NOTÍCIAS

Pesquisadores do CIBFar-IFSC/USP em destaque no programa “Fantástico” (Globo)

Os Profs. Adriano Andricopulo, Paulo Cézar Vieira e Mônica Tallarico Pupo, todos pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e integrados no Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), alocado no IFSC/USP, foram destaque na última edição do programa “Fantástico”, transmitido pela Globo no dia 17 de outubro.

Embora um grande número de cientistas brasileiros trabalhem incansável e especificamente no desenvolvimento de medicamentos cujos compostos são extraídos da biodiversidade brasileira e que têm o intuito de combater uma série de doenças, o certo é que essas pesquisas não ficam no Brasil, enriquecendo as empresas farmacêuticas internacionais. Como é que isso pode acontecer?

Recordamos que no CIBFar (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão, financiado pela Fapesp), cujo coordenador é o docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Glaucius Oliva, são realizados estudos com a flora brasileira para identificar compostos que possam ter ação antibacteriana, anticâncer e antiparasitária, entre outras, para produção de novos fármacos.

Assista à reportagem completa clicando na imagem abaixo.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Seleção bolsista de Pós-Doutorado – “Redes Neurais e Redes Complexas: analisando dados de imagens de sensores e biossensores”

O IFSC/USP está selecionando bolsista de pós-doutorado para o projeto “Redes Neurais e Redes Complexas: analisando dados de imagens de sensores e biossensores”, cujo intuito é desenvolver técnicas computacionais de reconhecimento de padrões e análise de imagens com aplicação direta na análise dados de sensores e biossensores para diversas finalidades, tais como, detecção e diagnóstico de doenças, vírus, contaminação em água e alimentos, etc. Para tanto, no âmbito teórico, serão investigadas e propostas metodologias computacionais baseado em redes neurais artificiais, teoria das redes complexas e suas combinações.

Este projeto está vinculado ao projeto temático “Rumo à convergência de tecnologias: de sensores e biossensores à visualização de informação e aprendizado de máquina para análise de dados em diagnóstico clínico” (proc. 18/22214-6).

O bolsista selecionado deve ter título de doutor obtido nos últimos 5 anos na área de Ciência da Computação, ou em áreas relacionadas, com uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP com valor mensal de R$ 7.373,10.

Responsabilidades do bolsista:

– Propor métodos teóricos e algoritmos para análise de imagens usando como ferramentas redes neurais e redes complexas;

– Desenvolvimento de modelos inovadores para reconhecimento de padrões combinando redes complexas e redes neurais artificiais;

– Desenvolvimento de sistemas automatizado com base nos métodos propostos para processar dados de sensores e biossensores.

O(a) candidato(a) deve atender aos seguintes requisitos:

– Experiência nas áreas de reconhecimento de padrões, análise de imagens, redes neurais e redes complexas;

– Destacado desempenho acadêmico e científico, com publicações científicas (em veículos de reconhecida qualidade – periódicos internacionais indexados) nos temas do projeto. É requerido ao menos uma publicação em redes complexas, uma publicação em redes neurais artificiais e/ou uma publicação combinando ambas metodologias. E uma publicação em análise de imagens.

– É esperado que o candidato tenha experiência em colaborações com pesquisadores do Brasil e exterior;

– Habilidade em comunicação oral e escrita em inglês.

Os candidatos interessados que atendam os requisitos devem encaminhar e-mail para Prof. Dr. Odemir Bruno (bruno@ifsc.usp.br), mencionando como assunto “Seleção Pós-Doc FAPESP”, e enviando os documentos necessários para a inscrição:

– Curriculum Vitae atualizado, indicando formação, produção científica, projetos dos quais participou;

– Carta de apresentação, com a motivação para a pesquisa e ressaltando suas habilidades relacionadas ao tema projeto.

O envio dos documentos para a efetivação da inscrição no processo seletivo deve ser realizado até 15/11/2021.

