28 de setembro de 2018

Início da VIII SIFSC e XIII SELIC

Iniciou-se nesta segunda-feira (24/09) aquela que é considerada a grande festa conjunta dos alunos do IFSC/USP: a VIII Semana Integrada da Graduação e Pós-Graduação do Instituto de Física de São Carlos (SIFSC) e a XIII Semana da Licenciatura em Ciências Exatas (SELIC), que se prolongará até dia 28 e cujo objetivo é a integração de ações e trabalhos desenvolvidos pelos alunos de graduação e de pós-graduação de todos os cursos do Instituto de Física de São Carlos.

A abertura do evento aconteceu no final da tarde, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” e foi feita pelo diretor da Unidade, Prof. Dr. Vanderlei Bagnato que, na circunstância, elogiou a comissão organizadora pela qualidade da programação que irá ocorrer nos próximos dias, tendo salientado os objetivos do evento “Quando se tem a oportunidade de ter um conjunto de cursos como os do IFSC/USP, é sempre difícil poder tomar conta deles ao mesmo tempo e ter uma abrangência simultânea de todas as atividades que são de interesse dos alunos, e este evento é exatamente onde se podem realizar atividades que irão complementar aquilo que os alunos recém regularmente de nossa Instituição, nomeadamente promovendo um maior intercâmbio e troca de ideias entre todos”. Para Bagnato, – e tal como salientou em sua cerimônia de posse “(…) as melhores coisas que ficam do nosso caminho universitário são os amigos que você deixa, os relacionamentos que você conquista. Então, é difícil criar esse ambiente contínuo de interação, sendo que este evento serve exatamente para isso, onde as aulas são suspensas para facultar essas oportunidades e para que flua a interação acadêmica, onde certamente as discussões sobre trabalhos científicos irão ocupar um lugar de destaque (…)”.

O diretor do IFSC/USP também sublinhou o quanto a diretoria do Instituto se empenhou para que nada faltasse à organização do evento, até porque, segundo o orador, não faria sentido não fornecer aos alunos da comissão organizadora todas as condições para atingir sucesso: “Vocês, alunos, são a nossa melhor matéria-prima e vocês têm que ser o nosso melhor produto. Por isso, nossa confiança em seu trabalho, desejando que esta semana esteja ao nível daquilo que é o nosso Instituto e do que vocês todos representam”.

Inauguração “Espaço 24 Horas” e “Open Coffee” com o Prof. Adriano Andricopulo

Na sequência da abertura da VIII SIFSC e XIII SELIC, realizou-se na Biblioteca de nossa Unidade a inauguração do denominado “Espaço 24 Horas”, uma ampla área devidamente equipada e dedicada a todos quantos necessitem estudar fora das horas normais de expediente. Essa inauguração contou com a realização de um “Open Coffee” com a participação do docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Adriano Andricopulo, que perante largas dezenas de alunos abordou o tema Corte de verbas para ciência e tecnologia: que futuro nos aguarda?, onde explicou a situação atual nas áreas da educação, ciência e tecnologia, inclusive mostrando documentos recentes elaborados pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que explanam exatamente o quanto o governo cortou nos investimentos. “Tudo isso serviu para retratar a realidade e alertar os nossos estudantes para a situação atual, que deverá ser urgentemente revertida”, sublinhou Andricopulo.

Palestra com Prof. Glaucius Oliva

Coube ao Prof. Glaucius Oliva encerrar este primeiro dia da SIFSC/SELIC, apresentando a palestra Desafios e oportunidades para o futuro da Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil.
Este é um evento anual promovido pelo IFSC/USP, que proporciona um contato muito próximo e uma grande interação entre os alunos de graduação e de pós-graduação do IFSC/USP, no sentido de melhor compreenderem o que cada um faz em sua área de pesquisa e, inevitavelmente, o quanto o Instituto congrega em novas e promissoras pesquisas que ocorrem em seus laboratórios. Sem dúvida um grande evento, já que os alunos de graduação poderão se inspirar naquilo que está sendo desenvolvido pelos seus colegas de pós-graduação, e vice-versa, colocando seus trabalhos científicos em destaque para apreciação de todos.

Confira abaixo a programação deste evento.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP