15 de julho de 2015

Delegação alemã visita o IFSC/USP

Na tarde do dia 13 de julho, pelas 14h30, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebeu a visita de uma delegação de membros de várias instituições alemãs, com o intuito de conhecer e talvez estabelecer possíveis parcerias com a Unidade.

PUBLICO300A delegação foi constituída por: Dra. Martina Schulze (Diretora do Centro Alemão de Ciência e Inovação – DWIH-SP e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD), Marcio Weichert (Coordenador do DWIH-SP), Nora Jacobs (DWIH-SP), Francine Camelin (DAAD), Dra. Kathrin Winkler (Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa – DFG), Laura Redondo (DFG), Prof. Dr. Christoph Käppler (Universitätsallianz Ruhr), Sören Metz (TU Münster), Sabine Heinle (Baden-Württembergisches Brasilien-Zentrum), Claudia Manca (Universität Hohenheim), Prof. Dr. Philipp Pohlenz (OVGU Magdeburg) e Dra. Irma de Melo-Reiners (Baylat).

Os visitantes foram recepcionados pelo HELMUT250Prof. Dr. Hellmut Eckert, docente do Grupo de Ressonância Magnética do IFSC/USP, que participou de uma reunião com os membros, tendo posteriormente acompanhado os mesmos em uma visita ao Instituto, que incluiu os laboratórios dos Grupos de Ressonância Magnética, Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos e de Óptica. Para o docente do IFSC/USP, o encontro serviu para fortalecer ainda mais as conexões da Unidade com as diversas instituições alemãs, o que poderá se refletir em parcerias com foco em pesquisa, ensino e extensão. “Recebemos representantes de instituições importantes. As possíveis parcerias deverão ter maior peso em pesquisas nas mais diversas áreas, tanto na área de exatas, quanto de humanas”, disse o docente.

MARTINA250A Dra. Martina Schulze, do DWIH-SP e do DAAD , destacou a relação próxima do Prof. Eckert com os pesquisadores alemães, o que tem permitido estabelecer novas cooperações. “Através do DAAD, nós temos diversas parcerias com outras universidades. Como o Prof. Hellmut já desenvolveu trabalhos com colegas alemães, nosso intuito agora é fomentar essas colaborações”, pontuou ela.

O DWIH-SP, ou Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo, foi criado em 2009 pelo Ministério das Relações Externas da Alemanha, juntamente com o Ministério da Educação e Pesquisa – BMBF, também daquele país, com a finalidade de fortalecer a visibilidade da Alemanha no Brasil que, como é do conhecimento público, é um país extraordinariamente desenvolvido nas áreas científica e tecnológica. Além disso, o DWIH-SP visa ao desenvolvimento de intercâmbios entre instituições de ambos os países. Já o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD coordena programas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros, promovendo, no nosso país, as mais importantes universidades alemãs, a partir de palestras e participações em eventos científicos.