13 de julho de 2015

Pesquisador destaca as aplicações das Ressonâncias de Fano

Através do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Dr. Tiago José Arruda, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), apresentou a palestra Ressonâncias de Fano no espalhamento de luz por nanopartículas e aplicações em plasmônica metamateriais, na sala de seminários do citado grupo (sala 59), na tarde do dia 13 de julho.

A ressonância de Fano, descoberta no ramo da física atômica por Ugo Fano, é uma característica marcante de sistemas quânticos abertos. Sendo um fenômeno de interferência, essa ressonância também se manifesta em óptica clássica e pode ser descrita dentro do formalismo de Lorenz-Mie. Com os avanços técnicos na engenharia de nanoestruturas plasmônicas e metamateriais, o “efeito Fano” tem se tornado uma importante ferramenta para o controle das interações dos modos eletromagnéticos, no espalhamento de luz por nanopartículas.

TIAGO_JOS_ARRUDA_350Graças ao perfil assimétrico da ressonância de Fano, que possui um pico de ressonância muito próximo espectralmente de uma antirressonância, sistemas exibindo o efeito Fano são altamente sensíveis ao ambiente dielétrico local. De fato, a interferência entre os modos reemitidos pelo centro espalhador no dielétrico circundante pode dar origem, tanto ao aumento de intensidade do campo eletromagnético próximo, quanto à sua supressão ressonante. Neste âmbito, em seu seminário, Tiago Arruda abordou algumas das modernas aplicações envolvendo ressonâncias de Fano em plasmônica, bem como alguns resultados teóricos sobre o citado tema, que foram analisados recentemente pelo pesquisador.

Tiago Arruda tem bacharelado em Física Médica, além de Mestrado e Doutorado em Física Aplicada à Medicina e Biologia, pela FFCLRP/USP. O pesquisador atua nas áreas de Óptica, Física Matemática e Física da Matéria Condensada, com interesse em aplicações em campos tecnológicos, tais como em nanoplasmônica e metamateriais.