25 de novembro de 2019

Doutoranda do IFSC/USP fala sobre produção de hidrogênio combustível

Subordinado ao tema “Desenvolvimento e otimização de fotoanodos de BiVO4 aplicados à  fotossíntese artificial para produção de hidrogênio combustível”, o Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas do IFSC/USP (NaCA), realizou no dia 22 do corrente mês mais um seminário, sob a responsabilidade da Doutoranda em Física Aplicada de nosso Instituto, Andressa dos Santos Corrêa, que mostrou seu trabalho nessa área.

Em sua apresentação, Andressa sublinhou como a fotossíntese artificial é uma metodologia cuja eficácia para geração de  hidrogênio combustível tem sido experimentalmente comprovada e aprimorada desde sua descoberta, por Fujishima & Honda, em 1972. Essa metodologia consiste na utilização de um material semicondutor com características específicas, para o

qual a luz solar fornece energia para o processo de quebra da molécula da água, gerando hidrogênio e oxigênio. O BiVO4 é um semicondutor que possui características promissoras para a aplicação em reações fotossintéticas. São elas o band gap adequado (2,4 eV), uma vez que o mínimo seria 1,23 eV, além da fotocorrente teórica de 7,5 mA/cm². Entretanto, o alcance desse valor ainda não foi atingido ou relatado na literatura, devido a defeitos estruturais e de transporte de cargas no material.

Andressa enfatizou que ainda existem muitos aspectos a serem explorados para reduzir a recombinação de cargas, corrigir defeitos estruturais e assim melhorar o desempenho desse material como fotocatalisador. Neste seu trabalho, a doutoranda do IFSC/USP propôs a produção e otimização de fotoeletrodos de BiVO4, por meio do método dos precursores poliméricos e deposição por spin coating. Uma das principais

vantagens dessa associação entre esses métodos é o baixo custo para produção dos fotoânodos pela independência de equipamentos mais complexos exigidos por métodos como o sputtering. Para produção da resina precursora de qualquer óxido por esta metodologia, são necessários compostos solúveis em água para prover os íons necessários, além de um agente complexante e um polimerizador, os quais são reagentes de fácil acesso. Como resultados iniciais, Andressa obteve valores de fotocorrente consideráveis em comparação aos já descritos na literatura para fotoânodos deste material.