NOTÍCIAS

São Paulo School on Modern Topics in Biophotonics

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) organiza entre os dias 20 e 29 de março de 2019 a São Paulo School of Advanced Science on Modern Topics in Biophotonics, um dos mais importantes eventos científicos inseridos na Escola São Paulo de Ciência Avançada, apoiada pela FAPESP, e cujas inscrições se encontram abertas até dia 01 de fevereiro do próximo ano.

Tendo como público-alvo alunos de pós-graduação e pesquisadores em início de carreira (pós-doutorados), a Escola apresentará e discutirá temas de relevância na área de Biofotônica, a saber: Óptica Tecidual / Microscopia e Imagem / Nanomedicina / Neurofotônica / Terapia Fotodinâmica / Biossensores / Diagnóstico e Tratamento do Câncer / Técnicas não lineares / Técnicas de Espectroscopia, tendo como coordenadora a docente e pesquisadora de nosso Instituto, Profª Cristina Kurachi.

Renomados pesquisadores nacionais e estrangeiros, oriundos da África do Sul, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Israel, Portugal e Brasil, estarão presentes como palestrantes num evento que facultará o intercâmbio de conceitos científicos e avanços tecnológicos na área da Óptica Biomédica e áreas correlatas.

Para obter mais informações, clique AQUI.

Para fazer sua inscrição neste importante evento, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Vencedores da “CUCo-2018” visitam IFSC/USP

A penúltima visita do ano do programa “Universitário por Um Dia”, promovido e organizado pelo IFSC/USP, contou com uma participação especial no dia 06 de dezembro: a presença de um grupo de cerca de duzentos estudantes do ensino médio, todos eles vencedores da última edição da Competição USP de Conhecimentos (CUCo-2018), integrada no programa “Vem Pra USP!”, provenientes de escolas públicas da rede estadual de São Paulo.

 

De fato, um dos prêmios atribuídos aos alunos vencedores foi a possibilidade de poderem fazer uma visita a qualquer Unidade da USP, sendo que estes duzentos estudantes escolheram o Campus de São Carlos e o nosso Instituto, algo que é significativo para o educador do IFSC/USP, Prof. Herbert João Alexandre:  “Existe aqui um grande potencial para que muitos destes jovens possam se tornar alunos da USP e alunos do nosso Instituto. Do ponto de vista do programa Universitário por um dia,também é importante para eles porque é uma visita que propicia uma vivência integrada na Universidade, ou seja, eles vão viver todo o ambiente acadêmico durante um dia inteiro e claro que há sempre uma expectativa de que muitos destes jovens ingressem nas nossas fileiras universitárias.

Gabriel (17) – veio da cidade de Apiaí com seus colegas, sendo que todo mundo escolheu visitar o IFSC e o Campus de São Carlos. No caso de Gabriel, seu desejo é cursar matemática.

Raissa (17) veio de Ribeirão Preto e pretende cursar física ou astronomia: “O IFSC é uma referência nacional na área de física e por isso decidi visitar o Campus de São Carlos, até porque é perto de onde moro e facilita tudo”, salienta a jovem aluna.

Samira (15) viajou de Piracicaba – “Escolhi o IFSC porque está perto do Piracicaba e porque no Campus de São Carlos tem diversos cursos que são do meu interesse. A minha escola faz regularmente visitas aqui e muitos amigos meus me recomendaram os cursos do Campus e uma visita demorada. Estou inclinada a fazer alguma engenharia relacionada com meio ambiente e que envolva ciências exatas”, pontua a jovem aluna.

A Competição USP de Conhecimentos (CUCo)faz parte do programa Vem pra USP!, uma parceria da Universidade de São Paulo (USP) e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que busca incentivar os estudantes da rede pública de ensino paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo,estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo dos programas dos processos seletivos de acesso no ensino superior.

Todos os alunos de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo podem participar da CUCo. A competição possui duas provas. A primeira é online com 18 testes de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, ciências e matemática. Os estudantes com o melhor desempenho nessa etapa avançam para a segunda fase, que será presencial, e o conteúdo inclui 45 testes, sendo 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades. Os alunos melhores classificados dos três anos de ensino receberão certificados da USP, visitarão laboratórios de pesquisa da Universidade e terão videoaulas especiais de preparação para o vestibular. Os estudantes do 3º ano do ensino médio premiados ainda participarão do vestibular FUVEST sem pagar a taxa de inscrição.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Processo seletivo para Pós-Graduação em Física na UFSCar

Estarão abertas entre os dias 18 de janeiro e 08 de fevereiro do próximo ano, entre as 14h30 e as 17h00, o processo seletivo 01/2019 para o Programa de Pós-Graduação em Física na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Dessa forma, para Mestrado, estão disponíveis 08 vagas com bolsas CAPES e 03 vagas com bolsas CNPq.

Para Doutorado, estão disponíveis 08 vagas com bolsas CAPES e 01 vaga com bolsa CNPq.

Estarão ainda disponíveis 05 vagas (sem bolsa) para interessados com vínculo empregatício junto ao SENAI.

Para obter mais informações, consulte o Edital PPGF 02/2018, clicando AQUI.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Jovens pesquisadoras do IFSC/USP apresentam trabalho em congresso

Nayanne Paulino de Assis , Natalia Abreu Chicrala e Amanda Regina Rocha

As pesquisadoras (Iniciação Científica) do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – CEPOF (IFSC/USP), Natalia Abreu Chicrala, Nayanne Paulino de Assis e Amanda Regina Rocha, apresentaram no decurso do 16º Congresso Nacional de Pesquisadores e do 20º Congresso de Iniciação Científica – UNICEP 2018, ocorrido no último dia 29 de novembro, no Centro Universitário Central Paulista (UNICEP – São Carlos), o painel intitulado Uso da terapia fotodinâmica para tratamento da esporotricose usando curcumina como fotosenssibilizador, resultado da pesquisa desenvolvida no laboratório do CEPOF (IFSC/USP), sob a orientação dos professores Hilde Harb Buzzá , Vanderlei Bagnato, Natalia Inada e Ana Paula da Silva.

Na literatura, descreve-se a esporotricose como uma doença infecciosa crônica causada pelo fungo do complexo Sporothrix schenkii, que habita o solo e superfície de plantas e se inocula no hospedeiro a partir de traumas na pele, invadindo a derme e o tecido subcutâneo. Distribuída no mundo todo, o Sporothrix schenkii é mais frequente em regiões tropicais e subtropicais e é a micose subcutânea mais frequente na América do Sul. Atualmente, o número de casos desta doença aumenta a cada dia no Brasil, preocupando os profissionais e pesquisadores da área.

O gato é o principal animal transmissor da esporotricose, principalmente através de feridas causadas por brigas com animais infectados, hábito de cavar para cobrir suas fezes com terra, bem como afiar suas unhas em árvores. O tratamento convencional para a esporotricose inclui o uso de antifúngicos, como o Cetoconazol e Itraconazol, ambos podendo causar efeitos colaterais graves, sendo que seu uso é prolongado e não garantindo recaídas da doença, além de ser difícil administrar o fármaco, por via oral, em animais

Estes fatores adversos mostram a importância de desenvolvimento de novas modalidades terapêuticas de tratamento rápido e eficaz, de baixo custo, como é o caso da Terapia Fotodinâmica, utilizada na pesquisa desenvolvida pelas alunas acima identificadas.

A Terapia Fotodinâmica (TFD) utiliza a interação de luz, fotossensibilizador e de oxigênio molecular que, juntos, levarão a morte celular. Microrganismos são eliminados com o mesmo princípio da TFD, em um tratamento chamado Inativação Fotodinâmica .

(Com informações de Kleber Chicrala – IFSC/USP)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Prof. Luben Cabezas Gómez (EESC/USP) profere palestra no IFSC/USP

Prof. Luben explicando os princípios de funcionamento de uma turbina

No dia 24 de setembro de 2018, alunas e alunos de Engenharia Aeronáutica matriculados no Curso de Laboratório de Física Geral II, sob a responsabilidade do Prof. Tito José Bonagamba, participaram de uma atividade especial com o Prof. Jorge Henrique Bidinotto, do Departamento de Engenharia Aeronáutica (EESC/USP), a qual mereceu destaque em nosso site – reveja AQUI.

Em função do sucesso dessa atividade, no dia 19 de novembro de 2018 as mesmas alunas e alunos tiveram outra atividade especial. Durante a prática denominada Processos Térmicos em Gases, foi estudada a Expansão Adiabática dos Gases. Ciente da importância desse tema para a Engenharia Aeronáutica, o Prof. Bonagamba convidou o Prof. Luben Cabezas Gómez, do Departamento de Engenharia Mecânica (EESC/USP), para proferir uma palestra sobre Motores de Combustão Interna, que foi realizada de forma integrada com a aula que o grupo teve com o Prof. Bonagamba, sendo que o Prof. Luben discorreu didaticamente e de forma abundante sobre o tema solicitado, incluindo turbinas de avião.

Foi um momento de grande importância para todo o grupo, que logrou aprender de forma mais aprofundada os temas discutidos em sala de aula e que são de seus interesses profissionais. A experiência foi exitosa, pois o Prof. Luben foi muito aplaudido.

Para o sucesso da atividade, o Prof. Bonagamba contou com o importante apoio do seu monitor, Éverton Lucas de Oliveira, e dos técnicos Valdir Azevedo dos Santos e Carlos Nazareth Gonçalves.

Prof. Luben acompanhado pelos estudantes do Curso de Engenharia Aeronáutica, o técnico do laboratório e o monitor da disciplina

Na opinião do Prof. Luben, atividades desse tipo são muito proveitosas, pois permitem relacionar os conteúdos básicos ministrados nas disciplinas de Física com as possíveis aplicações dos mesmos em instalações de Engenharia. Tais instalações e equipamentos serão abordados posteriormente nas disciplinas de cunho aplicado do curso de Engenharia.

O tema tratado – Processos Térmicos em Gases – Expansão Adiabática dos Gases – se aplica corriqueiramente em diversas máquinas térmicas e é de suma importância para a formação do conhecimento básico de alunos de Engenharia.

Na oportunidade Luben Goméz parabenizou Tito José Bonagamba pela excelente iniciativa e pela grande pro-atividade mostrada ao longo de toda a interação.

Assessoria de Comunicação IFSC/USP

Docente do IFSC/USP é eleito para a Academia Brasileira de Ciências

O docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Dr. Diogo de Oliveira Soares Pinto, foi eleito no dia 05 do corrente mês como membro afiliado da Região de São Paulo da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Diogo Soares Pinto, juntamente com outros pesquisadores eleitos, será empossado no próximo mês de maio de 2019.

Os resultados da eleição na ABC podem ser conferidos AQUI.

A comunidade do IFSC/USP parabeniza seu docente pela conquista alcançada.

 

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

IFSC EM PROL DA SOCIEDADE

NOTÍCIAS

São Paulo School on Modern Topics in Biophotonics

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) organiza entre os dias 20 e 29 de março de 2019 a São Paulo School of Advanced Science on Modern Topics in Biophotonics, um dos mais importantes eventos científicos inseridos na Escola São Paulo de Ciência Avançada, apoiada pela FAPESP, e cujas inscrições se encontram abertas até […]

Vencedores da “CUCo-2018” visitam IFSC/USP

A penúltima visita do ano do programa “Universitário por Um Dia”, promovido e organizado pelo IFSC/USP, contou com uma participação especial no dia 06 de dezembro: a presença de um grupo de cerca de duzentos estudantes do ensino médio, todos eles vencedores da última edição da Competição USP de Conhecimentos (CUCo-2018), integrada no programa “Vem […]

Processo seletivo para Pós-Graduação em Física na UFSCar

Estarão abertas entre os dias 18 de janeiro e 08 de fevereiro do próximo ano, entre as 14h30 e as 17h00, o processo seletivo 01/2019 para o Programa de Pós-Graduação em Física na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Dessa forma, para Mestrado, estão disponíveis 08 vagas com bolsas CAPES e 03 vagas com bolsas […]

IFSC EM PROL DA SOCIEDADE

Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..