NOTÍCIAS

CANCELADO- Colloquium diei de hoje (22/09)

Por motivos de saúde, o palestrante da edição de 22 de setembro do Colloquium diei, Luiz Carlos Moura Miranda, não poderá ministrar a palestra “O Conhecimento como Motor de Desenvolvimento de uma Sociedade”. O Colloquium diei dessa sexta-feira, portanto, está cancelado.

Agradecemos a compreensão de todos!

Comissão do Colóquios IFSC/USP/Assessoria de Comunicação- IFSC/USP

Profs. Sérgio e Yvonne Mascarenhas serão homenageados

No dia 06 de outubro, no Auditório CDCC (Centro de Divulgação Científica e Cultural), a partir das 19h, os Profs. Drs. Sérgio e Yvonne Mascarenhas, decanos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), serão homenageados, durante a comemoração dos sessenta anos de formatura da primeira turma da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP).

Profs. Sérgio e Yvonne Mascarenhas

Em 1956, Sérgio e Yvonne deixaram o Rio de Janeiro rumo à cidade de São Carlos, onde tornaram-se importantes personagens na história do surgimento do IFSC/USP, ainda na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) que, na época, era sediada no atual prédio do CDCC.

Ainda no dia 06, haverá a palestra A mobilização dos são-carlenses para a instalação de uma universidade (1948-1953), a ser ministrada por Marco Antonio Leite Brandão, ex-aluno da EESC/USP e curador dos eventos inseridos na programação dessa comemoração que também promoverá, no dia 05 de outubro, na Sala de Exposições do CDCC, das 19h às 21h, a mostra Armando de Salles Oliveira em São Carlos (1936), com raros registros fotográficos referentes à visita do Dr. Armando de Salles Oliveira, patrono do Centro Acadêmico que homenageia seu nome, ao município de São Carlos.

Nos dias 05, 06 e 07 de outubro, respectivamente, haverá apresentações da Academia do Choro, Gypsy Jazz Manuche e Sarau Parakatuzum, no Bar do Beba, a partir das 19h.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Programa “Ciência às 19 Horas” apresenta palestra no dia 26/09

Já se conhece, com alguma profundidade, materiais que apresentam uma vasta gama de propriedades surpreendentes. Dentro desse conjunto, temos os cristais líquidos que formam as telas de computadores, supercondutores que conduzem eletricidade sem resistências elétricas e superfluidos que escorrem por tubos sem viscosidade e muitos outros. Todos esses exemplos têm uma coisa em comum: só acontecem quando se junta um número muito grande de átomos ou moléculas. Fenômenos que só aparecem quando há um número muito grande de constituintes que são conhecidos como propriedades emergentes.

A pergunta que muitos pesquisadores se fazem é “Como entidades simples, como átomos, podem se juntar e dar origem a fenômenos tão intrigantes e complexos? É possível entender uma propriedade emergente, sabendo-se apenas como dois átomos interagem entre si? Como partir do microscópico e chegar ao macroscópico?”

Este é um pequeno resumo da palestra que ocorrerá no próximo dia 26 de setembro, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), em mais um programa Ciência às 19 Horas, subordinada ao tema A supercondutividade e as propriedades emergentes: porque o todo não é apenas a soma de suas partes .

O palestrante convidado é o Prof. Dr. Eduardo Miranda, do Instituto de Física “Gleb Wataghin”, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que explicará como os físicos agem para entender a complexidade da natureza a partir das leis simples que regem as interações entre elétrons, núcleos, átomos e moléculas. O palestrante usará como guia o fenômeno da superfluidez e o da supercondutividade.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Na Unidade: SIFSC-2017 é destaque entre os dias 18 e 22 de setembro

Começou nesta segunda-feira (18), no prédio dos Laboratórios de Ensino de Física do Instituto de Física de São Carlos (LEF’s/IFSC/USP), a sétima edição da Semana Integrada de Graduação e Pós-Graduação do Instituto de Física de São Carlos – SIFSC-2017, promovendo uma maior interação entre estudantes, pesquisadores e docentes da Unidade.

Durante o evento, se realizam na região do Campus USP São Carlos avaliações de projetos de pesquisa desenvolvidos no Instituto, premiações, exibição do planetário itinerante do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CePOF/FAPESP), mesas-redondas, palestras, minicursos, atividades culturais, workshops, bem como o 25º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). Confira a programação do evento aqui (a programação sofreu alteração no dia 21/09).

