Inscrições abertas para o terceiro Curso de Especialização em Laser

Estão abertas entre os dias 15 de janeiro e 15 de março as inscrições para a terceira turma do Curso de Especialização em Laser, promovido pela Santa Casa de Misericórdia de São Carlos (SCMSC) e o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), e que terá início no dia 22 de março com a aula […]

Inscrições abertas para o terceiro Curso de Especialização em Laser

Estão abertas entre os dias 15 de janeiro e 15 de março as inscrições para a terceira turma do Curso de Especialização em Laser, promovido pela Santa Casa de Misericórdia de São Carlos (SCMSC) e o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), e que terá início no dia 22 de março com a aula […]

EVENTOS

COLÓQUIOS E SEMINÁRIOS

NOTÍCIAS

Atualização da produção científica do IFSC/USP em dezembro de 2024

Para ter acesso às atualizações da Produção Científica cadastradas no mês de dezembro de 2024, clique AQUI, ou acesse o Repositório da Produção USP (AQUI).

As atualizações também podem ser conferidas no Totem “Conecta Biblio”, em frente à Biblioteca.

A figura ilustrativa foi extraída do artigo publicado recentemente, por pesquisador do IFSC, no periódico “Materials Horizons” (VER AQUI).

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Vagas para agentes locais de inovação no Sebrae-SP oferecem capacitação e bolsas de até R$ 6.500

Escritório Regional de São Carlos abriu 19 vagas para início imediato e 76 para cadastro reserva; inscrições podem ser feitas pela internet.

O Sebrae-SP abriu 19 vagas para o Programa ALI – Agentes Locais de Inovação – Produtividade e Rural na região de São Carlos. Além de ter acesso a soluções da Universidade Corporativa do Sebrae-SP durante a capacitação, os selecionados terão bolsas que variam de R$ 5.000 a R$ 6.500 mil.

O link de inscrições e mais informações estão disponíveis neste endereço – contato.sebraesp.com.br/ali

O processo também inclui a abertura de 76 vagas para cadastro reserva nos dois projetos. “Ser um bolsista ALI pode ser a primeira oportunidade de atuação de futuros profissionais, viabilizando o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais tão importantes para os profissionais do futuro, além de contribuir para o crescimento dos pequenos negócios, que compreendem a maioria das empresas brasileiras e que tanto necessitam de apoio e inovação”, ressaltou o consultor de negócios do Sebrae-SP, Alex Lavelli.

Os bolsistas ALI são agentes extensionistas que atuam como facilitadores da gestão de inovação nos pequenos negócios, identificando necessidades e buscando soluções de acordo com as demandas de cada empresa ou propriedade rural. A proposta é que os bolsistas identifiquem oportunidades de inovação e apliquem soluções personalizadas para aumentar a competitividade e sustentabilidade dos negócios atendidos. “O Agente recebe um pacote de ferramentas, como o Diagnóstico Inicial (Radar) e o Diagrama de Ishikawa, para aplicar com o produtor e abordar o tripé Dor-Reflexão-Ação.

O objetivo é ajudar o produtor a identificar suas dores (problemas), refletir sobre elas com base no uso das ferramentas e definir prioridades, culminando em ações práticas. Esse processo tem gerado resultados expressivos, como um aumento médio de 20% no faturamento e mais de 60% na produtividade. Então, ser ALI é fazer parte da história, ajudando a construi-la”, destacou o consultor de negócios do Sebrae-SP, Luís Adriano Alves Pinto.

Classificação: RESTRITA

Dois editais

O Sebrae-SP abriu dois editais, sendo um para o ALI Produtividade, que acompanha micro e pequenos negócios, e outro para o ALI Rural, destinado ao acompanhamento de pequenos produtores e negócios rurais. É importante destacar que cada candidato pode se inscrever em apenas um dos editais.

No caso do ALI Produtividade, são 12 vagas para início imediato, das quais oito para São Carlos e quatro para Rio Claro. O cadastro reserva prevê mais 48 vagas para as duas cidades. O candidato precisa ter graduação completa em áreas de gestão, engenharias, dados, entre outras.

As inscrições podem ser feitas até 24 de janeiro.

Já para o ALI Rural são sete oportunidades para início em agosto de 2025, sendo quatro para São Carlos e três para Rio Claro, além de 16 e 12 vagas para cadastro reserva, respectivamente. O candidato deverá ter graduação completa com as áreas de conhecimento de agronegócios ou agrária, entre outras.

Para este projeto, as inscrições estão abertas até o dia 24 de janeiro.

Para ambas as modalidades (ALI Produtividade e Ali Rural), as vagas com remuneração de R$ 6,5 mil exigem uma pós-graduação stricto sensu para atuação como orientador acadêmico.

O eixo acadêmico do Programa ALI será coordenado pela Faculdade Sebrae e incluirá a realização de congressos e eventos destinados a apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas ao longo dos projetos.

Estado

Em todo o Estado de São Paulo há 630 vagas para os dois programas e 2.520 para cadastro reserva. No caso do ALI Produtividade, são 400 vagas para início imediato e 20 para início em 2026.

O cadastro reserva prevê mais 1.680 vagas.

Já para o ALI Rural são 200 oportunidades para início em agosto de 2025 e mais 10 para 2026, além de 840 vagas para cadastro reserva.

Classificação: RESTRITA

Para mais informações sobre os dois programas basta consultar os editais disponíveis neste link – contato.sebraesp.com.br/ali

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

No IFSC/USP – Alunos da FACSETE (MG) integram autores de artigo científico publicado no “Journal of Novel Physiotherapies”

Desde há alguns anos que o Grupo de Óptica do IFSC/USP mantém uma estreita colaboração com a Faculdade de Sete Lagoas (MG) (FACSETE) através de um acordo de intercâmbio. Esse acordo visa, principalmente, receber estudantes da FACSETE dos cursos de odontologia e fisioterapia no IFSC/USP durante uma semana, envolvendo os visitantes num conjunto de atividades acadêmico-científicas onde se destacam diversas ações integradas relativas aos últimos desenvolvimentos científicos no IFSC/USP para a área da saúde.

E, se o sucesso desse acordo de intercâmbio tem sido uma constante com o decorrer dos anos, com o envolvimento de dezenas de alunos da FACSETE nas novas tecnologias e protocolos desenvolvidos no nosso Instituto, certamente que o ano de 2024 se destaca atendendo ao fato de que quatro jovens alunos integraram o lote de autores de um artigo científico publicado no final do ano passado na prestigiada revista internacional “Journal of Novel Physiotherapies”, intitulado “Synergetic Action of Photobiomodelation and Ultrassound in the Treatment of Fibromyalgia na Childhood  Autism: Case Report”. Em suma, o artigo científico apresenta o resultado de uma ação sinergética da aplicação de fotobiomodulação e ultrassom no tratamento de fibromialgia numa criança com transtorno do espectro autista.

Ao estudarem este caso ao longo de uma semana inteira junto com os pesquisadores do IFSC/USP, os jovens estudantes da FACSETE tiveram a responsabilidade de verterem sua visão sobre os métodos aplicados e os resultados obtidos em um artigo científico que certamente valorizará suas carreiras acadêmicas.

Clique na imagem abaixo para acessar os depoimentos dos alunos.

Para acessar o artigo científico publicado, clique AQUI.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

“Alfabetização Científica I” – USP de São Carlos combate o negacionismo científico em escolas públicas da periferia

Combater o negacionismo científico e promover a interação com a sociedade em geral por meio de atividades de divulgação científica, envolvendo alunos de graduação da USP de São Carlos num contexto da curricularização da extensão universitária. Esta foi a proposta de atividade extensionista denominada “AEX – Alfabetização Científica I”, financiada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) e organizada por um grupo de docentes, alunos e servidores do Instituto de Física e Instituto de Química de São Carlos.