O processo seletivo será baseado principalmente no perfil acadêmico, em particular, na produção científica relacionada ao tema em veículos de reconhecida qualidade, além da carta de apresentação.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Profª Adriana Alves é a nova coordenadora do Escritório USP de Mulheres

Desde o passado dia 06 de outubro, a geóloga e professora do Instituto de Geociências (IGc) da USP, Adriana Alves, responde pela coordenação do Escritório USP Mulheres. Ela substitui a socióloga Maria Arminda do Nascimento Arruda, professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que estava na coordenação desde 2019 e se licenciou do cargo até o fim de novembro deste ano.

Adriana Alves é a quarta professora a assumir o posto. No ano de 2015, a professora Lilia Blima Schraiber, da Faculdade de Medicina (FM), coordenou as discussões e os trabalhos de formulação do Escritório USP Mulheres. Após a instituição formal, o Escritório foi coordenado de 2016 a 2019 pela socióloga Eva Alterman Blay, professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

No (IGc), a Profª Adriana Alves ministra disciplinas de graduação e pós-graduação na área de Mineralogia e Petrologia, e lidera grupo de pesquisa dedicado à quantificação de voláteis associados ao vulcanismo antigo do Brasil e seus potenciais efeitos climáticos, e preside a Comissão de Ética e Direitos Humanos do Instituto de Geociências (IGc), dedicando-se a lutar contra o racismo na ciência.

Nos anos de 2020 e 2021, participou como palestrante e organizadora das duas primeiras edições do evento “USP Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas”, voltado à discussão das políticas institucionais das universidades e a trajetória das mulheres negras. Atualmente, elabora com a equipe do “Escritório USP Mulheres” um programa de pós-doutorado voltado a pesquisadoras negras.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

22/10 – Webinar: Como escrever e publicar artigos de alto impacto

No próximo dia 22 de outubro, entre as 10h30 e as 12h30, o docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Valtencir Zucolotto, dará início à 2ª Sessão da Webinar intitulada “Como escrever e publicar artigos de alto impacto”, um evento gratuito e aberto a todos os interessados, organizado pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) e Instituto de Estudos Avançados – Polo de São Carlos (IEA)

Nesta segunda sessão do Webinar, ministrada em português, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o universo atual da ciência, a estrutura típica de um artigo científico, a importância da concisão, do título, os elementos do abstract, os procedimentos metodológicos, resultados e conclusões, além da disponibilidade dos dados de pesquisa.

Na atualidade, a comunicação da ciência representa um desafio que se inicia com o projeto de pesquisa e alcança os cientistas primordialmente a partir da publicação de um artigo internacional. O gênero científico possui especificidades que requerem não apenas originalidade como também o desenvolvimento de competências de escrita e a adoção de estratégias eficientes de escolha de revistas adequadas ao tema desenvolvido e público alvo. No contexto da ciência aberta e de aumento da velocidade de publicação, transparência, reprodutibilidade e ética têm alcançado destaque.

Para participar desta Webinar, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

ABCr homenageia Profs. Eduardo Ernesto Castellano e Yvonne Primerano Mascarenhas

A Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr) realiza no próximo dia 18 de outubro, a partir das 14h00 e de forma remota, a sua XXV Reunião  em comemoração dos 50 anos de sua fundação, e que contará, em sua sessão  especial de abertura, com uma homenagem aos ex-presidentes da entidade, entre os quais estarão presentes os docentes e pesquisadores do IFSC/USP, Profs. Eduardo Ernesto Castellano e Yvonne Primerano Mascarenhas.

Os restantes homenageados são: Stephenson Caticha Ellis (in memoriam), Carlos Benedicto Ramos Parente, Aldo Felix Craievich, Lia Queiroz do Amaral, Julio Zukerman Schpector, Iris Concepcion Linares de Torriani, Nivaldo Lúcio Speziali, José Ricardo Sabino, e Márcia Carvalho de Abreu Fantini.

Esta XXV Reunião da ABCr contará ainda com a realização da palestra de abertura do evento, que ocorrerá entre as 17h30 e 18h00 e que será apresentada pela Profa. Iris Concepcion Linares de Torriani, nova Associada Honorária da ABCr, que explanará o tema “Crystallography as a driving force in the International Scientific Cooperation and Interregional Integration in Brazil and Latin America”.

Entre as 17h30 e 19h00 a ABCr realizará sua Assembleia Geral de Associados.

Para acompanhar a Sessão Especial de Abertura, clique AQUI.