A comissão organizadora da SIFSC é integrada por estudantes de graduação e pós-graduação da Unidade, sendo eles: Ana Flávia Silveira de Camargo, Beatriz Saiani Bellini, Bernardo Duarte Rosa, Gabriel dos Santos Araujo Pinto, Gabriela Ruiz, Humberto Ribeiro de Souza, Jader Oliveira Leite Filho, João Gabriel Gonçalves Chiquito, Luana de Souza da Costa, Murilo Franchi, Nicolas André da Costa Morazotti, Rafael Francisco Santiago de Souza, Renato Mariano Rissi, Roberto Furuta, Vicente Mattos e Vitoria Baldan.

O evento ocorre até a próxima sexta-feira, dia 22. Para obter mais informações sobre o evento, confira sua página no Facebook.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

USP promove palestra: “Desenvolvimento de Carreira: Atreva-se!”

O Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP, órgão ligado à Pró-Reitoria de Graduação e dirigido pela Profa. Dra. Tania Casado, realiza no próximo dia 27 de setembro, no Auditório FEA-5 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) localizado na Cidade Universitária (Campus Butantã – SP), entre as 19 e as 21h30, a palestra subordinada ao tema Desenvolvimento de Carreira: Atreva-se!, com a participação da superexecutiva brasileira, Marcia Bolé, Diretora Global de P&D da Reckitt Benckiser.

O número de vagas disponíveis para este evento é de 300, sendo que o prazo de inscrição se encerra às 23h59 do dia 26 de setembro do corrente ano, ou até se esgotarem a citadas vagas.

A participação no evento é gratuita e serão emitidos certificados.

Em caso de dúvida, ligue para o Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP pelo telefone: (11) 2648-0991, ou envie e-mail para carreiras@usp.br.

Para se inscrever neste evento, clique AQUI.

*Atenção: os inscritos que não comparecerem a esta palestra, somente poderão ser incluídos em outro evento do Escritório após o prazo de seis meses.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Em parceria com IFSC: aluna de Inglaterra conclui seu mestrado

Em julho de 2016, Anshu Thapa, então aluna de mestrado regularmente matriculada na Universidade de Bath (Reino Unido), se integrou ao Grupo de Polímeros “Prof. Bernhard Gross” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), onde passou seis meses desenvolvendo parte de seu mestrado.

Segundo o Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, docente do citado Grupo, que orientou a aluna no IFSC, Anshu foi a primeira estudante de mestrado da Universidade de Bath a desenvolver parte de seu projeto no Grupo de Polímeros.

Defendido e aprovado na universidade britânica, o projeto de pesquisa de Anshu visou ao desenvolvimento de um dispositivo eletrônico (biossensor) dedicado à detecção da CA19-9, uma proteína que, em alta quantidade no corpo humano, pode indicar o diagnóstico positivo de câncer de pâncreas ou pancreatite (inflamação).

Localizado no abdômen, o pâncreas produz enzimas responsáveis pela digestão de alimentos, e hormônios, como a insulina, que atua no armazenamento da glicose (açúcar) em células. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pâncreas atinge principalmente indivíduos com sessenta anos de idade ou mais, sendo uma doença de difícil detecção e responsável por uma alta taxa de mortalidade, em razão do diagnóstico tardio e de seu “comportamento agressivo”.

O biossensor desenvolvido em parceria com o IFSC é composto por uma camada extremamente fina de eletrodo de ouro, sobre a qual existem outras camadas igualmente finas de polietilenoimina (polímero), nanotubos de carbono e anticorpos que reconhecem as proteínas CA19-9.

Novais explica que, em cerca de oito minutos, a interação entre os anticorpos e essas proteínas gera um sinal elétrico, cuja intensidade é amplificada pelos nanotubos de carbono, sendo medida pelo eletrodo de ouro. O polímero, por sua vez, ajuda a “ancorar” os anticorpos no dispositivo, de modo que sua estrutura se encaixe na das proteínas, reconhecendo-as. Em seguida, os resultados das medidas elétricas são analisados com técnicas computacionais.

No IFSC/USP, os testes foram executados com amostras sanguíneas de pacientes com câncer de pâncreas fornecidas pelo Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular (CPOM) do Hospital de Câncer de Barretos, com aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa deste Hospital.