Sob a coordenação do docente do IFSC/USP, Prof. Guilherme Sipahi, estas atividades permitiram que os recursos disponibilizados pela USP para a concretização desses projetos fossem imediatamente disponibilizados para que os estudantes universitários das duas Unidades da USP de São Carlos pudessem se deslocar aos estabelecimentos de ensino e elaborar experimentos de baixo custo junto aos alunos, priorizando a realização de atividades em escolas públicas da periferia dos municípios da região, e, neste caso concreto, em escolas das cidades de São Carlos e Ibaté: Atília Prado Margarido; Álvaro Guião; Orlando da Costa Telles – Ibaté; Orlando Pérez; João Jorge Marmorato; Aracy Leite Pereira Lopes e Sebastião de Oliveira Rocha.

O projeto

Quando este projeto pioneiro foi proposto, essencialmente com o objetivo de promover a alfabetização científica, os responsáveis priorizaram as escolas que são menos atendidas por projetos oriundos da Universidade, especialmente os estabelecimentos de ensino que estão localizados na periferia. O que os responsáveis por este projeto fizeram foi dedicar essa ação a alunos do Ensino Fundamental nos anos iniciais, últimos anos do Ensino Fundamental-I e os primeiros anos do Ensino Fundamental-II, num total de sete escolas dos municípios de São Carlos e Ibaté, e com a participação de oito grupos de estudantes de graduação da USP de São Carlos – Instituto de Física e Instituto de Química. Nessa fase, os estudantes de graduação realizaram aulas dinâmicas, onde levaram tópicos de alfabetização científica em um nível dedicado ao ensino fundamental.

Ação na Escola Orlando da Costa Telles – Ibaté

O Prof. Dr. Herbert Alexandre João, do IFSC/USP e organizador da atividade, sublinha que o trabalho incluiu um planejamento cuidadoso de quais seriam os tópicos mais adequados para uma abordagem tranquila aos jovens alunos, adequação da linguagem utilizada ao nível dos estudantes e também planejamento de atividades que fossem lúdicas, interessantes e que chamassem a atenção dos jovens alunos para as temáticas apresentadas. “Entre essas temáticas foram abordadas questões de química e física, temas contemporâneos e que atravessassem, de maneira transversal, o currículo que os jovens alunos já têm na escola, algo que acabou por os entusiasmar, porque tudo isso os afastou da aula tradicional, através de jogos, experimentos e dinâmicas em sala de aula”, pontua o Prof. Herbert. Segundo o organizador, esse cuidadoso planejamento levou em conta tópicos que não são necessariamente curriculares, mas que chamam muito a atenção dos alunos, como, por exemplo, cosmologia, luz e cores, reações químicas, já que tudo isso facilita muito o processo de ensino, uma vez que se pode levar elementos que tradicionalmente o professor tem mais dificuldade de apresentar em sala de aula, como, por exemplo, os experimentos.

As reações de quem esteve envolvido

Prof. Dr. Herbert João “As escolas envolvidas neste projeto são as menos privilegiadas dentro de um ponto de vista de acesso a propostas e ações desenvolvidas por universidades”

O resultado desta ação é considerado um grande sucesso, tendo em vistas que as escolas envolvidas neste projeto são as menos privilegiadas dentro de um ponto de vista de acesso a propostas e ações desenvolvidas por universidades. Atestando esse mesmo sucesso estão as reações das direções e dos professores das escolas abrangidas, que manifestaram o desejo de ter mais ações similares durante o ano letivo. “Outro aspecto importante é que trabalhamos com o ensino fundamental, que muitas vezes não é atendido pela maioria dos cursos de licenciatura que temos na cidade de São Carlos e região”, pontua o Prof. Herbert João, acrescentando que, por exemplo, as licenciaturas em Física e em Química acabam atendendo apenas os alunos do Ensino Médio, ao contrário do Ensino Fundamental que apenas oferece a disciplina de Ciências. Devido a isso, as opiniões foram unânimes sobre o sucesso da iniciativa. Outro motivo de satisfação veio da parte dos estudantes de graduação envolvidos, muitos deles alunos de bacharelado dos dois Institutos da USP de São Carlos, que, em seus cursos, sublinhe-se, não têm qualquer contato com disciplinas pedagógicas, como o preparo de aulas e metodologias de ensino, já que isso não faz parte de sua formação. “Para esses alunos de graduação foi um primeiro contato com a possibilidade de ministrar uma aula, de assumir uma turma. Então, isso, ao mesmo tempo que gerou um pouco de receio, de ansiedade, com aquela sensação de “frio na barriga” causada por assumir essa responsabilidade de estar à frente de uma turma, também fomentou uma extrema sensação de satisfação, de felicidade pelo sucesso alcançado no final”, enfatiza o organizador do evento ao recordar como todo o processo se desenvolveu com esses alunos de graduação: montar um grupo, escolher um tema e desenvolver o planejamento do mesmo, que foi validado pelos docentes, montar o plano e, finalmente, realizar uma prévia. “Tudo foi muito bem testado antes de chegar até à escola”, sublinha Herbert João.

