IFSC/USP recebe Congresso de Podologia numa organização do seu Grupo de Óptica

O Grupo de Óptica do IFSC/USP realiza nos dias 27, 28 e 29 deste mês de Julho, com o apoio do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica” (CEPOF), a nona edição do “Congresso de Podologia”, mantendo o intuito de divulgar as tecnologias e protocolos desenvolvidos no Instituto, não só para a área de podologia, […]

IFSC/USP recebe Congresso de Podologia numa organização do seu Grupo de Óptica

O Grupo de Óptica do IFSC/USP realiza nos dias 27, 28 e 29 deste mês de Julho, com o apoio do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica” (CEPOF), a nona edição do “Congresso de Podologia”, mantendo o intuito de divulgar as tecnologias e protocolos desenvolvidos no Instituto, não só para a área de podologia, […]

EVENTOS

COLÓQUIOS E SEMINÁRIOS

NOTÍCIAS

No IAU/USP – X SEMANAU E VII SEMAPÓS

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP), sediado no Campus USP de São Carlos, organiza entre os dias 05 e 10 do próximo mês de agosto a X SEMANAU e VII SEMAPÓS.

Abertos a todos os estudantes, profissionais e outros interessados nas temáticas, este ano as comissões do curso de graduação e de pós-graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos se uniram para realização do evento “Territórios em Disputa” a fim de explorar as dicotomias, conflitos e relações de poder, em suas conotações materiais e simbólicas, na escala mundial, nacional e universitária.

O evento acontecerá em diversos espaços do campus da USP de São Carlos, onde ocorrerão palestras, mesas de debate, oficinas e intervenções.

Para a participação é necessária a inscrição (AQUI).

Para mais informações, acompanhe os Instagrams do evento em:

@semanau.iau @semanapos.iauusp

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Novo portal apresenta ações sociais promovidas pelo campus da USP em São Carlos

Portal das Ações Sociais vai promover o acesso às informações de ações de extensão social oferecidas pelas unidades e órgãos localizados no campus de São Carlos da USP

Com o objetivo de promover o acesso às informações de ações de extensão social oferecidas pelas unidades e órgãos locais, o campus da USP em São Carlos lançou o site Portal das Ações Sociais – USP Campus São Carlos (PAS).

As ações terão foco nos estudantes de escolas públicas e comunidades de baixa de renda de São Carlos, especialmente as que vivem no entorno da Área 2 do campus.

O portal é uma iniciativa do Grupo de Estudos de Ações Sociais (Geas-USP SC), vinculado ao IEA Polo São Carlos, e tem o EduSCar como parceiro educacional. A ideia é que o Portal das Ações Sociais seja um instrumento importante de visibilidade para o público interno que deseja se dedicar a uma das ações de extensão e ao público externo que delas queira se beneficiar. É também importante quando se busca por parcerias externas para financiamento das ações.

As ações de extensão são divididas em três categorias: ações internas (curta ou longa duração para público externo realizadas no campus USP); ações externas (curta ou longa duração para público externo realizada em local externo ao campus USP) e humanitárias (curta duração para público externo).

“O Geas-USP SC e o Portal PAS são mais uma demonstração do comprometimento da USP em interagir com as populações do seu entorno”, comenta o professor José Marcos Alves, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), coordenador do grupo.

São parceiros das atividades sociais a Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e as empresas Tese Prime, Pearson Brasil e Anacom. Além dessas, novas parcerias vão implementar ações de extensão voltadas para o entorno da Área 2, incluindo a Prefeitura Municipal de São Carlos, o Inova USP-SC, o Senai, o Instituto Inova, a EduSCar e o Sebrae.

(Jornal da USP – Assessoria de Imprensa da USP São Carlos com informações do GEAS)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Intercâmbio IFSC/USP – FACSETE (MG) – Alunos concluem estadia de uma semana em nosso Instituto

Dr. Antonio Aquino com os alunos Gabriel Borba, Natália Oliveira, Diúlia Barbosa e Maria Júlia Matuck

Três alunas e um aluno do 9º período da Faculdade de Sete Lagoas (FACSETE-MG), dos cursos de Odontologia e Fisioterapia, terminaram no passado dia 12 de julho os trabalhos desenvolvidos durante uma semana de permanência no Grupo de Óptica de nosso Instituto, ao abrigo de um programa de intercâmbio já consolidado entre as duas instituições. O foco dos estudantes foi conhecer e aprofundar seus conhecimentos nas novas tecnologias desenvolvidas no IFSC/USP e acompanhar os protocolos relativos às novas formas de tratamento igualmente desenvolvidas no nosso Instituto, culminando a sua participação na confecção de um artigo científico (o primeiro realizado pelo grupo) relativo a um estudo de caso iniciado no dia 08 do mesmo mês dedicado a fibromialgia infantil e autismo.

Gabriel Borba e Natália Oliveira, ambos cursando Odontologia, Diúlia Barbosa e Maria Júlia Matuck, as duas cursando Fisioterapia, constituíram o grupo de estudantes que durante uma semana se empenharam em colher o máximo de informações possíveis sobre tudo o que se passa nos laboratórios do Grupo de Óptica do IFSC/USP. Para Gabriel e Natália, o resultado desta semana de estudos e de trabalho traduziu-se em “um crescimento muito grande e uma oportunidade que as instituições nos deram para um amadurecimento acadêmico e um conhecimento técnico muito grande sobre os novos tratamentos que estão sendo desenvolvidos aqui”. Gabriel relata que “foi algo impressionante, pois na nossa instituição não teríamos tanta oportunidade de aprofundar nossos conhecimentos quanto aqui, já que tudo acontece nestes laboratórios, do início ao fim”, enfatiza o aluno, que pretende seguir a área acadêmica rumo a um mestrado. Para Natália Oliveira “foram aprendizados que irei levar para o resto de minha vida, com experiências enriquecedoras para o meu crescimento e evolução”. Embora tenha também a intenção de seguir a área acadêmica, o certo é que o setor clínico está delineado como prioridade na linha do horizonte de Natália.

Para Diúlia Barbosa, as atividades práticas foram fundamentais em sua permanência no IFSC/USP. “São coisas que num futuro iremos levar para a nossa clínica – o manuseamento das novas tecnologias -, além de ter aprendido a escrever um artigo científico, atendendo a que todos nós estamos fazendo o TCC”, pontua a jovem, que dentro da área da Fisioterapia pretende ingressar na em pediatria. Para Maria Júlia, o grande destaque foi poder saber mais a fundo as reais capacidades que existem nos equipamentos que foram desenvolvidos no IFSC/USP. “Sei que muitos destes equipamentos desenvolvidos aqui, no Instituto, já estão disponíveis no mercado; dessa forma, existem soluções para ajudarem os nossos pacientes. Por outro lado, conhecer os estudos que aqui estão sendo desenvolvidos foi uma espécie de “boom” na minha cabeça, porque eu não tinha essa noção, eu não era muito atrelada às tecnologias existentes nos inovadores equipamentos, então gostei muito”, sublinha a jovem, destacando que tudo isso despertou nela um interesse grande em poder fazer um mestrado na área para se especializar mais em sua futura profissão, preferencialmente em ortopedia e cardiorrespiratória. Quanto ao fato de elaborar um artigo científico apenas em uma semana, Maria Júlia confessa que se assustou. “Me assustei por conta do tempo exíguo que tínhamos para fazer isso. Para fazer o TCC, que é o trabalho de conclusão de curso, temos praticamente um ano para conclui-lo, e ao longo desse tempo temos ideias de como iremos elaborá-lo, já que ele é construído faseadamente. Agora, vir aqui e fazer um artigo em quatro dias foi algo bem assustador, mas também foi muito enriquecedor, porque teve cinco membros pensantes – contando com o Dr. Antonio Aquino – em um artigo só.  Tivemos oportunidade de nos ajudar uns aos outros e saiu mais rápido do que nós quatro esperávamos.

Para o pesquisador do Grupo de Óptica do IFSC/USP, Dr. Antonio Aquino, que acompanhou os jovens estudantes no IFSC/USP “É sempre bom podermos receber alunos que estão dispostos a encarar desafios. A proposta de elaborar um artigo no espaço de uma semana, acho que é só a cereja do bolo com relação à vivência que eles tiveram nesses dias. O artigo científico deste grupo irá passar pelo rito normal por que passam todos os artigos – a aprovação pelo comitê de ética, a submissão a uma revista para um crivo dos pares, e, aí, a aprovação. Certamente vai ser muito positivo, conclui o pesquisador.

Alunos despedem-se do coordenador do Grupo de Óptica do IFSC/USP – Prof. Vanderlei Salvador Bagnato

Rui Sintra & Adão Geraldo – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Atualização da produção científica do IFSC/USP em junho de 2024

Para ter acesso às atualizações da Produção Científica cadastradas no mês de junho de 2024, clique AQUI, ou acesse o Repositório da Produção USP (AQUI).

As atualizações também podem ser conferidas no Totem “Conecta Biblio”, em frente à biblioteca.

A figura ilustrativa foi extraída do artigo publicado recentemente, por pesquisador do IFSC, no periódico “Carbohydrate Polymers” (AQUI).

 

 

 

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

IFSC EM PROL DA SOCIEDADE

Avaliação do impulso nervoso periférico e novo tratamento para redução da neuropatia periférica diabética – Condição dolorosa atinge pacientes com Diabetes Mellitus Tipo-2

A neuropatia periférica é uma complicação muito comum relacionada com diabetes e ocorre em aproximadamente 50% dos casos. A dor neuropática acomete três quartos das pessoas com neuropatia periférica diabética e é caracterizada por uma dor diferenciada, crônica, difícil de ser tratada e com poucos estudos relacionados a ela, caracterizando-se por formigamento, sensação picadas de agulha, queimação, pontadas, choques elétricos e câimbras, especialmente nos […]

Estudo-piloto aponta tratamento inovador com laser para tratar distúrbios do sono – Trabalho foi publicado no “Journal of Novel Physiotherapies”

Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Universidade Central Paulista (UNICEP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Texas A&M University (Texas/USA), publicaram recentemente um estudo-piloto que confirma a eficácia da aplicação de fotobiomodulação e ultrassom como tratamento para pacientes com distúrbios do sono. A aplicação, de laser e ultrassom, surgiu há […]

CEPOF-IFSC/USP e UFSCar realizam avaliação de pacientes com Alzheimer

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotânica (CEPOF e o Laboratório de Biologia do Envelhecimento (LABEN), localizado no Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estão realizando uma avaliação de saúde para pessoas que possuem o diagnóstico ou suspeita de doença de Alzheimer. Nesse sentido, […]

Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..