Anshu e os pesquisadores do IFSC, que também trabalharam em parceria com o Departamento de Ciências Naturais de Sundsvall (Suécia), divulgaram os resultados dessa pesquisa na ACS Applied Materials & Interfaces, relatando o sucesso na distinção das amostras que tinham baixos e altos níveis de CA19-9. Para Novais, isso permite vislumbrar que o dispositivo e sua metodologia sejam aplicados em sistemas de diagnóstico portáteis e de baixo custo.

Responsável pelo desenvolvimento de outros protótipos, o Grupo de Polímeros do Instituto vem desenvolvendo novos sistemas de detecção de outros tipos de câncer, como os de cabeça, pescoço, mama e próstata.

O docente diz que a parceria entre o IFSC e a Universidade de Bath é antiga, tendo origem nos programas de estágios de verão e inverno do IFSC/USP. Atualmente, o programa de estágios de verão tem recebido alunos estrangeiros em final da graduação para que realizem seus estágios nos laboratórios de pesquisa do Instituto.

(Créditos da imagem destacada na página principal: Universidade de Bath)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

ACONTECEU NO IFSC

Células com HIV são combatidas por proteína presente na flora brasileira

A Pulchellina, uma proteína originária de Abrus pulchellus tenuiflorus – planta existente na flora brasileira -, foi capaz de combater células infectadas com o Vírus da Imunodeficiência Humana (human immunodeficiency virus – HIV), após ter sido conjugada à ação de anticorpos* usados especificamente na detecção do vírus. Dados divulgados pelo Departamento de HIV da Organização Mundial […]

Relatório da CAPES demonstra excelência na pós-graduação do IFSC

Ainda relativo à nota máxima (7) atribuída pela CAPES ao Programa de Pós-Graduação em Física (mestrado e doutorado) do IFSC/USP, saliente-se o relatório da CAPES (Ficha de Avaliação), em sua especialidade e abrangência, elaborado pelo Presidente da Comissão de Pós-Graduação de nossa Unidade, Prof. Dr. Valmor Roberto Mastelaro, podendo-se constatar a atribuição de nota máxima […]

O papel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC/USP)

É em um prédio construído em 1902 pela Società Dante Alighieri, no centro da cidade de São Carlos, que está sediado o Centro de Divulgação Científica e Cultural, o CDCC, uma instituição cuja origem remonta ao ano de 1985, quando o citado edifício foi adquirido pela Universidade de São Paulo. Em atividade até hoje, o […]

NOTÍCIAS

CANCELADO- Colloquium diei de hoje (22/09)

Por motivos de saúde, o palestrante da edição de 22 de setembro do Colloquium diei, Luiz Carlos Moura Miranda, não poderá ministrar a palestra “O Conhecimento como Motor de Desenvolvimento de uma Sociedade”. O Colloquium diei dessa sexta-feira, portanto, está cancelado. Agradecemos a compreensão de todos! Comissão do Colóquios IFSC/USP/Assessoria de Comunicação- IFSC/USP

Profs. Sérgio e Yvonne Mascarenhas serão homenageados

No dia 06 de outubro, no Auditório CDCC (Centro de Divulgação Científica e Cultural), a partir das 19h, os Profs. Drs. Sérgio e Yvonne Mascarenhas, decanos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), serão homenageados, durante a comemoração dos sessenta anos de formatura da primeira turma da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). […]

Programa “Ciência às 19 Horas” apresenta palestra no dia 26/09

Já se conhece, com alguma profundidade, materiais que apresentam uma vasta gama de propriedades surpreendentes. Dentro desse conjunto, temos os cristais líquidos que formam as telas de computadores, supercondutores que conduzem eletricidade sem resistências elétricas e superfluidos que escorrem por tubos sem viscosidade e muitos outros. Todos esses exemplos têm uma coisa em comum: só […]

ACONTECEU NO IFSC

Células com HIV são combatidas por proteína presente na flora brasileira

A Pulchellina, uma proteína originária de Abrus pulchellus tenuiflorus – planta existente na flora brasileira -, foi capaz de combater células infectadas com o Vírus da Imunodeficiência Humana (human immunodeficiency virus – HIV), após ter sido conjugada à ação de anticorpos* usados especificamente na detecção do vírus. Dados divulgados pelo Departamento de HIV da Organização Mundial […]

Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..