O futuro do projeto

Perante os resultados obtidos, este projeto terá uma nova edição em 2025, mas de forma mais alargada, para que os estudantes da USP tenham mais tempo para preparar, planejar e executar a ação, tendo em consideração que a ideia é estendê-la também para as escolas do município, até porque elas compõem um outro grupo de estabelecimentos de ensino pouco atendido por iniciativas das universidades, para atenderem alunos do ensino fundamental, anos iniciais, principalmente. “Devemos ter em consideração que é nossa missão, em primeiro lugar, quebrar o conceito de que as crianças não são capazes de entender termos científicos. Elas são capazes, sim, e muitas vezes não requer determinadas analogias para você trabalhar um vocabulário com elas. O importante é você colocar os alunos com uma posição de respeito, entendendo que se você colocar termos que eles não conhecem, você deverá esclarecer e eles certamente irão entender e conseguir acompanhar, que foi o que aconteceu neste projeto”, esclarece o docente. Resumidamente, a intenção do projeto é satisfazer a curiosidade intrínseca que a criança tem pela ciência, sendo que o objetivo principal é manter essa chama acesa e fomentar para que nos olhos das crianças exista um brilho rumo a uma carreira científica; independente disso, que brilhem os olhos dessas crianças para construir projetos de vida que tenham relação com os cursos e com as carreiras de ensino superior que as universidades promovem.

Ação na Escola Orlando Pérez – São Carlos

Este projeto foi liderado pelo docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Dr. Guilherme Sipahi, os docentes Profs. Drs. Eduardo Bessa e Ana Claudia Kasseboehmer, ambos do IQSC/USP, o Prof. Dr. Herbert Alexandre João (IFSC/USP) na organização, e com o suporte da Drª Tatiana Zanon (IFSC/USP), que colaborou na avaliação dos jovens, planejamento, desenvolvimento das aulas e nas prévias.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

IFSC EM PROL DA SOCIEDADE

“Alfabetização Científica I” – USP de São Carlos combate o negacionismo científico em escolas públicas da periferia

Combater o negacionismo científico e promover a interação com a sociedade em geral por meio de atividades de divulgação científica, envolvendo alunos de graduação da USP de São Carlos num contexto da curricularização da extensão universitária. Esta foi a proposta de atividade extensionista denominada “AEX – Alfabetização Científica I”, financiada pela Pró-Reitoria de Cultura e […]

Sociedade são-carlense visita laboratórios do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP)

No último dia 04 de dezembro o IFSC/USP abriu as portas de seus laboratórios à comunidade, no âmbito da iniciativa denominada “Física Quântica em Ação”, onde jovens alunos dos ensinos fundamental e médio, acompanhados por suas famílias, tiveram a oportunidade de contactar – muitos pela primeira vez – alguns aspectos teóricos e práticos da Física. […]

Novo projeto da Unidade EMBRAPII – IFSC/USP: Inovação na desinfecção e descontaminação de colchões hospitalares

Um novo projeto apoiado pela Unidade EMBRAPII do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) foi testado com sucesso na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos (SCMSC), correspondendo a um equipamento desenvolvido pela empresa “EcoStove”, sediada na cidade de Salto (SP), em colaboração com a fábrica “Relux”, de Ribeirão Pires (SP), para desinfecção e […]

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