Para acompanhar a palestra de abertura, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Inscrições abertas – São Paulo School of Advanced Science on Quantum Fluids and Applications

Estão abertas entre os dias 02/08/2021 a 30/11 de 2021 as inscrições para a “Escola São Paulo de Ciência Avançada em Fluidos Quânticos e Aplicações”, que ocorrerá entre os dias 20 de fevereiro e 04 de março de 2022, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). O evento irá abordar tópicos relevantes sobre fluidos quânticos, a saber:

– Condensação de Bose-Einstein;

– Gases de Fermi degenerados;

– Fluidos quânticos fora do equilíbrio e turbulência;

– Armadilhas adiabáticas para átomos frios;

– Magnetismo quântico;

– Fenômenos quânticos macroscópicos;

– Simulação quântica;

– Universalidade;

– Supersólidos;

A escola, destinada a estudantes de graduação (sendo mais recomendada aos estudantes do último ano) e pós-graduação (Mestrado e Doutorado), bem como a pesquisadores em início de carreira (pós-doutorado), visa proporcionar aos participantes uma compreensão da área de estudo, da ciência fundamental à aplicada.

O evento, gratuito, contará com a presença de renomados palestrantes de todo o mundo, fazendo desta uma grande oportunidade para o intercâmbio de idéias científicas e avanços tecnológicos no campo, sendo que os participantes terão a oportunidade de apresentar seus resultados de pesquisa em sessões de pôsteres.

A Escola de Ciência Avançada de São Paulo sobre Fluidos Quânticos e Aplicações terá um número limitado de inscrições, tendo o objetivo de selecionar cerca de 100 participantes – 50 brasileiros e 50 estrangeiros. Os interessados poderão solicitar o financiamento da viagem, havendo um número limitado de subsídios para transporte e cujos pedidos deverão ser solicitados até o dia 15 de novembro de 2021, com divulgação dos aceitos no dia 05 de dezembro do corrente ano. A acomodação e as refeições serão financiadas para TODOS os pedidos de subsídios aceitos.

Promovido e organizado pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o responsável por esta Escola, Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, deixa uma mensagem a todos os interessados e que pode ser visualizada clicando na imagem abaixo.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

IFSC EM PROL DA SOCIEDADE

INFO COVID-19

  • Programa USP VidaConheça o programa
    USP Vida

  • Ações IFSC - COVID-19Ações do IFSC frente
    ao COVID-19

EVENTOS

COLÓQUIOS E SEMINÁRIOS

NOTÍCIAS

Pesquisadores do CIBFar-IFSC/USP em destaque no programa “Fantástico” (Globo)

Os Profs. Adriano Andricopulo, Paulo Cézar Vieira e Mônica Tallarico Pupo, todos pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e integrados no Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), alocado no IFSC/USP, foram destaque na última edição do programa “Fantástico”, transmitido pela Globo no dia 17 de outubro. Embora um grande número de […]

Seleção bolsista de Pós-Doutorado – “Redes Neurais e Redes Complexas: analisando dados de imagens de sensores e biossensores”

O IFSC/USP está selecionando bolsista de pós-doutorado para o projeto “Redes Neurais e Redes Complexas: analisando dados de imagens de sensores e biossensores”, cujo intuito é desenvolver técnicas computacionais de reconhecimento de padrões e análise de imagens com aplicação direta na análise dados de sensores e biossensores para diversas finalidades, tais como, detecção e diagnóstico de doenças, […]

Profª Adriana Alves é a nova coordenadora do Escritório USP de Mulheres

Desde o passado dia 06 de outubro, a geóloga e professora do Instituto de Geociências (IGc) da USP, Adriana Alves, responde pela coordenação do Escritório USP Mulheres. Ela substitui a socióloga Maria Arminda do Nascimento Arruda, professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que estava na coordenação desde 2019 e se licenciou do […]

IFSC EM PROL DA SOCIEDADE

INFO COVID-19

  • Programa USP VidaConheça o programa
    USP Vida

  • Ações IFSC - COVID-19Ações do IFSC frente
    ao COVID-19

EVENTOS

COLÓQUIOS E SEMINÁRIOS

Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..