à detecção de osteoporose (doença que enfraquece os ossos) e diabetes […]

NOTÍCIAS

Biblioteca do IFSC/USP seleciona estagiário

A biblioteca do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) está com uma vaga aberta para contratação de um estagiário para trabalhar por seis meses, a partir de 19 de fevereiro. O candidato deve ser aluno de graduação da USP a partir do 2º ano, e ter disponibilidade para estagiar por 20 horas semanais, no […]

3ª EAFExp CBPF começa no próximo dia 22, no Rio de Janeiro

Entre os dias 22 de janeiro e 02 de fevereiro, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro, se realizará a terceira edição da Escola Avançada de Física Experimental (3ª EAFExp CBPF), com a finalidade de promover o desenvolvimento de pesquisas experimentais, reunindo estudantes da América do Sul, matriculados em programas de […]

Posse dos novos Reitor e Vice-Reitor da USP ocorre dia 29 de janeiro

Os Profs. Drs. Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes, eleitos novos Reitor e Vice-Reitor da Universidade de São Paulo, tomarão posse durante sessão solene do Conselho Universitário, que se realizará pelas 18h de 29 de janeiro, no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes (Avenida Morumbi, nº 4.500), em São Paulo. Com 1.092 votos, a […]

ACONTECEU NO IFSC

Grande entrevista com a Profa. Yvonne Primerano Mascarenhas

Em entrevista de fundo e exclusiva ao programa Na Fronteira do Conhecimento (Canal 10 NET São Carlos – TV-CEPOF), a pioneira do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas, traça a sua trajetória profissional até aos dias atuais, revela pequenos pormenores de sua vida e responde a questões previamente colocadas por […]

Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..